Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Dois consensos + A poção mágica + Amir Lando + Piratas no campo


Dois consensos + A poção mágica + Amir Lando + Piratas no campo  - Gente de Opinião

Dois consensos

Por mais que a polarização e suas pervertidas fábricas de fake news continuem inviabilizando um projeto para a Nação, pelo menos em relação à Amazônia (metade do país) já existem dois consensos que à primeira vista não são sabotados pela profusão de farsas e insultos que permeiam a política brasileira.

Primeiro, desenvolver a bioeconomia. O engenheiro florestal Tasso Azevedo, participante da formação do Fundo Amazônia, pregava que o Brasil não tem como se tornar uma potência militar, mas pode ser potência ambiental. Nenhuma outra nação tem tanto potencial de energias renováveis: eólica, solar, hidrelétrica, biomassa. Substituir o nitrogênio na agricultura e o carvão vegetal na produção do cimento são realidades. Os fundamentos da bioeconomia já estão postos.

O segundo consenso é que a quarta revolução industrial (4.0) vai liquidar grande parte das brigas em torno do meio ambiente até zerar esse problema e unir o Brasil finalmente em torno de um projeto nacional capaz de compatibilizar o trabalho do povo e a otimização de recursos com mais democracia e menos corrupção, para obter a elevação da produtividade. Tudo com apoio das novas tecnologias – blockchain, automatização de máquinas, big data e computação em nuvem. A tecnologia fará sua parte, mas vencer as brigas “ideológicas” cabe aos brasileiros esclarecidos, bem formados e informados.

.......................................................................

A poção mágica

Com seus druidas palacianos, o governador Marcos Rocha (sem partido) começa a mexer o caldeirão para uma poção mágica capaz de garantir sua reeleição. Repete uma receita que já reelegeu governadores anteriores, como Ivo Cassol e Confúcio Moura. Os ingredientes: 1-Pagamento dos salários e fornecedores em dia 2 – Cuidado esmeado com a saúde do rebanho bovino o segmento top a economia rondoniense (mais do que com a saúde dos humanos!) 3- Recuperação das estradas estaduais. É adicionado ainda a poção a regularização fundiária, a volta dos restaurantes populares e pavimentação urbana em várias cidades. Falta casas populares, Confúcio foi bom nisto.

  Amir Lando

Quando senador, Amir Lando foi um dos melhores tribunos do País no Congresso Nacional – como já tinha sido na ALE-RO nos anos 80 - e chegou a alcançar o Ministério da Previdência Social, façanha máxima da classe política rondoniense. Ninguém discute sua qualidade até hoje. Mas como ministro, com obrigações pelo País inteiro acabou abandonando suas bases em Rondônia e com isto não se reelegeu ao Senado e já coleciona derrotas consecutivas a Câmara dos Deputados. Agora volta ao cenário com uma candidatura ao Senado na busca da ressurreição política.

Piratas no campo

Com grande expectativa por parte dos rondonienses, a presença das forças de segurança representa um alivio para os sangrentos conflitos pela posse da terra no estado e uma ação mais efetiva contra os piratas do campo, os ladrões que invadem as fazendas roubando gado, caminhonetes e maquinário agrícola. Situação agravada com traficantes sequestrando aviões, desviados para o tráfico de drogas da Bolívia. É preciso um basta e o Ministério da Justiça está dando uma resposta a sociedade por determinação do presidente Jair Bolsonaro.

Os municípios

Vários municípios rondonienses festejaram aniversário de emancipação neste mês de junho. Entre eles, Ouro Preto do Oeste, o berço da colonização rondoniense e que nos últimos anos sofreu um verdadeiro esvaziamento populacional para outras regiões do estado, como Vale do Jamari, Vale do Guaporé e Ponta do Abunã. Também comemoram a emancipação os municípios de Espigão do Oeste, na região do café, Presidente Médici, na região central, Jaru, na Bacia Leiteira e Colorado do Oeste no cone sul rondoniense. Minhas congratulações as laboriosas comunidades.

Ceasa local

O Secretário de estado da Agricultura Evandro Padovani anuncia o funcionamento das Centrais de Abastecimento de Rondônia até o mês de outubro e a iniciativa é louvada pelos produtores de hortigranjeiros que terão seus produtos valorizados e com os consumidores nesta distribuição regional obtendo preços mais acessíveis das frutas e legumes oriundos da roça. Rondônia até hoje tem grande dependência no abastecimento dos hortis pela Ceasa de São Paulo e o transporte, com o se sabe, encarece as mercadorias para ponta final de consumo por aqui.

Via Direta

*** Com as carretas já movimentando a BR-319, entre Porto Velho e Manaus, os lamaçais  gerados pelas chuvas no inverno amazônico foram transformados em grossas camadas de poeira neste verão *** Na parte asfaltada, os buracos foram reparados com terra, também infernizando os transeuntes no trecho entre Porto Velho e Manaus *** Não bastasse, já temos as primeiras queimadas na região, que prometem ser de grande intensidade até outubro por conta do desmatamento acentuado nos últimos meses *** A Zona Leste de Porto Velho espicha com novos empreendimentos imobiliários já em fase de conclusão ***O espetacular movimento comercial lojista no Dia dos Namorados deixou os comerciantes entusiasmados com  as melhores previsões para as próximas datas comemorativas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vivemos um grande clima de incerteza com relação as eleições 2026 em Rondônia

Vivemos um grande clima de incerteza com relação as eleições 2026 em Rondônia

O Brasil realO maior erro da polarização lulistas x bolsonaristas é a ilusão de que os primeiros são “esquerda” e os últimos sejam a “direita”. Ela

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Tudo mudaAs pesquisas de opinião sobre o desempenho dos governos, ao ser divulgadas, raramente são expostas em detalhes. Não fazem distinção entre a

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Às clarasA existência de três instâncias de governos – federal, estadual e municipal – deveria garantir a felicidade das populações desde o mais rem

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)