Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fama garantida + Opção pelo PP + Opção pelo PSL + O divisionismo


Fama garantida + Opção pelo PP + Opção pelo PSL + O divisionismo  - Gente de Opinião

Fama garantida

A Fundação Getúlio Vargas, por sua Escola de Economia de São Paulo, abrirá a semana com um debate online (webinar) sobre um tema apaixonante: a Amazônia do Futuro. Compondo uma plataforma intitulada Diálogos Amazônicos, que destrincha os assuntos mais importantes para formar a base de uma economia regional centrada no desenvolvimento social e na sustentabilidade, o debate contará com a presença do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, que ganhou fama ao ser atacado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Vigiado pelas câmeras a todo instante, qualquer pessoa, empresa ou produto mencionado pelo presidente atrai de imediato as atenções no país e no exterior, fama que só uma publicidade caríssima permitiria, a julgar pela disparada nas vendas da Cloroquina e da Ivermectina. No caso de Marcelo Ramos, deputado de primeiro mandato, sua participação se explica pelo fato de ser formado pela própria FGV e, obviamente, por integrar a bancada amazônica no Congresso.

Se politicamente a presença de Ramos será o foco das atenções, tecnicamente o destaque fica para o professor Márcio Holland, responsável pela apresentação do relatório “Amazônia do Futuro: desenvolvimento socioeconômico que cuida do meio ambiente”, cujo título sintetiza a intenção e a ação necessárias para enfrentar os desafios do desenvolvimento brasileiro.

..............................................................................

Opção pelo PP

Se for confirmada a opção pela adesão ao PP pelo presidente Jair Bolsonaro, o partido poderá rachar em vários estados na questão das candidaturas aos governos estaduais. Ocorre que alguns governadores que dedicam fidelidade canina ao mandatário do Palácio do Planalto vão enfrentar paradas duras para garantir suas postulações. Em Rondônia, por exemplo, o PP é capitania hereditária do ex-governador Ivo Cassol e a vinda do atual governador Marcos Rocha (sem partido) não é vista com bons olhos. Mas alternativas não faltam a Rocha: O PV, o PSL e o PSC estão à disposição.

Opção pelo PSL

Tratando-se da nova filiação do governador Marcos Rocha, sem acesso ao PP, já se sabe que ele está alinhavando sua volta ao PSL, atualmente nas mãos do seu secretário da Agricultura Evandro Padovani. As resistências de Bagatoli, principal expoente do partido já foram sanadas e com isto, não se surpreendam que se o candidato ao senado em dobradinha com Rocha, seja seu até agora desafeto Jayme Bagatoli, rompido com ele na divisão de cargos no governo do estado. Queria mandar mais do que o govenador justificando que ele tinha bancado a vitoriosa campanha.

Em recuperação

Nos próximos dias o deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) terá mais uma intervenção cirúrgica pela frente ficando fora das paradas algumas semanas. Nazif é o presidente estadual do PSB e começa a traçar as primeiras diretrizes para as eleições do ano que vem com seu aliado, o ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires. A legenda estuda candidaturas em todos os níveis, onde não for possível vai celebrar alianças e uma campanha de filiações, recrutando novas lideranças vai pavimentar o crescimento da sigla as convenções estaduais do ano que vem oxigenando a agremiação.

A recuperação

Serão necessários pelo menos mais quatro anos para a total recuperação da rodovia 319 que conecta Poro Velho em Rondônia a Manaus, no Amazonas, num percurso de aproximadamente 900 quilômetros. Foi o que informou o DNITT recentemente a bancada federal do Amazonas diante dos entraves ambientais ainda existentes, mas que serão superados diante do atendimento das demandas apresentadas pelos órgãos ligados ao meio ambiente. Mesmo assim já existem trechos licitados em andamento e várias equipes trabalham na recuperação da estrada tão danificada no inverno amazônico com trechos pantanosos e sujeitos as cheias que exigem o alteamento da pista.

O divisionismo

Por conta de um divisionismo feroz que vem desde os idos da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, realizada por operários de mais de trinta etnias – de barbadianos a asiáticos, de ingleses, americanos a portugueses – Porto Velho padece, já que cada segmento puxa a brasa para sua sardinha e até a construção de WC público dá confusão por aqui com tantas discussões. Agora é a obra do Heuro, um hospital de vital importância para Rondônia, prejudicado por confrontos envolvendo interesses que precisam ser investigados. A licitação pode ser até bloqueada.

 

Via Direta

*** De volta a política, o ex-prefeito de Ariquemes Francisco Sales elogiou a atual prefeita Carla Redano pela construção de uma ciclovia numa das modernas avenidas da cidade *** A avenida foi pavimentada há décadas atrás quando ele administrava a capital do Vale do Jamari *** Já se preparando para assumir a cadeira no lugar do deputado cassado Aelcio da TV, o ex-deputado Ribamar Araújo (Candeias do Jamari) monta sua equipe de trabalho já visando a reeleição no ano que vem *** Mais candidato do que nunca ao CPA o ex-governador e atual senador Confúcio Moura já começou as visitações pela imprensa visando dar maior visibilidade ao seu nome *** É um nome temível, El Carecon é daqueles vira-vira que  vira as eleições de cabeça pra baixo *** Os partidos começam campanhas de filiações tendo em vistas as convenções do ano que vem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

O corpo de secretários do prefeito Leo Moraes não é eminentemente técnico como foi anunciado

O corpo de secretários do prefeito Leo Moraes não é eminentemente técnico como foi anunciado

Amazônia giganteAquilo que não é descoberto nem mostrado é como se fosse invisível. Até se identificar a maior árvore da América Latina e a quarta

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)