Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

1º voto para Aloizio Vidal, em Jipa e região da BR, para Jesualdo - Por Carlos Sperança


1º voto para Aloizio Vidal, em Jipa e região da BR, para Jesualdo - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A fragmentação

Com tamanho número de postulantes ao Senado já é esperada uma baita fragmentação de votos. Como são duas cadeiras em disputa, temos uma verdadeira incógnita para o direcionamento para o segundo voto. Na capital tudo indica que o primeiro voto para Aloizio Vidal, em Jipa e região da BR, para Jesualdo. Mas isto será suficiente para barrar Confúcio, Raupp e Expedito?




Qual será a saída?


Há uma profusão de filmes e livros projetando a distopia da Terra castigada pelo descontrole climático. Nos mais radicais, a saída é via espaçonave. Nos mais otimistas, com o “salve-se quem puder” as pessoas procuram a selva. Aqui, ao contrário de sir Percy Fawcett, que desapareceu talvez mais ao Sul, encontram a chance de construir um mundo menos injusto.

O problema para o primeiro caso nem é a falta de espaçonaves, agora que entra em cena o inventivo bilionário sul-africano Elon Musk, mas de lugares providos de uma atmosfera similar à nossa, até prova em contrário única no universo.

Para o segundo caso – embrenhar-se na mata –, existe uma distopia ainda mais cruel: a Amazônia secar, perdendo umidade e verdor. Essa é a tese presente em estudo recente de cientistas da Universidade da Califórnia, que condenam a América do Sul e absolvem as florestas da África e da Indonésia.

Diante dessa ameaça, na inexistência de espaçonaves “made in Brazil” e na presunção de que estarão fora de nosso alcance as florestas africanas e asiáticas, arrematadas pelos chineses enriquecidos por sua capacidade de planejar e fazer, só resta seguir o conselho de vovô: “Sabendo usar, não vai faltar”.



Vale tudo

Este ano teremos mais um vale tudo nas eleições em Rondônia. Nos bastidores já se sabe, que o crime organizado já definiu vários candidatos na disputa da Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Temos amantes de políticos já em campanha a cargos eletivos, chantagistas, saqueadores dos cofres públicos. O cenário é de vala comum. É preciso separar o joio do trigo.


Uma infestação

Temos ma verdadeira infestação de postulantes ao Senado em Rondônia nesta temporada. Além do primeiro pelotão formado por Raupp e Confúcio (MDB), Expedito (PSDB), Jesualdo (PSB), Aluizio Vidal (Rede), e Fátima Cleide (PT), estão entrando na peleja Caetano Neto (Podemos), Miguel Monte, Maires de Carli, Bosco (PPS) e tantos outros, como grãos de areia na praia. Coisa de louco!


Só embolando

 No meio petista, tratando-se da sucessão presidencial, aos poucos uma parcela de dirigentes já começa a pensar numa alternativa ao detento Luis Inácio Lula da Silva, encarcerado na PF de Curitiba. Pintam como alternativas o ex-prefeito de São Paulo Fernando Hadadd e até o presidenciável pedetista Ciro Gomes. Esta definição se arrasta embolando a corrida presidencial.


Origem humilde

 A maioria governadores de Rondônia veio de camadas humildes de seus estados: o goiano Confúcio Moura já foi coveiro e PM antes de se tornar médico. O paranaense Daniel Pereira, bóia-fria, antes de se tornar professor. Lembrando que Valdir Raupp e Ivo Cassol (ambos, catarinenses) tinham sido caminhoneiros antes de entrar na política. Dos senadores, tivemos Amorim que foi empregado doméstico na Bahia


Via Direta

*** O PSB de Rondônia aguarda com ansiedade a recuperação de Chagas Neto, um dos seus puxadores de votos na temporada para Assembléia Legislativa *** Em Vilhena é grande a expectativa para a definição dos candidatos a prefeito na eleição suplementar marcada para junho *** No Vale do Jamari o elevado número de postulantes a Assembléia Legislativa preocupa os deputados estaduais eleitos pela região na batalha da reeleição. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Veja Mais

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)