Quarta-feira, 31 de outubro de 2018 - 14h35
Bom dia a todos os nossos leitores do jornal Gente de Opinião, grasso que tenha sido um mês de outubro muito determinante para todos e que possamos ter um final de 2018 cheio de boas lembranças, um saldo positivo de humanidade e aprendizado e que possamos nos renovar para os projetos de futuro.
Sobre esse ultimo, gostaria de hoje falar um pouco mais sobre o futuro da agropecuária de nossa amada Rondônia.
Sobre esse tema da economia rural temos conversado um pouco desde o ano de 2014, não é mesmo?
Pois bem, de posse dos números, e, fazendo uma analise simplificada dos níveis de produção e de exportação de Rondônia nos últimos seis anos, é correto afirmar que os próximos governantes, o nosso governador eleito Marcos Rocha e sua equipe podem ter os olhos fixos na manutenção dos níveis atuais e, também que devemos perceber investimentos em novos produtos desse setor.
Gostaria de chamar a atenção para um bom programa de efetivo apoiamento a piscicultura e a suinocultura.
Isso mesmo. Rondônia tem muitas propriedades dedicadas ao peixe e pouca expressão em agregamento de valor e no caso dos suínos, precisamos elevar metas para os próximos quatro (04) anos posto que o consumo interno é de apenas 5 (cinco porcento) da demanda, sendo que compramos carne suína de MT, PR, AC, SC, MS e SP.
Olha ai o campo aberto para os produtores, projetistas, bancos públicos e privados.
Além desse consumo interno, em breve peixes e suínos podendo ser processados, certamente que vão elevar as vendas externas.
O mundo também quer consumir nosso peixe e nosso suíno.
Vamos então aos planos de governo, e ao exercício das negociações em relação ao PPA, fazendo os devidos investimentos em 2019 e 2020 por intermédio da atual secretaria SEDI e da conhecida e atuante SEAGRI.
Outra coisa que pode ser colocada em prática nos próximos anos em Rondônia, com o incentivo do governo do Estado é um bom programa de agro industrialização associativa, juntar a agricultura familiar em associações e cooperativas.
Tem muita gente boa no setor público e também no setor privado que conhece bem essa estratégia.
Vamos copiar os estados do sul e o próprio Goiás.
Pois é um fato que a estrutura fundiária de Rondônia é bastante propícia a esse modelo de produção e comercialização.
Graça e Paz.
Brasil vive momentos de extremos desde 2014
Meus caros amigos e amigas, leitores dessa minha coluna desde 2015. Convido-os (as) a mais uma reflexão sobre nossa condição nacional, em termos pol
NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29
A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb
Falando sobre o Voto Distrital Puro
Há na Câmara Federal há quase oito (08) anos um debate que anda esquecido desde o ano de 2020 (Pandemia mundial de COVID 19); tramitou naquela época
Saudações econômicas a todos os meus amigos e amigas, colegas profissionais liberais, aos leitores da minha coluna no GENTE DE OPINIÃO que me acompa