Terça-feira, 4 de outubro de 2016 - 22h01
Fiscalização frouxa
Agora, além da pirataria com assaltos nas embarcações que cruzam os rios da Amazônia, mais roubos de minérios e de madeiras nobres, a região Norte do pais assiste a pratica da biopirataria com supernavios estrangeiros roubando águas dos mananciais dos grandes rios amazônicos. É a chamada hidropirataria que já vem ocorrendo já certo tempo no caudaloso Rio Amazonas conforme chegam às informações aos cientistas e autoridades brasileiras.
Navios enormes, como os superpetroleiros, são usados na prática abusiva e até agora a Agencia Nacional de Águas (ANA), mesmo considerando a coisa ilegal não tomou as providências cabíveis, justificando que ainda não recebeu denuncias e com sito não tem condições legais para agir.
A ANA, segundo seus dirigentes ainda aguardam uma posição oficial para então agir em conjunto com a Marinha e a Policia Federal numa operação que se estenderá pela foz dos rios de toda região Amazônica próxima ao Oceano Pacífico. A defesa das águas brasileiras esta na Constituição Federal, no artigo 20 que trata dos bens da União. Em seu inciso III, a legislação determina que rios e qualquer corrente de água no território nacional, inclusive o espaço do mar territorial pertence à União.
Festa tucana
Os tucanos festejaram a primeira colocação do candidato Hildon Chaves na eleição da capital e logo em seguida traçaram os rumos da campanha no segundo turno dia 30. O clima é de otimismo e no campo de estratégia ficou acertado que não haverá acordos com nenhum grupo partidário para evitar a negociação de cargos e o comprometimento da futura gestão.
Lambendo as feridas
Já, com relação ao candidato petebista Leo Moraes – considerado na aldeia suspeito de ter comprado pesquisas para ficar em primeiro lugar no primeiro turno – depois de lamber as feridas da derrota para o tucano, tratou logo de montar a estratégia para o segundo turno. Ficou decido que não será aceito o apoio do petista Roberto Sobrinho e tampouco do atual prefeito Mauro Nazif que certamente trariam junto desgastes para a campanha.
A tendência
Sem precisar usar o expediente de pesquisas, o que se vê agora é uma continuidade do efeito manada em andamento a favor do tucano. A tendência neste segundo turno é de uma expressiva vitória do ex-promotor Hildon Chaves. Deve levar pau à vontade do adversário (agora em desvantagem) a partir de agora já que não aceitou apoio nem de Nazif e tampouco dos petistas e de Confúcio. Vai enfrentar uma campanha dura no segundo turno, com jogo pesado.
Cassol voduzante
Considerado um pé de coelho às avessas nas eleições de Porto Velho – três candidatos já foram derrotados na capital com seu “apoio” – o senador Ivo Cassol esta fechado com Leo Moraes, mas sua presença foi evitada no primeiro turno. Pois é, o pé frio do Ivo tinha dois candidatos a prefeito na capital nesta temporada: Leo e Ribamar. O segundo já ficou no meio do caminho e Leo já despencou na reta de chegada do primeiro turno e tem tudo para ter o mesmo destino de Leoni, Garçon e Mário Português nas urnas.
Um percalço
Por ter escolhido um candidato pesado como um cargueiro da FAB lotado de chumbo, o PMDB pagou o preço pela escolha de um postulante a prefeito pouco competitivo. Com isto, o governador Confúcio Moura que se empenhou pessoalmente na eleição de Willians Pimentel tubulou gloriosamente junto. O mesmo ocorreu com o presidente da ALE Maurão de Carvalho, que foi às ruas tocar a campanha de Pimentel. Confúcio deve sair ao Senado e Maurão ao governo e a dobradinha já teve o seu primeiro percalço.
Via Direta
*** O dirigente Adelino Follador, dos Democratas comemorou as vitórias do partido em Ariquemes (em coligação) e nos municípios de Cacaulândia e Montenegro com candidaturas próprias *** Fazendo um balanço do crescimento do PSDB no estado o presidente regional Expedito Junior festejou os resultados tucanos em Porto Velho e Rolim de Moura, seus redutos eleitorais mais importantes *** A prefeita Lebrinha (PMDB) foi muito festejada pelas lideranças do partido por sua reeleição em São Francisco.
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri