Quarta-feira, 15 de agosto de 2018 - 11h39
Fundado em 1817, na França, por São Marcelino Champagnat, o Instituto dos Irmãos Maristas promove a evangelização de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Presente em mais de 80 países, a ação marista mantém escolas, universidades, unidades sociais, centros de evangelização, editoras, veículos de comunicação e hospitais.
São aproximadamente 3.500 Irmãos que partilham suas tarefas de maneira direta com 72 mil Leigos, beneficiando mais de 654 mil crianças.
No Brasil, os primeiros Irmãos Maristas chegaram em 1.897. O Brasil Marista está presente em 23 estados e no Distrito Federal.
São 98 cidades brasileiras, mais de 27 mil Irmãos, Leigas, Leigos e colaboradores, mais de 80 mil alunos distribuídos em unidades de educação básica.
São mais de 58 mil alunos em unidades de ensino superior e mais de 2 milhões atendimentos somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Rede Marista é fruto dessa história, e hoje dá continuidade a um legado bicentenário graças à dedicação de mais de 10 mil pessoas.
Os chamados Maristas estão presentes em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica e em Brasília-DF.
Estados que tem a presença Marista: AMAZONAS, ACRE, RORAIMA, RONDÔNIA e MATO GROSSO, bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios.
O carisma pela educação infantil, assistência social e pela saúde com tratamento alternativo e milenar - cura pelas plantas e pela alimentação saudável.
A vida de Marcelino Champagnat e a fundação do Instituto Marista estão intimamente relacionadas à Maria. A vida da mãe de Jesus e seu exemplo inspirou o modo de Marcelino viver a missão. A espiritualidade deixada por São Marcelino Champagnat é mariana e apostólica. Brota do amor de Deus, cresce pelo dom de nós mesmos aos outros e nos conduz ao Pai. Como para Maria, Jesus é tudo em nossa vida. Nossa ação, como a de Maria, permanece discreta, delicada, respeitosa para com as pessoas.
A devoção de São Marcelino Champagnat à Maria Santíssima vem do berço. Nos joelhos da mãe e da tia, religiosa, aprendeu a amá-la e invocá-la. Ao fundar sua comunidade religiosa, deu-lhe o nome de ‘Irmãozinhos de Maria´. Nas primeiras casas dos irmãos, austeras e simples, havia o crucifixo e a imagem de Maria sempre presente. A nova casa, conhecida como Notre Dame de l’Hermitage, foi considerada obra do amor e da proteção de Maria, conserva ainda hoje as características originais, e é lembrada como berço do Instituto. Entre as várias estátuas de Maria que o padre Marcelino Champagnat teve com ele, a conhecida Boa Mãe o acompanhou desde o nascimento da Congregação Marista. A original, que preside atualmente a capela o Conselho Geral dos Maristas em Roma, é uma estátua de gesso, policromada com muita paciência e maestria. Representa a virgem Maria como mãe com o menino Jesus dormindo em seus braços.
“Lembrai-vos de que sois irmãos, que Maria é vossa mãe comum e que sois todos chamados à mesma herança que é o céu.”
São Marcelino Champagnat.
Brasil vive momentos de extremos desde 2014
Meus caros amigos e amigas, leitores dessa minha coluna desde 2015. Convido-os (as) a mais uma reflexão sobre nossa condição nacional, em termos pol
NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29
A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb
Falando sobre o Voto Distrital Puro
Há na Câmara Federal há quase oito (08) anos um debate que anda esquecido desde o ano de 2020 (Pandemia mundial de COVID 19); tramitou naquela época
Saudações econômicas a todos os meus amigos e amigas, colegas profissionais liberais, aos leitores da minha coluna no GENTE DE OPINIÃO que me acompa