Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A bruxa está solta e dando voos rasantes com sua vassoura em Porto Velho


A bruxa está solta e dando voos rasantes com sua vassoura em Porto Velho - Gente de Opinião

Passado e futuro

Milhares de estudos sobre os mais diversos aspectos da Amazônia estão em desenvolvimento. Embora muitos coincidam em intenção, mesmo variando de método, são tão variados, que seria impossível definir com exatidão quais são seus interesses mais gerais e traços em comum mais repetidos e destacados.

Por estudos mais recentes anunciados se nota que em geral eles se repartem entre os que buscam criar novos produtos e os que mergulham no passado para definir modelos funcionais e disfuncionais, de modo a valorizar os primeiros e descartar ou ao menos restringir os últimos. Em resumo, de um lado pesquisas que se propõem antecipar o futuro e de outro a compreender o passado. Quem não pensa no futuro se arrisca a manter padrões ultrapassados e quem ignora o passado se arrisca a repeti-lo como farsa ou tragédia, segundo a lição do filósofo Hegel.

De olho no passado, com base em Chico Mendes (“a floresta em pé vale mais do que derrubada”), sobressaiu em todos os fóruns o conceito de bioeconomia e a pergunta a ser respondida pelos pesquisadores é: qual é esse valor e como ele pode chegar a servir aos interesses do povo brasileiro e não só dos eternos piratas que sugam nossa biodiversidade? De olho no futuro, em declaração digna do saudoso Mendes, o climatologista Carlos Nobre afirmou: “Passei toda a minha carreira apontando os problemas, agora quero buscar as soluções”. Que elas venham!

...........................................................................................

A estruturação

Já devidamente diplomado, o prefeito eleito na eleição suplementar de Vilhena Flori Cordeiro Filho (Podemos) afirma que seu objetivo é reorganizar a casa, destroçada nas últimas gestões, com a predominância de prefeitos cassados desde os primórdios do Cone Sul. De fato, Vilhena deve ser a campeã de prefeitos cassados e com problemas na justiça, casos de Marcos Donadon, Zé Rover (cumprindo pena no presidio local) e mais recentemente, sendo afastado Eduardo Japonês. Lembrando que anteriormente Rosani Donadon também foi afastada do mandato na época beneficiando Japonês.

Caçador de corruptos

Pela sua trajetória honrada e de firmeza na Policia Federal, onde como delegado já capturou vários prefeitos e políticos corruptos, Vilhena finalmente terá uma gestão honesta e transparente a partir da posse de Flori Cordeiro. Mas como Vilhena é um município muito dividido politicamente, o alcaide que assume em janeiro vai precisar de muito diálogo com as forças políticas locais para refrear o apetite de leão dos veadores por cargos, indicando parentes e apaniguados para funções polpudas. Criar uma mentalidade voltada a moral e aos bons costumes na política local é um baita desafio.

Bruxa solta

A bruxa está solta e dando voos rasantes com sua vassoura em Porto Velho. Roubos de veículos, pessoas desaparecidas, feminicídios aumentando geometricamente, facções criminosas executando os rivais nos embates pelo controle da distribuição de drogas e nas últimas semanas nem regiões nobres como as cercanias do Centro Político Administrativo e do Shopping Center de Porto Velho tem sido poupadas pelos bandidos. Com a criminalidade à solta, a população deve ter cuidado neste final de ano nas compras de Natal. Tem ladrões à espreita para todo lado.

Na oposição

Rondônia pode enfrentar problemas na captação de recursos no próximo governo federal, de Lula. Terá dois senadores fanáticos pelo bolsonarismo, que são Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná) e Jayme Bagatolli (PL-Vilhena). Não bastasse, o próprio governador Marcos Rocha é bolsonarista, o prefeito de Porto Velho é bolsonarista, a maioria da bancada federal e da bancada da Assembleia Legislativa foi eleita nas costas do bolsonarismo. Por conseguinte, Rondônia ficará na oposição, e como se sabe, a oposição sempre é tratada a pão e água pelos governantes de partidos distintos.

Os exemplos

Rondônia tem bons exemplos de governos estaduais que sufocaram prefeitos de outros partidos ou considerados adversários principalmente em Porto Velho. Na capital, Tomás Correia e José Guedes forma asfixiados por governadores.  Carlinhos Camurça e Roberto Sobrinho também penaram nas mãos de Ivo Cassol e assim por diante. Ter prefeitos, governadores e bancada federal contra o governo da União é um terrível mal negócio ainda mais numa polarização raivosa que foi estabelecida em Rondônia. Acre e Amazonas estão mais abertas ao diálogo e a conciliação com a turma de Lula.

Via Direta

*** Mesmo com o PL  e parte dos partidos bolsonaristas na oposição, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva terá uma base governista confortável com as recentes adesões adquiridas através de acordos costurados pela sua articulação política no Congresso *** Uma base de sustentação de centro-direita, com forte influência dos banqueiros e do agronegócio é o que se vislumbra na gestão  do presidente petista *** As chuvas estão atrapalhando as obras de macrodrenagem  para a pavimentação do acesso da região do Cristal da Calama e Lagoa Azul em Porto Velho. *** Com vários novatos, a Assembleia Legislativa se prepara para o encerramento dos trabalhos com a votação do orçamento estadual. Com maioria na Casa de Leis, o governador reeleito Marcos Rocha não terá dificuldades na aprovação do orçamento 2023.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)