Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Dívida e cobrança + Os entendimentos + Tucanos rachados + Poderio bolsonarista


Dívida e cobrança + Os entendimentos + Tucanos rachados + Poderio bolsonarista - Gente de Opinião

Dívida e cobrança

A dívida pública brasileira tende a chegar a 98,4% do PIB este ano, segundo estimativa do FMI, mas não se vê potência do hemisfério Norte apontando o dedo acusador nesse caso porque há nações que devem proporção ainda maior, além de 100%, como Japão, França, EUA e Reino Unido. O foco da cobrança sobre o Brasil ainda está no clima e meio ambiente, mas nos últimos anos o mundo envergonhado começa a pensar na dívida social decorrente do genocídio cometido contra os índios.

A dívida do Brasil com os povos amazônidas, por exemplo, não tem como ser paga em valores, seja na proporção do PIB ou em percentuais orçamentários. Só uma atitude de respeito, inclusão, obediência à Constituição e democracia real, social e econômica, começará a resgatar essa imensa e longa dívida.

A cobrança da dívida com os povos amazônidas aumentou por três fatos recentes de grande impacto: a organização política dos índios sul-americanos, o Sínodo da Amazônia promovido pela Igreja Católica e a eleição de Kamala Harris, descendente de índios, para a vice-presidência dos EUA. Ela já está de olho na situação dos povos da Amazônia e a cobrança vai aumentar. Aliás, como se fala muito em CPI, já se fez inquéritos a respeito, como a investigação de 2008 sobre as causas – e responsáveis – pela morte de crianças indígenas, por subnutrição. A mortandade continuou e o assunto ficou para um depois ainda não veio.

.................................................................

Os entendimentos

Sendo confirmada a candidatura do ex-governador Ivo Cassol – que se admita foi um grande governador, mas como senador foi horrível – a postulação da deputada federal Jaqueline Cassol (PP) ao Senado poderá ser revista pelo seu partido. Esta mudança poderia facilitar alianças com outras siglas para a corrida de Ivo ao CPA e desta forma Jaqueline disputaria a reeleição. Tudo depende das revisões que estão ocorrendo no Supremo e que pode permitir a elegibilidade do ex-mandatário em 2022. A dobradinha preferencial ao Senado de Ivo seria com Leo Moraes, reforçando as paliçadas na capital.

Tucanos rachados

No cenário nacional os tucanos estão bem rachados quanto a disputa presidencial já programando a realização de prévias aos governos estaduais no ano que vem, cujas pelejas já estão causando divergências. Asfixiado pela máquina partidária do govenador João Dória em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin anuncia que depois de décadas de militância tucana trocará de legenda. Em Rondônia, o ex-senador Expedito Junior pode migrar para o PSD, já controlado pelo seu filho, o deputado Expedito Neto visando  a disputa ao Senado em 2022.

Poderio bolsonarista

Os bolsonaristas que foram a Brasília, numa manifestação de apoio ao presidente da República, voltaram animados e otimistas com relação a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. O grande líder rondoniense do bolsonarismo Jayme Bagatoli, provável candidato ao governo de Rondônia pelo PSL e adversário feroz do atual governador Marcos Rocha, retornou motivado para futuras pelejas. Ele ainda decide se sairá ao governo ou ao Senado, dependendo das “conjuminâncias” políticas do cone sul rondoniense, Zona da Mata e Região do café, suas principais bases.

Sinuca de bico

Com tantos candidatos bolsonaristas em Rondônia, a pergunta que se faz é quem o presidente vai apoiar ao governo de Rondônia. De um lado, um amigo da caserna, o coronel Marcos Rocha, de outro o senador Marcos Rogério, importante aliado da sua base eleitoral no Congresso. Ainda tem Ivo Cassol, um nome poderoso e consolidado e Jayme Bagatolli. É muito tigre para o mesmo capão. Tem postulantes que devem sair arranhados até o talo desta disputa autofágica havendo choro e ranger de dentes. Dependendo da decepção, os rejeitados podem virar até oposição.

As punições

Até agora não se sabe quais serão as punições para deputados estaduais faltosos, estabelecidas pela comissão de ética da Assembleia Legislativa de Rondônia, como Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), no caso das propinas, Geraldo da Rondônia por falta de decoro parlamentar. No entanto, já se sabe, que os deputados cassados, Aelcio da TV (PP-Porto Velho) e Edson Martins (MDB-Urupá) deverão deixar o poleiro em breve, cedendo as cadeiras para os suplentes Ribamar Araújo (Porto Velho) e Saulo Moreira (Ariquemes).

 

Via Direta

*** Segue o entrevero entre o governo estadual de Rondônia e a Associação dos Médicos por conta da contratação de profissionais sem o chamado revalida, um registro obrigatório no Brasil para o médico que se forma no exterior, aprovado  recentemente na Assembleia Legislativa *** A pendenga foi parar na justiça *** Mas que alternativa o governador Marcos Rocha teria para enfrentar a pandemia se os médicos formados em Rondônia estão debandando para os estados do sul que pagam quase o dobro dos salários daqui?***Além do mais, os médicos rondonienses não querem trabalhar em localidades distantes da capital e regiões quilombolas ***Uma tarefa que os médicos cubanos cumprem com satisfação contratados ainda nos idos da presidente Dilma Rousseff.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vivemos um grande clima de incerteza com relação as eleições 2026 em Rondônia

Vivemos um grande clima de incerteza com relação as eleições 2026 em Rondônia

O Brasil realO maior erro da polarização lulistas x bolsonaristas é a ilusão de que os primeiros são “esquerda” e os últimos sejam a “direita”. Ela

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Tudo mudaAs pesquisas de opinião sobre o desempenho dos governos, ao ser divulgadas, raramente são expostas em detalhes. Não fazem distinção entre a

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Às clarasA existência de três instâncias de governos – federal, estadual e municipal – deveria garantir a felicidade das populações desde o mais rem

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)