Sábado, 15 de julho de 2017 - 23h33
Mutirões nos presídios
Entrou em pauta no Congresso projeto de lei destinada a dar solução mais rápida para o problema de superlotação nos presídios brasileiros. A proposta foi elaborada por uma comissão especial e altera a Lei de Execução Penal para realizar mutirões nos presídios com lotação máxima e, em último caso, antecipar a liberação dos presos.
A sessão deliberativa deverá apoiar um texto que estipula que sempre que um estabelecimento penal atingir a capacidade máxima deverá promover mutirão para verificar a situação dos presos ali recolhidos. Se, mesmo, após isto, a lotação não for normalizada, deverá ser antecipada a liberdade dos detentos mais próximos do fim de cumprimento da pena.
Segundo a Agência Senado, O projeto entrou em regime de urgência e ainda carece de parecer da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) que poderá ser emitido em plenário pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA). A proposta é uma resposta do Senado a crise penitenciária vivenciada pelo país.
Eleições 2018
A precipitação da campanha 2018 rola pelo estado aforacom os postulantes ao governo e ao Senado correndo trecho e gastando a sola das botas. Ao governo temos dois candidatos definidos – Acir Gurgacz (PDT) e Maurão de Carvalho (PMDB) que passarão pelo crivo das convenções partidárias em julho do ano que vem. Ao Senado, brigam por duas cadeiras Valdir Raupp, Confúcio Moura (os dois do PMDB), Expedito Junior (PSDB) e Jesualdo Pires (PSB).
Cenário provável
Neste cenário acima, apenas Acir Gurgaz (PDT), Expedito Junior (PSDB), Valdir Raupp (PMDB) e Jesualdo Pires (PSB) tem controle dos seus diretórios para garantir suas postulações. Maurão de Carvalho e Confúcio Moura dependem da boa (?) vontade de Valdir Raupp que detém o controle da legenda peemedebista para entrarem na disputa. Sendo preteridos podem pular para ouras siglas já que teremos uma janela para mudanças.
As alianças
Durante toda a semana o senador Acir Gurgacz percorreu o interior de Rondônia mantendo contatos, realizando reuniões partidárias e visitando as bases. Nas visitas aos órgãos de imprensa de Vilhena, Colorado e na Bacia Leiteira anunciou que o PDT terá aliança com o PSB, PPS, PV e PSC. Já, Maurão de Carvalho confirmou que já conta com o apoio do DEM de Marcos Rogério e do PTB de Nilton Capixaba, além de outras siglas já contatadas.
O v e r b o o n k i n
Sobre a Operação Overbookin, envolvendo três ex-presidentes da Assembléia Legislativa no fretamento de aeronaves como taxi aéreo para a casa de leis, o deputado Hermínio Coelho (PDT-Porto Velho), esclareceu que quando assumiu o comando do Poder Legislativo estadual em 2012 foi o responsável pelo encerramento do contrato com a empresa de táxi aéreo. Ele se sentiu injustiçado ao ser colocado no que chamou de “vala comum”.
Um replay
O município de Pimenta Bueno sofre um replay de uma situação que aconteceu na década de 90, com entrada e saída de prefeito durante meses, até a decisão final sobre cassação de mandato. Desta vez a situação envolve a prefeita Juliana Roque (PSB), que a cada afastamento retorna a função com liminar. Agora o TRE manteve Julieta no cargo, mas a decisão final foi chutada para outubro.
Via Direta
*** O PDT se reuniu com aliados em Ji-Paraná ontem para traçar diretrizes para a Campanha do ano que vem *** O PSOL deve liderar a Frente de Esquerda com a candidatura de Pimenta de Rondônia ao governo do estado *** Ernandes Amorim confidenciou a amigos que entra na peleja por uma cadeira na Câmara dos Deputados *** Seu rival na região será o ex-deputado estadual Tziu, já que o ex-prefeito Lourivaldo desistiu da parada para disputar cadeira a ALE-RO.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu