Terça-feira, 6 de dezembro de 214 - 05h31
Tudo paralisado
As últimas operações policiais em Rondônia, levando para cadeia tubarões locais, deixaram o governo estadual quase paralisado no tocante à formação do novo corpo de secretários e nas articulações para garantir a eleição de aliados na mesa diretora da Assembléia Legislativa. O próprio governador Confúcio Moura admite que esta acuado e que precisa de paz para enfrentar “uma verdadeira guerra”.
Embora a maior parte da população ainda não esteja sentindo os efeitos da batalha para afastar o atual governador, tudo o que esta acontecendo já afeta a governabilidade. Ao meio de uma situação crítica, o governador conseguiu dar conta de pagar as parcelas do décimo terceiro e o cronograma de pagamento do funcionalismo esta mantido para o final do mês.
Não fosse a prioridade ao pagamento dos servidores e fornecedores, Rondônia poderia ter entrado num buraco negro. Mas urge soluções para o impasse criado, uma vez que o governador já não pode contar mais com maioria no Legislativo. Cada leva de projetos exige uma nova negociação com os deputados.
Temos um governador lutando bravamente para se manter e uma oposição fustigando o Palácio Presidente Vargas com bombardeio ininterrupto.
Com tornozeleira
Dois expoentes da política de Rondônia – quem diria – o ex-governador Ivo Cassol, atual senador e o ex-presidente da Assembléia Legislativa Valter Araujo estão no bico do corvo. Cassol, condenado em todas as instâncias, deve ser preso ou receber tornozeleira eletrônica nos próximos dias. Valter Araujo, já em liberdade, para tratamento de saúde, na mesma toada. Coisa de louco!
Mais escândalos
A opinião pública se pergunta e “agora, qual será o próximo escândalo em Rondônia? Entre tantos, esta para estourar mais um caso de emendas parlamentares atingindo muitos prefeitos, políticos e empresários envolvidos, de Papagaio, no extremo norte rondoniense a Che Guevara, na Zona da Mata. Vamos ter mais choro e ranger de dentes nestas bandas.
Xaropão pune
O presidente regional do PSD, deputado federal Moreira Mendes, promete punir os envolvidos do seu partido no caso do espaço alternativo. Como se sabe, o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni foi um dos presos na Operação Platéias e ele quer dar uma resposta à sociedade. Em questão de posicionamento o PSD de Moreirão esta a frente dos outros partidos, sempre se manifesta, seja a favor ou contra.
Lando na boa
O deputado federal Amir Lando (PMDB) ficou na primeira suplência para a próxima legislatura e sua boa estrela deve lhe garantir a titularidade já que existem dois eleitos enrascados com a justiça: Lindomar Garçon (Porto Velho) e Lucio Mosquini (Ouro Preto do Oeste). Lando deve ser bom em voduzar os outros já que sempre acaba numa boa, como já ocorreu em duas situações anteriores.
Os barrados
Tivemos quatro deputados estaduais de Porto Velho barrados no baile nas eleições de outubro deste ano. São eles Cláudio Carvalho) e Epifânia Barbosa (PT), Flávio Lemos (PR) e Zequinha Araujo (PMDB). Todos já se preparam para se reabilitar na política disputando cadeiras a Câmara de Vereadores, onde todos começaram a carreira política.
Via Direta
*** Em visita ao Diário, o jornalista Osmar Silva agradeceu o apoio e a parceria do SGC durante sua gestão no DECOM *** Em seu lugar assumiu Domingues Junior por indicação do chefe da Casa Civil, Emerson Castro *** Ao meio de racha entre deputados, Assembléia Legislativa se prepara para votar a Lei Orçamentária, sempre alvo de polêmicas na Casa de Leis.
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri