Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018 - 22h15
A herança de Confúcio
Ao se afastar do governo do estado em abril para se desincompatibilizar do cargo e assim disputar uma cadeira ao Senado nas eleições de outubro, o governador Confúcio Moura (MDB) deixará uma boa herança para o seu fiel escudeiro, o vice Daniel Pereira (PSB) também já cotado nos bastidores para encarar a oposição nesta temporada. Além do pagamento em dia, o mandatário terá para si o recorde de crescimento econômico obtido ainda na sua primeira gestão com 11 por cento do PIB, enquanto o País patinava em números negativos.
Sem enumerar as obras já realizadas – e também existiram os equívocos – Confúcio tem na explosão do agronegócio o seu motor. Ele quer encerrar sua administração até abril com mais uma grande iniciativa: trata-se da estrada que ele denomina de Transrondônia, criando uma Nova fronteira agrícola dentro do estado, desde Pimenteiras no Cone Sul Rondônia, na fronteira com a Bolívia, até as margens da BR 364.
Numa região pujante, com o plantio da soja, milho e algodão e com um dos maiores rebanhos bovinos do estado, os agricultores rondonienses terão mais 200 mil hectares de terras dispon
Cartas na manga
O PSDB enviou release à imprensa tratando da pré-candidatura do ex-prefeito de Porto Velho Jose Guedes ao governo do estado. Guedes deve ter algum carta na manga para as convenções de julho, já que o controle do diretório estadual dos tucanos ainda esta nas mãos do ex-senador Expedito Junior. Como também existe a hipótese de Expedito e seu grupo deixarem o tucanato, aí então o caminho estaria aberto para o ex-alcaide.
Esperando o verão
O prefeito Hildon Chaves (PSDB) completa 14 meses de gestão e vivencia um ano de alagações em Porto Velho e de uma nova cheia no Rio Madeira. A cidade, como em todo inverno amazônico se transforma num monumental igapó e em alguns bairros as maquinas da municipalidade nem conseguem acesso devido aos lamaçais formados. Em alguns casos o jeito é suportar o desgaste no osso do peito e esperar o verão.
Mais mulheres
O Ministério Público Eleitoral-MPF esta realizando uma campanha de conscientização para ampliar o numero de mulheres disputando cargos eletivos. Conforme o órgão, as mulheres correspondem hoje a mais da metade do eleitorado brasileiro e sua participação nas urnas tem sido pequena. A Procuradora Raquel Dodge esta se empenhando, citando que o Brasil esta muito abaixo no ranking de países com participação feminina. Em Rondônia os partidos têm dificuldades até de completar as cotas de candidatas para as eleições.
Nas eleições
Ainda sobre a questão da participação das mulheres na política, no entanto, no pleito deste ano é bem possível que as mulheres ampliem a representatividade. Nomes de peso, além das deputadas Marinha Raupp (MDB) e Mariana Carvalho (PSDB) estão entrando nas paradas como poderosas postulantes a Câmara Federal, entre elas Yeda Chaves (Porto Velho), Claudia Moura (Ariquemes), Jaqueline Cassol (Cacoal), Silvia Cristina (Ji-Paraná) e Ada Dantas (Porto Velho), entre tantos outros nomes que circulam por Rondônia afora no segmento feminino.
Sob desconfiança
A criação do cenográfico Ministério da Segurança pelo presidente Temer já nasce sob desconfiança da opinião pública. Afinal, há um ano foi lançado o Plano Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro - cidade e estado mais afetado pelo crime organizado - e até hoje o projeto não saiu do papel. Escalado para o cargo, o ministro Julgman também não merece credibilidade com tantas promessas não cumpridas na esfera da segurança nos estados.
Via Direta
*** O Estado do Ceará virou um monumental Ceasa – leia-se centro distribuidor - de drogas no Nordeste *** Na Amazônia o “Ceasa” das drogas esta montado em Rondônia, recebendo maconha do sul do país e exportando cocaína para lá *** O tempo passa e no domingo completou 20 anos do falecimento do jornalista Emir Sfair, um dos idealizadores da criação deste Diário *** Vem aí um cenário de congestionamento de candidatos a Câmara dos Deputados no Vale do Jamari para o pleito de outubro.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu