Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança


O custo do poleiro

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Permanecer no poleiro do Planalto se tornou um objetivo dispendioso para o presidente Michel Temer, que por conta do medo de ser cassado já liberou cerca de R$ 1 bilhão em emendas parlamentares para os congressistas e já prepara um pacote de bondades para agradar governadores e prefeitos. É bom que se diga que a liberação de recursos das chamadas emendas impositivas é um artifício legal, previsto na lei, só que os recursos foram adiantados com a finalidade de agradar a base aliada.

A articulação da liberação de recursos para deputados e senadores não é algo novo no Congresso Nacional em casos de ameaça de impeachment. A ex-presidente Dilma Rousseff chegou apelar para o mesmo expediente, mas sua situação já era insustentável, e deu no que deu, com o afastamento aprovado.

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Conseguindo reverter uma situação que lhe era claramente desfavorável, o presidente Temer já sinaliza ter encontrado as condições para encerrar o mandato, mesmo com o mundaréu de acusações que paira sobre si e de escândalos que eclodiram no seu governo. Com o apoio do PSDB, que detém a terceira maior bancada no Congresso se vê que já salvou o pescoço.



 

Ponte no Abunã


Vídeo SICTV

Quem passa pela BR 364 com destino a Extrema e Nova Califórnia constata na altura do Abunã, a construção da ponte sobre o Rio Madeira em passos de tartaruga. Certamente o contingenciamento de recursos da União afetou o andamento da obra e o que se vê é que tantas outras iniciativas federais estão ameaçadas sequer sair no papel nos próximos anos. Urge chiadeira da bancada federal para reverter à situação.

Audiência hoje

Por falar de obras paralisadas e catimbadas em Rondônia, a Comissão de Infraestrutura do Senado realiza hoje em Brasília audiência pública para cobrar a restauração da BR 364, na extensão rondoniense de quase 1000 quilômetros e a liberação do embargo da recuperação do meião da rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus. Que os senadores aproveitem também para cobrar outras demandas como a dragagem do Rio Madeira.

A difícil reeleição

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O que mais se constata nos meios populares é o desafio da reeleição dos deputados estaduais, federais e senadores. No ponto em que esta a revolta do povão com a classe política, só os representantes que mostrarem muito trabalho e que estiverem “pitocos” (sem rabos com a Lava Jato, propinodutos, negociatas etc) conseguirão superar o desafio de serem reeleitos. Esta muito difícil separar o joio do trigo.

Criando farofeiros

Com a decisão das companhias aéreas de cobrar alimentação nos vôos nacionais, sem dúvida teremos a criação de uma geração de farofeiros no ar, como ocorre em algumas caríssimas praias brasileiras. O colunista que vos fala, por exemplo, já levará consigo em viagens futuras, asinhas de frango com farofa, macaxeira frita, pupunha cozida e bolo de fubá. Ègua!  Tche! Uai! Nesta época junina, milho cozido também.

Em todos os níveis

Em novo depoimento, o poderoso dono da JBS, J. Batista confirmou que o presidente Michel Temer é o grande chefão de uma organização criminosa formada por congressistas e ministros. Em Rondônia, não faz muito tempo foi desvendadas Orcrins com envolvimento de deputados, secretários de estado e vereadores. Como se vê, a rapinagem ocorre em todos mos níveis.

Gente de Opinião
.

Via Direta

*** Remédios para gripe e conjuntivite movimentam as farmácias na capital *** È o início do verão, com fumaça e poeira na periferia *** Alguns secretários do governo Confúcio são considerados candidatos de ponta nas eleições do ano que vem *** Casos de Emerson de Castro, chefe da Casa Civil a Câmara dos Deputados, Willians Pimentel e Neiva de Carvalho para a Assembléia Legislativa *** No caso do diretor do DER indicado por deputados, criou-se um poderoso predador...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)