Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

Diretrizes para o Orçamento 2020 tramita na Casa de Leis


Diretrizes para o Orçamento 2020 tramita na Casa de Leis - Gente de Opinião

Faz parte do ritual previsto na lei orçamentária para o desempenho da gestão pública que no último ano do planejamento plurianual (PPA) o Executivo faça o envio no mês de maio para as assembleias legislativas de uma mensagem apontando os rumos para a execução dos valores previstos no orçamento - chama-se LDO.

Pois bem, a mensagem de RO aportou agora em fins de maio na Casa de Leis e já inicia o rito de análise pelos parlamentares.

A sociedade pode participar, exatamente por intermédio de seus representantes, pois na LDO e no PPA (2020-2023) constará o indicativo dos gastos e investimentos públicos em saúde, educação, segurança, transporte, comunicações, reformas, construções, logística, reposição salarial, previdência social e complementar, investimentos em novos projetos para os diversos setores sociais e da economia, como é o caso do setor rural, do comércio, dos serviços e das indústrias.

Após o recesso parlamentar do mês de julho, o ritual orçamentário continua.

Será o momento em agosto ou setembro de o governo enviar ao poder legislativo o plano para as expectativas de receitas e despesas para os 48 meses que iniciam em janeiro de 2020.

Esse é que é o mais importante, pois ano a ano o que está descrito ali, será lei orçamentária; será a baliza dos investimentos e do desenvolvimento ou não de Rondônia para iniciar a próxima década.

Um bom plano seleciona boas escolhas e essas boas escolhas carecem de diálogo, negociação, participação e cobrança.

Os anexos da proposta indicam a possibilidade de arrecadação de R$ 8,2 bilhões sendo que desse montante o Poder Executivo fará a gestão de exatamente 74,86%, ou seja R$ 6.208.000.000,00 para as políticas públicas prioritárias e as complementares.

A transparência e a participação popular na elaboração deste plano PPA está prevista no Projeto de Lei da LDO 2020 nos artigos 58 e 59 que asseguram a transparência na gestão fiscal e assegura a participação por meio de audiências públicas e de meios eletrônicos para a inscrição de projetos de inciativa da sociedade civil.

Vamos ao plano, então

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O significado da Quaresma para cristãos

O significado da Quaresma para cristãos

No velho testamento existem várias simbologias que foram passadas de geração em geração para o povo no centro do planeta, na região chamada das aráb

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Todos estamos desde o ano passado, mês de dezembro, percebendo que a saúde do papa Francisco entrou em declínio, e isso se deu logo após seu anivers

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Meus caros amigos e amigas, leitores dessa minha coluna desde 2015. Convido-os (as) a mais uma reflexão sobre nossa condição nacional, em termos pol

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)