Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O gato e o rato, a BR- 364 e o modal hidrográfico


O gato e o rato, a BR- 364 e o modal hidrográfico - Gente de Opinião

O gato e o rato

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, ligou a interesses criminosos em escalada na Amazônia os crimes de lesa-pátria e violências contra o Estado democrático de direito cometidos nos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso e STF.

Na medida em que o futuro do mundo tem relação com a Amazônia, a floresta é vista como teatro de tragédia ou laboratório de soluções. No entanto, se os crimes de lesa-pátria de 8 de janeiro arrastaram pessoas iludidas com a falsa noção de estar defender a Pátria ou a “liberdade” de cometer crimes ambientais, no geral eles estão na verdade ligados a uma ideologia maluca que mistura numa salada agressiva o negacionismo climático, o terraplanismo, a teoria russa da Grande Mãe Pátria e outras correntes extremistas.

Os patriotas iludidos não perceberam que agentes treinados com técnicas de guerrilha arriaram dos mastros dos palácios de governo, Congresso e Justiça as bandeiras republicanas e em seu lugar içaram bandeiras da monarquia. Ficou claro, assim, que o movimento era antirrepublicano e antidemocrático.

Seguiu o modelo de insurreição racista promovido por Steve Bannon, estrategista do ex-presidente Donald Trump, e seguidores do movimento QAnon, poço de horrores surgido nos EUA que levou à tragédia do Capitólio. Diante dos fatos, é preciso o Brasil ficar com um olho no gato ambiental e outro no rato dos pescadores de águas turvas, cuja máxima é “quanto pior, melhor”.

...........................................................................

A BR- 364

Uma das reivindicações mais importantes no encontro dos governadores de Rondônia Marcos Rocha (União Brasil) e do Acre Gladson Camelli (Progressistas) com o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi referente a recuperação da rodovia Marechal Rondon, a BR- 364, que tem mais de 700 quilômetros (Vilhena a Porto Velho) no trajeto rondoniense e mais ou menos a mesma quilometragem no estado do Acre (Rio Branco a Cruzeiro do Sul). Trata-se de uma espinha dorsal para o desenvolvimento dos dois estados e a pauta uniu os interesses dos dois estados perante a União.

Pauta amazonense

No mesmo encontro travado com Lula e seus ministros o governador do Amazonas Wilson Lima elencou como as principais reivindicações do estado: 1-A defesa da Zona Franca de Manaus 2-O combate ao desmatamento 3- A pavimentação da BR-319 que liga Manaus a Porto Velho num trecho de 900 quilômetros dos quais ainda faltam uns 500 Km para a conclusão. Toda bancada federal do vizinho estado está unida cobrando as providencias das esferas federais para a pauta de reivindicações do estado.

Modal hidrográfico

Os govenadores da bacia amazônica também clamaram ao governo federal melhorias e avanços no modal hidrográfico da região Norte. São os casos da hidrovia do Madeira, com grande fluxo de cargas entre Porto Velho e o Amazonas, da hidrovia do Amazonas beneficiando os estados do Amazonas, Roraima, Mato Grosso e Pará. No caso de Rondônia há pelo menos três anos o Dnitt desenvolve esforços para dragar o Rio Madeira visando melhorar as condições de navegação da hidrovia, que se tornou um monumental corredor de exportações de soja, carne, madeira etc.

Bancada federal

A nova bancada federal rondoniense vai colocar em sua pauta de reivindicações a retomada de obras federais paralisadas no estado. Como se sabe são pelo menos listadas 38 e entre elas muitas creches cujas construções foram iniciadas e ficaram pela metade nos últimos anos. Só em Porto Velho, pelo menos meia dúzia, fruto de recursos de emendas parlamentares não foram finalizadas. Seria o caso de serem investigadas, pois em alguns casos as empreiteiras deram o cano nas esferas governamentais, principalmente em conjuntos habitacionais com casa e apartamentos entregues pela metade ou com rachaduras e sem esgoto.

Baita fria

Este negócio do presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto lançar o nome da primeira dama Michele Bolsonaro para disputar a presidência em 2026 é uma baita fria para a esposa do ex-presidente. Estão jogando seu nome na arena dos leões pois a queimação vai começar desde já. O próprio PL já está descartando a possibilidade de Jair Bolsonaro disputar a presidência e com isto vários nomes já estão surgindo no pedaço no segmento. Entre eles os atuais governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), o ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão, o ex-ministro da justiça e agora senador Sérgio Moro.

Via Direta

*** O caso da terceirização da saúde em Vilhena está rendendo o maior bafafá para o prefeito Flori Cordeiro. Em Vilhena dá confusão até na inauguração de banheiro público. A gauchada gosta de uma confusão *** Uma das críticas sé refere ao envolvimento do deputado federal Fernando Máximo na assinatura de convênio com a empresa Chavantes e onde tem político envolvido sempre existem suspeições de marmotas *** Em 2023 o calendário de feiras exposições agropecuárias será intenso. As principais são do interior, em Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura *** Em Ariquemes a Expoari será realizada de 29 de julho a 6 de agosto ***Em virtude da pandemia do covid durante dois anos as feiras, que mostram a pujança do agronegócio, foram suspensas e agora voltam a pleno vapor.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)