Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

Ser ou não ser um filantropo - Por Aroldo Vasconcelos


Ser ou não ser um filantropo - Por Aroldo Vasconcelos - Gente de Opinião

No Brasil ontem comemoramos o dia da proclamação da república, quando em 1889 quando o Marechal Deodoro da Fonseca, liderando um levante politico e militar, derrubou a monarquia constitucional parlamentar que naquela época estava instalada com o poder sendo exercido pelo imperador D. Pedro II.
 
O anúncio feito pelo Marechal aconteceu na Praça da Aclamação, atualmente chamada de Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro, capital do país na ocasião.
 
L
​á se vão 128 anos e muita coisa mudou mesmo. Mas num país com tantos feriados, poucos sabem ou lembram desses fatos; pior: poucos tem tempo ou animo para debater ou discutir. Nesse pensamento, trago aqui, para nosso estado, para os dias de hoje uma plena realidade e uma necessidade.
 
Ser ou não ser filantropo. Para aqueles homens e mulheres com a bênção de ter e de ser mais que a maioria; digo isso em relação mesmo aos dons que temos e que movimentamos, sendo que num país com tantos desempregados, analfabetos de letras e "funcionais" e com muitos ricos, a classe média e a classe "média/alta" pode colaborar com o crescimento e o desenvolvimento de dias melhores para aqueles que não tem o mínimo.​
 
Falando apenas em quinhentos anos de América, gostaria de falar sobre essa característica que nós herdamos dos europeus, ajudar as pessoas por meio de filantropia e solidariedade.
 
Falando em nosso estado de Rondônia e na cidade de Porto Velho, temos muitos empresários e empreendedores bem sucedidos, homens e mulheres valorosos que colocam seus dons para a liderança de projetos individuais e coletivos que como resultado transformam e melhoram a vida, trazendo trabalho, renda e prosperidade.
 
Mas aqui temos muitos indivíduos sem oportunidades e que têm dificuldades de acesso ao básico da piramide de Maslow, vide a cidade de Porto Velho com seus atualíssimos indigentes e os altos índices de desempregados e miseráveis.
 
Para os próximos anos é muito importante que os bem-sucedidos possam abrir os olhos e os seus corações para essa prática da filantropia, apoiar e ajudar financeiramente projetos sociais de ajuda a alfabetização, segurança alimentar, reintegração social, formação básica e profissionalizante e também as questões relacionadas com a saúde e o esporte.
 
São projetos simples, de pequena envergadura que somados fazem a diferença; e também traduzem benefícios coletivos que transformam as relações humanas, trazendo alegria, objetivos e traz felicidade - para quem ajuda e para os que são ajudados.
 
Aos que estão de certa forma no topo da pirâmide vai um alerta e um pedido: salve a si e aos seus, seja amigo da humanidade, seja filantropo e mude para melhor a nossa cidade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O significado da Quaresma para cristãos

O significado da Quaresma para cristãos

No velho testamento existem várias simbologias que foram passadas de geração em geração para o povo no centro do planeta, na região chamada das aráb

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Todos estamos desde o ano passado, mês de dezembro, percebendo que a saúde do papa Francisco entrou em declínio, e isso se deu logo após seu anivers

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Brasil vive momentos de extremos desde 2014

Meus caros amigos e amigas, leitores dessa minha coluna desde 2015. Convido-os (as) a mais uma reflexão sobre nossa condição nacional, em termos pol

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

NOVEMBRO O MUNDO DISCUTE CLIMA NA COP-29

A reunião chamada de 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou como queira chamar de COP-29 será nos dias 11 a 22 de novemb

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)