Terça-feira, 6 de setembro de 2016 - 05h01
A contagem regressiva
Já correndo a contagem regressiva para as eleições de outubro, segue a tendência de pleito em dois turnos e com um primeiro pelotão ainda em vantagem, formado pelos candidatos Roberto Sobrinho (PT), Mauro Nazif (PSB) e Léo Moraes (PTB). Destes três postulantes, um deles já esta sangrando – o petista - pois teve o registro cassado pela justiça.
Não temos ainda uma configuração pronta desta campanha já que ela ainda não chegou no auge e existe uma multidão de eleitores indecisos ou dispostos a votar em branco ou anular o voto em protesto contra a classe política. Além disto, eleição na capital só se decide nos últimos dias – e com efeito manada, por isto não se pode dizer que este ou aquele candidato já esteja fora do páreo.
Afinal, Hildon Chaves (PSDB) vem crescendo, Ribamar Araujo (PR) indo bem no voto conservador e Willians Pimentel (PMDB) surpreendendo nos debates com outros candidatos, apresentando boas propostas. Isolado, Pimenta de Rondônia (PSOL) faz o que pode.
Os padrinhos
Durante o debate da Unir, entre os candidatos a prefeitura de Porto Velho, no final de semana, se descobriu que alguns deles têm padrinhos políticos. A saber: Hildon Chaves (PSDB) seria apadrinhado por Expedito Junior; Léo Moraes (PTB) seria afilhado de Ivo Cassol; Williams Pimentel (PMDB) por Valdir Raupp. Mais pra frente saberemos o “parentesco” dos demais postulantes.
Cadê as creches?
É grave a denuncia do deputado estadual Leo Moraes, formulada durante o debate da Unir, num confronto com o adversário tucano HIldon Chaves. Segundo ele, nas ultimas gestões (Sobrinho e Nazif) foram prometidas 40 creches e somente uma foi inaugurada. Mas então o que foi feito com os recursos? Quem tem culpa em cartório? Onde foi parar o resto das creches?
As ocupações
O prefeito Mauro Nazif (PSB), o mais cutucado durante o confronto entre os candidatos na Universidade de Rondônia, esclareceu que o problema de ocupações em Porto Velho já datam de quase 60 anos atrás, ao abordar a questão de invasões na capital. Como se sabe, Nazif já assumiu o cargo, tendo que resolver no seu primeiro dia de mandato no Palácio Tancredo Neves, o grave problema de ocupação no setor chacareiro.
Grito dos excluídos
Alguns setores do MST querem aproveitar o feriado de 7 de Setembro para manifestações contra o governo Temer em todo território nacional. Rondônia esta entre os três estados com os problemas mais graves no campo, liderando alguns quesitos, como queimadas e trabalho escravo nas fazendas. E é o primeiro do ranking de chacinas. Atualmente o Vale do Jamari é palco das disputas sangrentas.
Em campanha
Mesmo com o registro da sua candidatura cassada no último sábado (ele diz que vai recorrer mais uma vez), o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho fez campanha no bairro Ulysses Guimarães e cercanias no final de semana, ao lado da vereadora Fatinha. Lembrou que fez mais asfalto que todos os antecessores juntos naquela região e que tem bons projetos para aquele entorno se voltar ao Paço Tancredo Neves.
Via Direta
*** As coisas continuam tumultuadas nas inscrições para a casa própria em Porto Velho *** Todo dia tem confusão por falta de senhas disponíveis aos interessados*** O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) vivencia uma gangorra com recursos judiciais que já afetam sua campanha *** Ora é candidato, ora esta inelegível, conforme bombardeio das forças adversárias *** Mesmo com o pau cantando, com o nome sangrando, o petista segue insistindo que esta nas paradas.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu