Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

A carne é forte em Rondônia - Por Aroldo Vasconcelos


A carne é forte em Rondônia - Por Aroldo Vasconcelos - Gente de Opinião

Hoje acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack a sétima edição da Feira de tecnologias e negócios do setor rural de Rondônia, projeto de 2012 que agora é uma realidade inovadora e motor da divulgação dos produtos e de novas tecnologias rurais de produção de alimentos.

Um dado muito celebrado é o marco das exportações dos produtos agropecuários do estado, onde reinam duas colunas fortes: a carne e a soja.

Os números do Ministério da Agricultura, confirmados pela agencia IDARON e a EMATER e outros órgãos e entidades associativas do meio produtivo dão conta de valores expressivos.

Os produtos do setor cárneo em Rondônia em 2017 foram levados a 37 países do globo e resultaram num saldo de US$ 578,89 milhões de dólares; Em Rondônia foram abatidos em 13 plantas industriais com o selo de inspeção federal um total de 2.256.841 bovinos.

A capacidade anual de abate de bovinos nessas plantas é de 12.300 ao dia; podendo ainda o setor acrescer quase 30% desse atual desempenho neste ano de 2018.

O segundo pilar é o complexo de soja que em termos gerais participa em 32,43% do total das vendas externas em 2017 ficando com a marca em valores da moeda nacional de R$ 1,22 bilhão.
A soja é atualmente o principal grão produzido no estado e tem previsão de mais de 900 mil toneladas para esse ano.

O que ocorre nesta segunda década é que as propriedades rurais estão orientadas para realizar a função social da terra e fazer gerar a riqueza que move os mecanismos da economia no campo e na cidade.

Como em outras oportunidades eu tenho dito e escrito em meus artigos, reafirmo neste também: o governo precisa elaborar e executar um Plano Estratégico especifico para o setor rural com ações de potencial investimento na produção, transporte, organização da cesta dos principais produtos e o marketing institucional para elevar e garantir as posições já conquistadas; afinal estamos a iniciar uma nova década em breve e os mercados regionais são competitivos e o mercado internacional bastante seletivo.



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O significado da Quaresma para cristãos

O significado da Quaresma para cristãos

No velho testamento existem várias simbologias que foram passadas de geração em geração para o povo no centro do planeta, na região chamada das aráb

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Todos estamos desde o ano passado, mês de dezembro, percebendo que a saúde do papa Francisco entrou em declínio, e isso se deu logo após seu anivers

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Meus caros amigos e amigas, leitores dessa minha coluna desde 2015. Convido-os (as) a mais uma reflexão sobre nossa condição nacional, em termos pol

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)