Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017 - 05h03
O boom nos presídios
Os presos pelo tráfico de drogas aumentaram quase 500 por centodepois que entrou em vigor a Lei das Drogas que endureceu a legislação. Por isto estima-se que 1/3 dos da população carcerária no País esteja detida por tráfico ocasionando uma grave superpopulação nas penitenciárias brasileiras.
A Lei das Drogas mudou radicalmente o perfil dos detentos em uma década. Antes a maioria dos encarcerados era constituída por prisioneiros que atentavam contra o patrimônio, como furtos e roubos. Hoje o predomínio é dos traficantes e nas capitais dos estados de Rondônia, Acre e Amazonas o índice chega até 70 por cento dos detentos.
Conforme recente levantamento do G1, a lei endureceu as penas para os traficantes, mas teve um efeito perverso para os usuários e pequenos traficantes. O boom dos presos por tráfico ajuda a superlotação dos presídios no País. Constata-se ainda que a crise nas cadeias, liderada pelos cartéis de drogas, tem tudo a ver com a disputa pelo mercado de entorpecentes nos estados.
Deputados em cana I
Alguns ex-deputados estaduais condenados depois de operações da Policia Federal cumprem penas nos presídios de Porto Velho, outros estão usando tornozeleiras eletrônicas, e tantos outros estão foragidos. Atrás das grades, cuidando de hortas estão Amarildo Almeida (Ouro Preto) e o ex-presidente da Assembléia Legislativa Natanael Silva (Porto Velho).
Deputados em cana II
Com tornozeleiras eletrônicas e com o facho baixo, estão o ex-presidente da Assembléia Legislativa Valter Araujo (PTB-Porto Velho), João da Muleta (PMDB -Jaru) e Ronilton Capixaba (PTB-Ouro-Preto do Oeste). São considerados foragidos, os ex-presidentes da Assembléia Legislativa Marcos Antonio Donadon (PMDB), e Carlão de Oliveira (PSDB-Alta Floresta) além da deputada Ellen Ruth (Porto Velho)
Expansão da soja
A rápida expansão da soja em Rondônia no Cone Sul, na região da 429, Zona da Mata e Vale do Jamari e, agora também em Porto Velho já esta atraindo produtores da leguminosa do sul do país e do Mato Grosso para aquisição de terras. Como conseqüência já se constata uma alta de preços na região de VIlhena e de Cerejeiras o que tende a ocorrer também nas novas fronteiras da soja no estado.
Ritmo Nazif
Até pequenos reparos em canteiros centrais de avenidas de custo baixo - mas importantes para reduzir acidentes – estão sendo chutados para o final de março pela Secretaria de Obras de Porto Velho que adotou o “ritmo Nazif” também com relação às ruas interrompidas com crateras caso do bairro Mato Grosso. Seria o atual secretário de obras “parente” dos Nazifs?
Homenagem
O senador Álvaro Dias (PV-PR) prestou homenagem no Congresso Nacional, já constando nos anais do Senado, a falecida pioneira rondoniense Ada Saraiva, que foi uma das primeiras professoras do antigo território federal de Rondônia. Ela é genitora do sociólogo Samuel Sales Saraiva, que reside em Washington (EUA) e Jaymar Saraiva que se estabeleceu em Manaus.
Via Direta
*** A Defesa Civil de Porto Velho voltou a manifestar sua preocupação com as famílias que insistem em permanecer em áreas de risco *** Todo ano a prefeitura enfrenta a mesma novela para retirar os flagelados às margens do Rio Madeira e afluentes *** O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) ainda não definiu seu projeto político em 2018 *** Os amigos apostam que ele vai disputar uma cadeira ao Senado.
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad
O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País
O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e