Domingo, 21 de janeiro de 2024 - 06h05
Há
muitos brasileiros injustiçados no 8 de Janeiro. Entre eles, um rondoniense em
especial. William Ferreira, conhecido como “O Homem do Tempo” entre nós, por
seu trabalho de longo dos anos para sites (principalmente um dos principais do
Estado, o Rondoniaovivo) e redes sociais, está preso há onze meses. Preso numa
operação policial logo após os eventos de vandalismo, que o governo Lula e o
STF transformaram em tentatIva de golpe de Estado, embora não tenha sido
disparado um só tiro e nem se registrado uma só vítima, William é um preso,
como tantos outros, é um preso sem acusação formal. Sua família também foi
condenada, já que seu soldo como aposentado da Polícia Militar está
interditado, também não se sabe exatamente o motivo, desde que ele foi preso.
Mais que isso: detido no quartel da PM, William está doente e inclusive corre
risco de morte. Os pedidos para que responda aos crimes que ele não sabe quais
são em liberdade, têm sido negados pelo ministro Alexandre de Moraes, aquele mesmo
que já imputou penas de 14 anos de prisão a senhoras e homens com passado
ilibado, mas que estavam nas manifestações de destruição em Brasília. Dias
atrás, a deputada federal Cristiane Lopes fez um pedido formal ao STF, para a
soltura de William. Obviamente não foi atendida, porque nada mudou na situação
dele como prisioneiro. Seu advogado tem alertado ao Supremo sobre o frágil
estado de saúde de seu cliente e o risco de vida que ele corre. Nesta sexta,
Wiliam teve que ser internado às pressas, porque está cada vez pior de saúde. O
8 de janeiro fez, até agora, só uma vítima: Cleriston Pereira da Cunha, que
faleceu durante um banho de sol na Papuda, muitos dias depois da Procuradoria
ter pedido sua libertação, exatamente porque cria risco de vida. Wiliam, o
Homem do Tempo, está trilhando o mesmo perigoso e mortal caminho.
Willian
chegou a ter alguma popularidade em Porto Velho, principalmente. Chegou a
concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas ficou longe de se
eleger. No 8 de janeiro, estava em Brasília e relata que apenas fez a cobertura
jornalística do evento que foi transformado num acontecimento grave, a tal
ponto de tentar colocar todos os presentes na Capital Federal naquele dia como
criminosos. Dos mais de 1.400 que foram presos, restam ainda algumas dezenas na
cadeia. William, que ainda não sabe quais os crimes que cometeu, para poder se
defender, é um deles. E corre risco de morte!
POLICIAIS TIRAM
DINHEIRO DO PRÓPRIO BOLSO PARA IMPRIMIR PANFLETOS PEDINDO QUE POPULAÇÃO
DENUNCIE BANDIDOS
Um
helicóptero circulava sobre os prédios do conjunto habitacional popular Morar
Melhor, apenas um dos que, junto com vários outros, na Capital, estão sob o
domínio do medo. São áreas controladas por bandidos de diferentes facções, que
tomaram a população como refém e praticam os mais temidos atos, inclusive
matando quem os contrariam. No helicóptero, um PM jogava pequenos e poucos
panfletos, pedindo que os moradores
denunciem criminosos, ligando para o 190. A ação teve algumas nuances cheias de
criatividade e um exemplo de cidadania, dada pelos próprios policiais, que
executaram a ação. Eles tiraram dinheiro do próprio bolso, para imprimir uma
centena de panfletos, que seriam jogados sobre os prédios e, obviamente, seriam
recolhidos pelos moradores. A tática assustou alguns membros das facções, que
tentaram escapar, mas foram pegos nas barreiras. Pelo menos três deles foram
pegos, além da apreensão das armas, incluindo um fuzil AK 47. A utilização dos
panfletos jogados via aérea, aconteceu depois que os bandidos usaram as redes
sociais para ameaçar moradores que dessem qualquer informação à polícia, sobre
eles. Nessa semana, a estrutura de segurança pública, comandada pelo Coronel
Vital, conseguiu resultados bastante positivos contra o crime. Agora, só falta
mudar as leis de proteção aos bandidos, que os coloca nas ruas pouco tempo
depois, mesmo alguns sendo presos terceira ou quarta vez.
UMA REUNIÃO DE ALTO
NÍVEL SOBRE O ASFALTO NA BR 319, PARA MARCAR UMA NOVA REUNIÃO PARA DISCUTIR O ASFALTO NA BR
319
Se
alguém disser que Rondônia não foi prestigiada, estará cometendo grande injustiça.
Personalidades do primeiro time do Ministério dos Transportes e do Dnit
nacional, vieram em peso para reunião com lideranças locais, na sede do órgão, em
Porto Velho, para discutir a questão do asfaltamento da BR 319. Os
representantes do governo federal foram extremamente atenciosos, excelentes
ouvintes, aceitando tranquilamente até comentários um pouco mais duros dos
rondonienses, explanaram os planos sobre o futuro da rodovia com competência e
entusiasmo. Um encontro que durou horas, com resultados bastante satisfatórios.
Então onde está o furo? Ora, está no remédio: a empurroterapia. Ou seja, tudo
vai dar certo, tudo vai funcionar um dia, todos seremos felizes e andaremos de mãos
dadas, comemorando o asfalto na BR 319, mas, claro, não agora. Quem sabe um
dia? A ironia cabe, na medida em que, dentro do governo, forças poderosas,
lideradas pela ministra Marina Silva, estão aliadas às ONGs internacionais,
para impedir que a BR seja realmente reasfaltada, como a população de toda a Amazônia
espera há décadas. O que ocorreu em Porto Velho foi uma reunião para marcar
nova reunião, quando então será agendada uma pauta para a agenda de uma...nova
reunião. Há, contudo, muitos otimistas que acham que agora as coisas vão andar
e o asfalto vai mesmo chegar. Tomara que eles estejam certos!
FIM DO RALLY NO PEQUENO
TRECHO ANTES DESTRUÍDO DA BR 364, EM ITAPUÃ. OBRA DEFINITIVA ESTÁ NA RETA FINAL
Enquanto
a situação da BR 319 depende da política ambientalista e dos grandes interesses
internacionais, no que depende apenas do Dnit local, as notícias são bastante
positivas. Uma das obras em rodovias mais esperadas dos últimos anos, pelo que
representou de ruim para o Estado, entra na reta final e com solução
definitiva. Trata-se dos acesos - trecho de entrada e saída - de Itapuã do
Oeste. Ali, motoristas dos pesados caminhões e de todos os tipos de veículos,
tinham que enfrentar um verdadeiro rally, para enfrentar pedaços destruídos da
BR 364, muitos deles engolidos pelo barro no inverno amazônico ou pela poeira
do verão. Durante vários anos, houve uma série de tentativas de resolver o
problema, mas, é óbvio, isso nunca aconteceu, apesar da gastança e dos esforços
despendidos. Quem atravessava a cidade, saía dela com a pior das impressões
viesse na direção de Porto Velho ou se dirigisse para o centro do Estado ou o
extremo sul. Agora, a história é outra. A própria equipe do Dnit, sob
responsabilidade do engenheiro Emanuel Nery, designado para a missão pelo
superintendente André Lima, acompanha cada passo da obra praticamente todos os
dias. Está sendo um serviço muito pesado, com grande movimentação d terra e muita
drenagem. Parte do novo asfalto já foi colocado e em breve tudo estará
concluído, para nunca mais se repetir as cenas dantescas de motoristas
desesperados, lutando para ultrapassarem as barreiras de um pequeno trecho da
BR 364. Isso, em breve, vai ficar no passado.
CHRISÓSTOMO, MAIS UM
QUE AVISA QUE ESTARÁ NA BRIGA PELA PREFEITURA DE PORTO VELHO, EM OUTUBRO
Mais
um! O Coronel Chrisóstomo está avisando: “me incluam dentro dessa lista!”. O
deputado federal do PL, reeleito, está colocando seu nome no extenso pacote dos
que pretendem disputar a cadeira de Hildon Chaves, na eleição de outubro
próximo. Diz o Google sobre ele: “Chrisóstomo de Moura, também conhecido como Coronel
Chrisóstomo, é um político e militar brasileiro, filiado ao Partido Liberal. Nas
eleições de 2018, foi eleito deputado federal pelo estado de Rondônia com
28.344 votos “. Mesmo com
uma votação menor em 2022 (24.406 votos) ele conseguiu a reeleição, sendo o
quinto mais apoiado pelos eleitores, entre os oito que compõem a bancada federal.
Chrisóstomo se soma a naus de uma dezena de políticos, homens e mulheres, que
também estão na condição de pré-candidatos. Já estão na lista Mariana Carvalho,
Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Léo Moraes, Williames Pimentel, Mauro Nazif,
Vinicius Miguel, Fátima Cleide, Dra. Flávia Lenzi, Breno Mendes e Pimenta de
Rondônia. Obviamente que poderão surgir outros pretendentes, assim como no
andamento das conversações políticas e as tradicionais depurações, a relação
final ficará emagrecida. Por volta do final de março, se saberá com mais
certeza quem vai e quem não vai estar na disputa.
DISPUTA PELAS 23
CADEIRAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO VELHO EM OUTUBRO, PODE TER MAIS SE 300
CANDIDATOS
Enquanto
se fala muito mais na eleição para Prefeito, haverá outra disputa, também muito
acirrada e muito mais concorrida, com um número que pode bater nos 300
pretendentes, todos querendo ocupar uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal de
Porto Velho. Serão a partir da posse deles, em janeiro de 2025, duas vagas a
mais do que as atuais 21 cadeiras. Atualmente, a Câmara é composta por Márcio
Pacele (atual presidente), Edwilson Negreiros (ex-presidente), dois dos nomes
mais quentes na busca de mais um mandato. Na longa nominata, há outros com
chances reais de se manterem em suas cadeiras. É mais que um palpite, mas uma
possibilidade real, pelo resultado do trabalho feito e pelo espaço que ocuparam
na mídia, nos últimos anos, além de nichos importantes do eleitorado municipal.
São eles: Elis Regina, Aleks Palitot, Macário Barros, Everaldo Fogaça e dr,
Gilbert, mas claro, destacaram-se também personagens como Márcia Socorrista,
Marcelo Reis e Márcio Oliveira. Os demais vereadores atuais também estão na
parada, querendo se manter no legislativo municipal ou até alavancar suas
carreiras na política, vislumbrando novos horizontes. No caminho deles, pelo
menos duas centenas de meia de novatos e nomes conhecidos, querendo tomar-lhes
a cadeira. Como sempre, na hora do resultado final, aparecerão algumas
surpresas, com a eleição de um ou dois personagens que poucos acreditavam que
chegariam à vitória.
INVESTIMENTOS SUPERAM OS
40 MILHÕES DE REAIS, EM 34 OBRAS QUE ANDAM SIMULTANEAMENTE EM TODAS AS REGIÕES
DO ESTADO
Hospital
de Guajará Mirim andando dentro do novo cronograma de obras. A nova e
definitiva ponte sobre o rio Jamari, ligando Alto Parecis à BR 364, prestes a
ser inaugurada e inclusive já está permitindo a travessia provisoriamente, de
motos e pequenos veículos. Os primeiros 70 quilômetros de asfalto da Estrada do
Boi, que encurtará em 100 quilômetros a distância do Cone Sul do Estado à
região da Capital, entrando na reta final. As obras do Hospital de Urgência e
Emergência, o Heuro, (esta terceirizada) recomeçando em Porto Velho. Tudo isso
faz parte de um pacote de 34 obras, que estão andando simultaneamente, algumas
na fase inicial, outras mais adiantadas e outras praticamente prontas e que são
realizadas pelo Governo do Estado em Rondônia. No total, o investimento supera
40 milhões de reais. O governador Marcos Rocha, que assumiu o comando depois de
um curto período de férias, tem destacado o grande volume de investimentos que
o Estado tem feito em todas as regiões do Estado e em todos os municípios. Muitas
destas obras fazem parte do programa “Governo na Cidade”, em parceria com as
Prefeituras, com os recursos vindos dos cofres estaduais e também através de
emendas dos parlamentares. Rocha destaca que os programas de mais obras serão
ampliados neste ano, assim como pesados investimentos em todas as áreas que
representem desenvolvimento para Rondônia.
CACOAL É UMA DAS 80
CIDADES BRASILEIRAS QUE CONSEGUIRAM IMPLANTAR A TARIFA ZERO NO TRANPORTE
COLETIVO
Cacoal é a
única cidade rondoniense onde o transporte público é gratuito. Ela se soma a
cerca de outras 80 entre as 5.570 Prefeituras brasileiras que conseguem bancar
este serviço, com custo zero para o usuário.
O prefeito Adailton Fúria implementou um período de experiência
principalmente na área mais central, mas o experimento deu certo e agora o
serviço de ônibus com tarifa zero já se estendeu para dez bairros da cidade. Em Cacoal, os ônibus
são circulares, equipados com acessibilidade, ar-condicionado e design específico
para a eficiência no trânsito urbano. Novos coletivos foram entregues num
evento comandado por Fúria, mas com a participação efetiva do deputado estadual
Cássio Gois, que era o vice-prefeito da cidade e saltou do cargo para uma
cadeira na Assembleia Legislativa. Gois, aliás, tem sido um apoiador importante
do seu ex-parceiro de comando na Prefeitura, investindo pesados recursos de
suas emendas para obras e serviços aos cacoalenses. Desde o início do projeto,
foi parceiro importante da implantação do serviço de tarifa zero para o
transporte coletivo da sua cidade. Segundo o deputado, “a Capital do Café vai
na contramão das tarifas do transporte público praticadas pelo Brasil, que se
tornou oneroso, especialmente para quem depende de salário mínimo, chegando a
comprometer até 20 por cento do rendimento de quem ganha menos no nosso país!”
Como não há nada de graça, obviamente o custo da tarifa zero será bancado pelo
contribuinte.
DALLAGNOL
VOLTA A DISPUTAR UMA ELEIÇÃO, CASO O TSE NÃO ENCONTRE UMA FORMA DE IMPEDIR QUE
ELE CONCORRA EM CURITIBA
Com
seus direitos políticos mantidos (embora, no atual momento de insegurança
jurídica, isso possa mudar por alguma futura decisão dos ministros do TSE) o
ex-procurador da Lava Jato, transformado em vilão por seus então companheiros
procuradores e pelo tribunal superior que comanda as eleições no país, vai
voltar às urnas. No Partido Novo, sigla entre as que fazem mais forte oposição ao
atual governo socialista do Brasil, Daltan Dallagnol foi escolhido como
pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, em outubro próximo. Obviamente que as
mesmas forças que se mobilizaram para que seu mandato, conquistado nas urnas,
fosse cassado, como deputado federal, não vão poupar esforços para impedir que
ele entre na disputa. Com votação recorde para deputado federal no Paraná (foi
o campeão das urnas, com apoio de 344.917 votos) Dallagnol surge como o
principal nome para a corrida eleitoral, embora o atual prefeito, Rafael Greca,
possa concorrer a um segundo mandato e, ainda, haja a presidente do PT, Gleisi
Hoffmann, nome forte da esquerda, que poderá entrar na corrida. Grande parte do
eleitorado curitibano, que também votou em peso no ex-comandante da Lava Jato,
certamente não concordou com a cassação como ela ocorreu, inclusive em tempo
recorde e tende a apoiar novamente o
ex-deputado. Desde que, é claro, o TSE não encontre alguma forma de impedir que
ele esteja na disputa!
PERGUNTINHA
Na sua opinião, qual dessas é a maior e mais importante
obra, entre as que que estão sendo construídas em Rondônia: o futuro Heuro, o
conserto definitivo da BR 364 em Itapuã, o hospital de Guajará Mirim ou o
asfaltamento da Rldovua so Bli?
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor