Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

1º voto para Aloizio Vidal, em Jipa e região da BR, para Jesualdo - Por Carlos Sperança


1º voto para Aloizio Vidal, em Jipa e região da BR, para Jesualdo - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A fragmentação

Com tamanho número de postulantes ao Senado já é esperada uma baita fragmentação de votos. Como são duas cadeiras em disputa, temos uma verdadeira incógnita para o direcionamento para o segundo voto. Na capital tudo indica que o primeiro voto para Aloizio Vidal, em Jipa e região da BR, para Jesualdo. Mas isto será suficiente para barrar Confúcio, Raupp e Expedito?




Qual será a saída?


Há uma profusão de filmes e livros projetando a distopia da Terra castigada pelo descontrole climático. Nos mais radicais, a saída é via espaçonave. Nos mais otimistas, com o “salve-se quem puder” as pessoas procuram a selva. Aqui, ao contrário de sir Percy Fawcett, que desapareceu talvez mais ao Sul, encontram a chance de construir um mundo menos injusto.

O problema para o primeiro caso nem é a falta de espaçonaves, agora que entra em cena o inventivo bilionário sul-africano Elon Musk, mas de lugares providos de uma atmosfera similar à nossa, até prova em contrário única no universo.

Para o segundo caso – embrenhar-se na mata –, existe uma distopia ainda mais cruel: a Amazônia secar, perdendo umidade e verdor. Essa é a tese presente em estudo recente de cientistas da Universidade da Califórnia, que condenam a América do Sul e absolvem as florestas da África e da Indonésia.

Diante dessa ameaça, na inexistência de espaçonaves “made in Brazil” e na presunção de que estarão fora de nosso alcance as florestas africanas e asiáticas, arrematadas pelos chineses enriquecidos por sua capacidade de planejar e fazer, só resta seguir o conselho de vovô: “Sabendo usar, não vai faltar”.



Vale tudo

Este ano teremos mais um vale tudo nas eleições em Rondônia. Nos bastidores já se sabe, que o crime organizado já definiu vários candidatos na disputa da Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Temos amantes de políticos já em campanha a cargos eletivos, chantagistas, saqueadores dos cofres públicos. O cenário é de vala comum. É preciso separar o joio do trigo.


Uma infestação

Temos ma verdadeira infestação de postulantes ao Senado em Rondônia nesta temporada. Além do primeiro pelotão formado por Raupp e Confúcio (MDB), Expedito (PSDB), Jesualdo (PSB), Aluizio Vidal (Rede), e Fátima Cleide (PT), estão entrando na peleja Caetano Neto (Podemos), Miguel Monte, Maires de Carli, Bosco (PPS) e tantos outros, como grãos de areia na praia. Coisa de louco!


Só embolando

 No meio petista, tratando-se da sucessão presidencial, aos poucos uma parcela de dirigentes já começa a pensar numa alternativa ao detento Luis Inácio Lula da Silva, encarcerado na PF de Curitiba. Pintam como alternativas o ex-prefeito de São Paulo Fernando Hadadd e até o presidenciável pedetista Ciro Gomes. Esta definição se arrasta embolando a corrida presidencial.


Origem humilde

 A maioria governadores de Rondônia veio de camadas humildes de seus estados: o goiano Confúcio Moura já foi coveiro e PM antes de se tornar médico. O paranaense Daniel Pereira, bóia-fria, antes de se tornar professor. Lembrando que Valdir Raupp e Ivo Cassol (ambos, catarinenses) tinham sido caminhoneiros antes de entrar na política. Dos senadores, tivemos Amorim que foi empregado doméstico na Bahia


Via Direta

*** O PSB de Rondônia aguarda com ansiedade a recuperação de Chagas Neto, um dos seus puxadores de votos na temporada para Assembléia Legislativa *** Em Vilhena é grande a expectativa para a definição dos candidatos a prefeito na eleição suplementar marcada para junho *** No Vale do Jamari o elevado número de postulantes a Assembléia Legislativa preocupa os deputados estaduais eleitos pela região na batalha da reeleição. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Veja Mais

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)