Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

Campanha da Fraternidade 2018 em Porto Velho - Por Francisco Aroldo


Campanha da Fraternidade 2018 em Porto Velho - Por Francisco Aroldo  - Gente de Opinião
 
Por Francisco Aroldo, economista.
 
Hoje, segunda feira de carnaval, dia 12 de fevereiro do ano eleitoral de 2018, escrevo essa resenha para alertar aos amigos e amigas leitores do nosso, já consagrado jornal eletrônico, Gente de Opinião; sobre o inicio da Campanha da Fraternidade desse exercício que traz pelo método VER, JULGAR e AGIR (criado pelo cardeal belga Joseph Leo Cardijn e aceito pelo papa João XXIII, em 15 de maio de 1961) uma tremenda reflexão para todos, eu digo e repito, todos os atores sociais do nosso país um tema abrangente e extremamente importante: Fraternidade e Superação da Violência.
 
Não vou debruçar linhas sobre os atuais e horripilantes índices de violência; tem de toda forma e de toda a cor. É violência contra os pais, as mães, os professores, policiais, Campanha da Fraternidade 2018 em Porto Velho - Por Francisco Aroldo  - Gente de Opiniãoamigos, irmãos, sócios, mulheres, negros, homossexuais, indígenas, refugiados, jovens, adolescentes, encarcerados e outras classes humanas.
 
Faz tempo, está sobrando essa tal violência em nossas relações.
 
Faz tempo, está ausente as boas maneiras, a educação, os valores centrados em família, amor e fraternidade.
 
Tenho certeza que para a maioria de nós isso é real, toca a todos nós e pode aparecer de repente em nossas vidas, Deus queira que não,
 
Portanto é preciso união, estratégia, força tarefa, cidadania, amor, fraternidade, consciência e perdão para agir de forma harmoniosa e concentrada, caso contrario não haverá saída honrosa para a maioria de nós, que somos do campo ou da cidade e que pretendemos ter uma vida decente.
Vamos participar minha gente amada.
 
A Arquidiocese de Porto Velho está movimentando suas lideranças religiosas e leigas para promover diversas ações pela cultura da paz em nossa capital.
 
Empresários, empreendedores, lideres de todas as denominações religiosas, operadores da justiça, policiais civis e miliares, professores, pensadores, políticos, poetas, educadores sociais, trabalhadores, todos da cidade, engajados em participar.
 
Serão duas propostas centrais irradiadas a partir da coletiva de imprensa que será transmitida na manha dessa quarta-feira de cinzas pelo nosso arcebispo Dom Roque Paloschi.
 
Primeiro a realização de uma marcha pela cultura da paz em Porto Velho que será realizada dia 17 de março na zona leste e segundo as rodas de conversa sobre o tema violência com a criação de um Fórum Permanente pela Paz que será apresentada em reuniões e audiências públicas para que todos os setores sociais possam participar, ter voz e vez na ação de superar a violência e promover a paz com justiça social.
 
Exatamente em razão de ser um tema complexo e que determina a saúde das relações sociais em nossa capital, a sua participação amigo leitor é importante. Promova a sua participação e de sua família, vamos conhecer mais as alternativas e agir a respeito, sob pena de o não envolvimento e a não participação nos colocar em desvantagem na construção de um mundo melhor e mais harmônico.
 
É fato que todos estamos carentes de segurança e de paz, mas isso não deve ficar a cargo de outros, deve ser um exercício intenso de nossa cidadania e de nossa espiritualidade.
Graças e Paz.
 
Feliz semana e feliz quaresma.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O significado da Quaresma para cristãos

O significado da Quaresma para cristãos

No velho testamento existem várias simbologias que foram passadas de geração em geração para o povo no centro do planeta, na região chamada das aráb

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Todos estamos desde o ano passado, mês de dezembro, percebendo que a saúde do papa Francisco entrou em declínio, e isso se deu logo após seu anivers

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Meus caros amigos e amigas, leitores dessa minha coluna desde 2015. Convido-os (as) a mais uma reflexão sobre nossa condição nacional, em termos pol

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)