Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Um grupo de deputados estaduais quer colocar o governo Marcos Rocha de joelhos


Um grupo de deputados estaduais quer colocar o governo Marcos Rocha de joelhos - Gente de Opinião

Abrangente é melhor

Se nas demais regiões as estradas são as veias por onde corre o sangue da economia, na Amazônia são os rios que cumprem esse papel. Não é preciso perder tempo, nesse caso, para salientar a importância do projeto de criar o Plano Rios Livres da Amazônia, apresentado no Congresso Nacional pelo senador acreano Sérgio Petecão. Promover a navegabilidade e a preservação dos corpos de água na região é dever de casa. Tão importante quanto o plano, em si, é o debate que o projeto sugere em torno do assunto.

Ao contrário das estradas, intervenção humana que agride a floresta de formas variadas, os rios já estão prontos e são eles que podem ser agredidos tanto pelos fenômenos extremos, caso da seca persistente, quanto pelo mau uso por parte dos usuários. Por conta disso o plano tem elementos importantes de benefício para quem se serve deles, mas também sistematiza o cerco aos que interferem na qualidade das águas e afetam a fauna aquática.

O plano se baseia nos princípios de precaução, prevenção, poluidor-pagador (quem polui deve responder pelo prejuízo ao meio ambiente), desenvolvimento sustentável e participação social. Nota-se o cuidado do legislador em antecipar no corpo do projeto possíveis emendas a ser apresentadas por seus pares. É possível que algumas propostas adicionais completem o plano, mas é indiscutível que já começou a tramitar trazendo o melhor a fazer para proteger e utilizar melhor nossos recursos fluviais.

............................................................................................

Em pé de guerra

Um grupo de deputados estaduais quer colocar o governo Marcos Rocha de joelhos e instalar secretários estaduais de sua confiança para o restante do mandato. Também estão enciumados com o crescimento do nome de Sandro Rocha, atual diretor do Detran para disputar uma cadeira a Assembleia Legislativa. Tudo isto acontecendo num momento em que o CPA anda fragilizado por conta do caos na segurança pública e o colapso na saúde. As conversações seguem e algumas cabeças importantes devem rolar em favor da “governabilidade”.

O triste retorno

Algemados e acorrentados como criminosos da pior espécie, aos poucos estão voltando os imigrantes ilegais rondonienses expulsos pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Como andorinhas cansadas, com as asas quebradas e cheias de dor, os rondonienses que chegaram relatam suas epopeias que redundaram em fracasso na busca do sonho americano. Informam que milhares de rondonienses ilegais estão espalhados, desde a Flórida até Boston e trabalham com serviços braçais na construção civil ou na limpeza de casas e apartamentos em serviços domésticos.

A crise na saúde

´E gravíssima a crise na saúde em Porto Velho e isto não é de hoje, vem desde a década passada e a situação é reconhecida pelo próprio secretário da saúde e pelo prefeito Leo Moraes que pegaram uma herança que passa de prefeito a prefeito e o próximo vai também e queixar. Uma situação que apenas a prefeitura de Porto Velho não tem condições de enfrentar e necessita de apoio do governo estadual e da União. Mais do que isto, necessita das emendas parlamentares dos deputados estaduais e federais para que o atendimento melhore. Não será da noite para o dia que a saúde da capital seja colocada em dia. São milhares de consultas e operações atrasadas para serem atendidas.

Sérios entraves

Existem sérios entraves para a rodovia 319, que conecta Porto Velho - Manaus, volte a operar dentro da normalidade como ocorria na década de 80. Além do chamado “meião”, um trecho de mais de 400 quilômetros que vai exigir alteamento do leito da estrada, para não ser interrompido o tráfego durante o inverno amazônico com enormes lamaçais, tem a questão das pontes que desmoronaram nos rios Curuçá e Autaz Mirim, cujas obras nem foram iniciadas pelo Dnitt. A chiadeira é grande entre os amazonenses e moradores das localidades do Careiro e Castanho, sendo que os moradores alertam sobre a possibilidade do desmoronamento de outras pontes na região.

Pix, o antidoto!

Os parlamentares bolsonaristas estão animados com a possibilidade de aplicar um impeachment no presidente Lula, como ocorreu na década passada com Dilma Roussef. Lula vivencia o pior momento da sua gestão que até agora não engrenou e particularmente em Rondônia, mesmo com obras significativas no passado e tantas já andamento em 2025, ele não desfruta do carinho dos empresários do agronegócio e até mesmo do eleitorado. Lula não acredita que a pauta chegue ao plenário, mas tem um forte antídoto contra este ovo da serpente: muito pix! Os bolsonaristas amam pix. Os parlamentares do centrão são devotos do pix. E Lula é macaco velho nas suas relações com o Congresso.

Via Direta

*** Ainda na ativa, os ex-prefeitos de Porto Velho Sebastião Valadares e José Guedes não manifestam desejo de disputar cargos eletivos nas eleições de 2026 *** Valadares foi o último prefeito nomeado na Era Teixeirão. Com o governador Angelim o primeiro prefeito nomeado com apoio do MDB em meados dos anos 80 *** Com a expulsão de imigrantes rondonienses ilegais nos Estados Unidos, os chamados “coiotes”, que também operam como recrutadores de mão de obra em Rondônia para a construção civil estadunidense se deram mal ***Os trabalhadores optam agora pelo recrutamento de empresas dos estados do Paraná e Santa Catarina, com grande oferta de empregos nas construtoras, cooperativas e laticínios.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Temos conspirações para todos os gostos e credos nos partidos políticos

Temos conspirações para todos os gostos e credos nos partidos políticos

O verde exatoQuando se fala em hidrogênio verde e pecuária verde não está se tratando de política, embora exista um “Partido Verde” que não tem nece

Os vereadores de Porto Velho estão divididos entre a lealdade a Hildon Chaves e as promessas do Léo Moraes

Os vereadores de Porto Velho estão divididos entre a lealdade a Hildon Chaves e as promessas do Léo Moraes

O dono da foice O Brasil vive a transição envergonhada do presidencialismo xucro dos anos 1930 a 1980 para uma versão parlamentarista mitigada – o

 Senador Confúcio Moura vai confirmando a disposição de disputar o governo estadual

Senador Confúcio Moura vai confirmando a disposição de disputar o governo estadual

A lição dos búfalosQuando o interesse público e o privado coincidem, a situação parece ideal. Se uma iniciativa interessa ao mesmo tempo a um parti

A União tem dado calotes adoidado em Rondônia

A União tem dado calotes adoidado em Rondônia

De grão em grãoOs EUA gastaram fortunas na guerra da Ucrânia e cederam migalhas às ações para mitigar os rigores do clima. Já ficou claro que as fo

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)