Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cândido Ocampo

Ministra do STJ vem a Porto Velho participar do VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia


Ministra do STJ vem a Porto Velho participar  do VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia - Gente de Opinião

“A vida e a integridade física são bens supremos da humanidade, cuja eficiente proteção se faz dever precípuo do Estado, na sua ação de preservar as condições básicas de perpetuação da espécie e de manter a ordem e a tranquilidade indispensável à sobrevivência das comunidades”. 

E a classe médica, com seu vasto conhecimento científico, ganha relevância cada vez maior nesta nova aldeia global, onde tudo está interligado e o conhecimento já não é mais um bem intangível. 

Com esse foco, o VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, uma realização do escritório Cândido Ocampo Advogados Associados, trará a Porto Velho a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, e o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), jurista Raul Canal. Como palestrantes, eles farão companhia ao desembargador Raduan Miguel Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia, e ao presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremero), Spencer Vaiciunas - os dois palestrantes locais.         

Nas palestras programadas para o evento, serão abordados temas como negligência informacional, acesso ao Judiciário, segurança procedimental, dentre outros. Ocorrerão ainda debates importantes sobre a má formação profissional - que não é exclusiva da medicina, mas fruto de uma deterioração estrutural do ensino superior no país - e a perda da intangibilidade do médico, antes considerado um profissional intocável, incapaz de errar. 

Focado na classe médica, nos advogados e nos estudantes de Medicina e Direito, o Encontro de Direito Médico já se tornou uma referência sobre o tema em Rondônia, sempre organizado pelo escritório Cândido Ocampo Advogados Associados. 

“Com o aumento da oferta do ensino em Rondônia, o encontro de Direito Médico ajuda a esclarecer, de forma contextualizada, os profissionais da medicina e do direito - e os estudantes - a posição que a atividade médica se insere no ordenamento jurídico pátrio, com abordagens de temas importantes sobre responsabilidades criminal, civil, administrativa e ética relacionadas à profissão”, afirma o advogado Cândido Ocampo, coordenador-geral do evento. 

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia está programado para o dia 16 de agosto (sexta-feira), no auditório do Tribunal de Justiça, e conta com o patrocínio do Hospital Central de Porto Velho, Instituto São Pelegrino, Hospcor e Unimed-RO; e o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, da Associação Nacional de Direito Médico e Bioética (Anadem), do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia.

Mais informações e inscrição: www.direitomedicorondonia.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Direito na Medicina -  Autonomia médica e os planos de saúde

Direito na Medicina - Autonomia médica e os planos de saúde

                   Não é novidade que os médicos e medicas gozam de autonomia profissional, técnica, científica, acadêmica, cultural, etc. Não por ac

Direito na Medicina - Negligência informacional

Direito na Medicina - Negligência informacional

É inacreditável que ainda existam médicos que não obtêm de seu paciente o tão conhecido termo de consentimento esclarecido, documento que tem como ú

Pleno exercício da medicina

Pleno exercício da medicina

A lei 8.080/1990 (que regulamenta o SUS), em harmonia com a Constituição Federal, dispõe que a saúde é um direito fundamental, devendo o poder públi

Direito na Medicina - Autonomia compartilhada

Direito na Medicina - Autonomia compartilhada

O Código de Ética Médica (Resolução n. 2.217/2018, do Conselho Federal de Medicina) preservou como princípio fundamental da atividade a independênci

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)