No endereço da cúria arquidiocesana de Porto Velho reuniram-se hoje as 09h da manha, quarta-feira de cinzas, várias lideranças do mundo católico da capital para o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano.
O tema é bastante pertinente, trata-se da Fraternidade e Politicas Públicas onde todos são convidados a exercer mais e melhor a sua cidadania em prol de projetos e programas de governo para o bem comum.
Importante mencionar que este ano a União e os governos estaduais e o governo do Distrito Federal (DF) devem elaborar seus planos plurianuais de investimentos, conhecidos como P.P.A. e também as Leis dos Orçamentos onde devemos todos participar, propondo ampliação onde deve ser ampliado e melhorias onde deve ser melhorado.
Nas falas das lideranças e também do arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, percebe-se alinhamento com as causas dos pobres, dos desabrigados, dos imigrantes, dos esquecidos por essas Politicas Públicas, que aparentemente andam relegadas ao marasmo do Estado e a pouca participação popular.
Apenas para falar em estado de Rondônia o orçamento desse ano é de mais de R$ 8 bi e para o ano que vem certamente que fechará a cifra de R$ 9 bi os quais devem ser amplamente fiscalizados pela sociedade civil, reduzindo desigualdades e promovendo a justiça social.
Por isso mesmo o tom foi de buscar maior engajamento dos leigos e cristão nesse assunto, convocando desde agora a todos para as conferencias, audiências, mobilização social, cobrança mais incisiva dos detentores do poder executivo, prefeitura e governo do Estado, utilizando-se inclusive da força natural dos nossos representantes - os parlamentares.
Na quaresma, a Igreja convida para a reflexão do ativo social que os cristãos representam e do compromisso suscitado pelo próprio papa Francisco que estimula a oração mas com as ações concretas de fraternidade, comunhão e solidariedade.
O arcebispo Dom Roque lembrou ainda que na formação para o tema da Campanha da Fraternidade desse ano realizada para mais de 380 lideranças no Centro Social São Cristóvão em janeiro passado, foi deliberado como foco dessas ações concretas para Poro Velho as politicas públicas de saneamento e de transporte urbano e rural.
Realmente a luta é grande e antiga, Porto Velho que o diga, para convencer ao dito poder terreno de suas obrigações com o povo que paga os seus impostos, pois o lema da CF foi retirado da fala do profeta Isaias (Is 1,27) que em uma de suas lúcidas pregações para o povo de Israel disse: "Serás libertado pelo direito e pela justiça."'
E olha minha gente, esse personagem da nossa Bíblia judaico-cristã viveu 740 anos antes de Cristo.
Aliás, eu recomendo a todos que leiam ou que releiam o livro de Isaías em sua totalidade; é um texto especialmente indicado para todos os que pretendem de verdade compreender um pouco mais sobre a intrincada e nada fácil saga do povo de Deus na construção de um Reino de Justiça e de Paz.
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)