Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

MEDITANDO SOBRE A NOSSA CURTA EXISTÊNCIA HUMANA



Esses dias de outubro tenho conversado bem mais com Deus, ouvido bem mais os sentimentos e observado bem mais o que me rodeia e os que me rodeiam e lendo e relendo alguns livros antigos e ainda, porque estamos em um mundo de mídias, vendo videos (no youtube) sobre as grandes épocas da humanidade e sobre as três ultimas décadas do século XX; e aí me veio um maravilhoso sentimento de esvaziamento - contemplar o mundo.

Pode parecer estranho para os leitores, pois somos de uma cultura mundista ocidental que está impregnada de materialismo e falar que se está se esvaziando, parece pouco prático ou muito retórico, apenas para os leigos.

Posto que tudo parece mesmo que nasceu há 10 mil anos no Oriente e que do meio do mundo para cá, nas Américas de apenas quinhentos anos, somos meio que uma civilização adolescente, as inúmeras criticas a esse tipo de pensamento não me afetam, mais - até 2014 sim;

Estamos próximos de virar mais uma década desse novo milênio e ainda corremos por aqui atrás do vento, como diz nos Salmos e pela fala de algum profeta esquecido no ano 700 A.C.

A loucura do dia a dia competitivo desse modo de vida americano dá-nos a todos nós um compromisso com a velocidade e com a qualidade (plástica) que apenas servem ao consumo e à estética voraz da juventude.

Músicas, teatro, jornais, livros, passeios em família, circo, pescarias, reuniões entre amigos para jogar cartas, pegadinhas ingênuas e um bom e velho bate-papo nas calçadas parece mesmo que ficaram esquecidas na década de 80 - não servem mais.

É uma grande pena que todos sejam deprimidos e espremidos por esse pensamento equivocado de "mordernidade" (assim mesmo a escrita) e de vida social digitalizada.

Como ser vivente vivemos aprendendo de um tudo e devemos guardar sempre a fé e a esperança em melhores dias, mas essa etapa de contemplar e de reviver coisas relmente importantes é sempre bom, espero que essa energia e esse sentimento chegue a mais pessoas para que na unidade da comunidade que somos todos nós, surja ao menos ao acaso, nova e melhor performance operativa de uma nova realidade e que seja menos plástica e veloz, um pouco mais de conteúdo e de liquidez servirá aos propósitos da nova geração.

Deus ajude às Américas.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb

Falando sobre o Voto Distrital Puro

Falando sobre o Voto Distrital Puro

Há na Câmara Federal há quase oito (08) anos um debate que anda esquecido desde o ano de 2020 (Pandemia mundial de COVID 19); tramitou naquela época

Economia de fronteira hoje

Economia de fronteira hoje

Saudações econômicas a todos os meus amigos e amigas, colegas profissionais liberais, aos leitores da minha coluna no GENTE DE OPINIÃO que me acompa

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Bom dia mundo maravilhoso. Eu Fui fabricado no Maranhão, pelo meu pai Francisco Paulo e minha mãe dona Erani, numa cidade chamada Buriti do Maranhã

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)