Aqui no estado as lideranças dos diversos segmentos empresariais apontaram desde o mês de fevereiro em reuniões com o governador Marcos Rocha diversos temas e pontos importantes.
São vários gargalos e problemas de ordem estrutural, orçamentário, legal e de burocracia injustificada.
Pois bem. Sob a articulação e a coordenação do deputado federal coronel Crisóstomo e das lideranças dos diversos segmentos do conesul, região da zona da mata, região central, vale do Jamari e das lideranças da parte norte inclusive a capital Porto Velho, hoje foram entregues ao presidente Jair Bolsonaro um resumo dessas demandas.
De acordo com o empresário Chico Holanda foi construído ao longo do mês de julho um documento estruturado que relaciona em torno de 32 ações específicas e diretrizes de curto, médio e longo prazo as diversas soluções para soltar amarras do empreendedorismo urbano e rural para o crescimento e desenvolvimento.
O grupo está sendo estruturado como Grupo de Ações do Empresariado de Rondônia (GAERO) e está composto inicialmente de 17 pessoas que desenvolve atividades na indústria, comércio, serviços, transporte, mineração e agronegócio.
Participaram lideranças políticas, jornalistas, técnicos e também o vice governador, os prefeitos de Costa Marques, Guajará Mirim e de Porto Velho, uma vez que alguns projetos apontado no documento resumo do grupo GAERO são dirigidos a promoção do desenvolvimento sustentável dessas localidades.
A reunião da comitiva com o presidente Jair Bolsonaro foi extremamente importante e diretiva. O presidente ouviu atentamente as apresentações divididas por setores e segmentos. Foram cinco os oradores e a mediação das perguntas e respostas ficou ao encargo dos parlamentares presente.
Destacando a importância da unidade de esforços entre o Estado e o mercado, Bolsonaro já promoveu ali mesmo o despacho oficial com os ministros da infraestrutura, agricultura e de Minas e energia.
Temas como desoneração tributária, transporte rodoviário e fluvial, ligação entre Porto Velho e Manaus, incentivo aos portos privados, redução da carga tributária sobre a cesta básica, plano de mineração, internacionalização do aeroporto de Porto Velho e pesquisa e inovação tecnológica para as cadeias da carne e do leite e ainda uma ampliação do comércio de fronteira com a Bolívia e os países andinos deve figurar na agenda do poder federal e certamente dos projetos da bancada federal de Rondônia.
Vamos apoiar e acompanhar os benefícios do desdobramento dessa eficiente e promissora iniciativa.
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)