Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A lideranças partidárias estão buscando tomar goela abaixo partidos palatáveis


A lideranças partidárias estão buscando tomar goela abaixo partidos palatáveis - Gente de Opinião

Liberou geral

Estabanado e destrutivo como o macaco em loja de cristais, o presidente norte-americano Donald Trump vai virando o mundo pelo avesso. Praticamente matando a ONU, Trump resolveu punir o Tribunal Penal Internacional, o que equivale a se pôr ao lado de todos os escroques e genocidas sentenciados por aquela Corte.

O gesto funciona como autorização moral a condenados pela Justiça a se declarar injustiçados e contrariar pela força, mais que pelo direito, as punições sofridas. Além de Israel, que sofreu condenações por práticas desumanas, também o líder russo, Vladimir Putin, foi condenado por crimes de guerra.

O TPI, desde 2019, estuda conflitos motivados pela ocupação ilegal de territórios indígenas na Amazônia e a exploração de seus recursos com a complacência do governo. Denúncias de ecocídio, genocídio e crimes contra a humanidade foram apresentadas ao Tribunal em ação que cita mais de 12 mil conflitos no campo em uma década, expondo crimes praticados contra povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores.

A ação acusa uma rede organizada de políticos, servidores públicos e interesses criminosos que teriam realizado ataques generalizados e sistemáticos na região amazônica contra usuários de terras rurais e povos indígenas, ou seja, abusos típicos crimes contra a humanidade. Com a autoridade do TPI abalada, todos se julgarão injustiçados e isentos de culpa.

................................................................................................

Punhal da traição

Ainda tem gente querendo vender a ideia que existe ruptura entre o governador Marcos Rocha e os irmãos Gonçalves. Não existe sequer uma rusguinha. Se vende este peixe pelas conveniências da governabilidade, mas estão juntinhos de novo. O que se pergunta é se o punhal da traição desferido pelo governador Marcos Rocha contra Mariana no pleito passado, será contra quem agora? Contra o vice Sergio Gonçalves ou contra o deputado federal Fernando Máximo? Gonçalves já está com legenda garantida para disputar o governo estadual pelo União Brasil. Se Máximo quiser se garantir na peleja do CPA vai precisar arrumar outro partido se não quiser ser barrado no baile novamente.

Em baixa

Com os políticos cada ano mais em baixa e mais sujos do que poleiro, os partidos procuram cantores e artistas em geral para a disputa de cargos eletivos nas eleições do ano que vem. São os casos do goiano Gustavo Lima cogitado para disputar a presidência da república e Wesley Safadão, do Ceará como possível candidato ao Senado. É uma estratégia que também poderá ser seguida pelo PT que vai renovar seus diretórios estaduais no meio de julho. No entanto, nos partidos mais conservadores segue a tendência de militares e pastores evangélicos predominando nas pelejas eleitorais.

Volta aos trabalhos

Com a imagem mais uma vez afetada por prisão de ex-presidentes da casa de leis, que foi o caso de Maurão de Carvalho, a Assembleia Legislativa de Rondônia retoma seus trabalhos nesta terça-feira, dia 18. O governador Marcos Rocha segue com maioria confortável no parlamento estadual e desde que pague as emendas parlamentares direitinho aos deputados não poderá se queixar da aprovação das matérias emanadas do Poder Executivo. Sobre a viagem de dois deputados estaduais para Las Vegas, recentemente, que é um paraíso das jogatinas, nada foi comentado pelos demais pares.

Toda precaução

Com tantas lideranças partidárias buscando tomar goela abaixo partidos palatáveis – preferivelmente bolsonaristas ou conservadores– para as eleições de 2026, os dirigentes rondonienses estão em polvorosa. Sabe-se que o o governador Marcos Rocha (União Brasil), o deputado federal Lucio Mosquini (MDB) estão na cata de uma legenda para chamar de sua e se garantir nas suas candidaturas ao Senado caso tenham complicações em seus respectivos partidos. Já, o deputado federal Mauricio Carvalho (União Brasil) tenta garantir para seu pai, Aparício Carvalho o comando dos Republicanos.

Bem-sucedidos

Alguns dirigentes partidários foram bem-sucedidos em segurar suas legendas de investidas de predadores. Tentaram tomar o PSD de Expedito, mas ele foi lá em Brasília e se garantiu. Tentaram tomar o União Brasil dos irmãos Gonçalves e eles predominaram no comando da legenda. Quem se deu mal foi o ex-governador Ivo Cassol que perdeu o PP para a deputada federal Silvia Cristina, possível candidata ao Senado. Ela não terá apoio de Ivo que ficou magoado com a rasteira levada e terá sua base na região central rachada com outras postulações.

Via Direta

*** O governador Marcos Rocha anuncia a aquisição de mais dois hospitais em Porto Velho para atender a demanda crescente da saúde de Rondônia. Ele confirmou à desistência da construção do Heuro Hospital, enrolado na justiça há quase quatro anos *** Se na compra do Hospital Regina Pacis deu tanta confusão, imaginem agora com aquisição de mais dois estabelecimentos hospitalares. Olho vivo, torcida brasileira ***Até agora o deputado federal Lucio Mosquini não largou o osso, digo o comando do MDB. É que tem muita grana em jogo, os recursos dos fundos partidários ainda a sua disposição. Mas ele quer se garantir mesmo é no comando do Republicanos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf

Um pacto celebrado entre o atual senador Marcos Rogério e Hildon Chaves

Um pacto celebrado entre o atual senador Marcos Rogério e Hildon Chaves

Pergunta de milhãoNa atualidade, os defensores do meio ambiente tendem a se dividir em dois grupos: os mais velhos preferem acreditar que a Amazôni

Deputado federal Fernando Máximo em situação de risco

Deputado federal Fernando Máximo em situação de risco

Depois do Carnaval Obscurecido pela ruidosa posse do presidente Donald Trump, o Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia se realizo

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)