Terça-feira, 17 de julho de 2018 - 10h24
A primeira vez que o mapa do Brasil e a amazônia me chamaram a atenção eu tinha doze anos. Foi por causa do primor profissional da professora Marli de Estudos Sociais que aqueles mapas de geopolítica, clima, vegetação, populações e a Historia do Brasil embalavam os meus sonhos de conhecer o pais continental que em breve (naquela época) estava caminhando para 500 anos.
Pois bem, o tempo passou, eu sai do nordeste com 22 anos e estou morando na capital de Rondônia, sul da Amazônia há quase trinta anos.
E foi no trabalho do SENAI/RO, SEBRAE/RO e SENAR/RO que conheci esse pedaço gigante e potente de Brasil: a amazônia.
Coordenei projetos e trabalhos em educação profissional e empreendedorismo, aprendendo sobre a economia urbana e rural; viajando muito para encontros, seminários e reuniões e visitas técnicas; fizemos muita capacitações pelo sistema social autônomo - o sistema S.
Essa faceta profissional me colocou ao longo de 20 anos vez por outra em missão nas capitais e nos diversos municípios.
Conheci pessoas, entidades, projetos, empresas e planos de programas de politicas publicas para o desenvolvimento sustentável para os povos da floresta e dos rios.
Tem sido uma bênção e muitas graças viver por aqui.
A Amazônia agora tem uma entidade pública que se chama Consorcio Interestadual Amazônia Sustentável com nove (09) estados, incluindo ai o Maranhão e o Mato Grosso.
Muito a se fazer ainda.
É realmente um pais dentro do Brasil.
Anotem aí, por favor, os números dessa nova nação amazônida construída por pioneiros e desbravadores há mais de 300 anos.
São nove unidades da federação, mais de oitocentos municípios, 59% do território nacional, produção vegetal, mineral e animal excepcional, PIB de mais de 600 bilhões de reais, fronteiras com sete países sul-americanos (mercado) e uma produção extrativista com sustentabilidade comprovada.
Tudo isso é mesmo um pais que conta com um povo de cultura pela preservação, trabalho e sustentabilidade bastante diferente do modo de vida sulista e das populações da extensa faixa de praias.
A Amazônia é uma nação com média de vida de 73 anos e contando hoje com quase trinta milhões de habitantes.
A próxima década será bastante próspera para a vida na Amazônia.
Somos todos filhos dos rios e das florestas.
Viva a nossa Amazônia.
Brasil vive momentos de extremos desde 2014
Meus caros amigos e amigas, leitores dessa minha coluna desde 2015. Convido-os (as) a mais uma reflexão sobre nossa condição nacional, em termos pol
NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29
A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb
Falando sobre o Voto Distrital Puro
Há na Câmara Federal há quase oito (08) anos um debate que anda esquecido desde o ano de 2020 (Pandemia mundial de COVID 19); tramitou naquela época
Saudações econômicas a todos os meus amigos e amigas, colegas profissionais liberais, aos leitores da minha coluna no GENTE DE OPINIÃO que me acompa