Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A redução de vereadores - Por Carlos Sperança



O bom exemplo vem do jovem município de Rolim de Moura, na Zona da Mata rondoniense, onde a Câmara de Vereadores reduziu de onze para nove o numero de edis para a próxima legislatura que começa em 2017. A edilidade local encontrou sintonia com a opinião publica e tem consciência dos tempos de crise em que passa o país e aquela municipalidade.

Em Rondônia, o primeiro município a reduzir o numero de vereadores foi Cacoal, nos idos do então presidente do Legislativo José Emilio Mancuso Paulista. Já se passam mais de duas décadas e posteriormente, Paulista foi deputado, faleceu depois de ter renunciado ao mandato na década passada.

Já, em Porto Velho, onde os vereadores só têm causado escândalos e aumentado o numero de representantes – são 21 quase o numero de deputados estaduais – a Câmara Municipal tem sido prodigiosa em maracutaias, farra de diárias e alguns da atual gestão até foram até presos pelo envolvimento com o crime organizado. Proliferam os fichas sujas e com isto os gastos só foram contidos na marra, por determinação da justiça.


O limite de gastos

Numa iniciativa elogiável, o Senado se mostra disposto a limitar os gastos das assembléias legislativas onde reinam as grandes farras com o dinheiro publico, seja em viagens de parlamentares levando assessores, excesso de funcionários (muitos fantasmas) e a farsa das diárias que  prolifera de forma prodigiosa.

Neste sentido, a casa de leis aprovou na última terça feira, em primeiro turno, a limitação dos custos das Assembléias Legislativas. A proposta de emenda a constituição é de autoria do senador João Capiberibe e ganhou emenda da relatoria para estabelecer que a despesa anual do Legislativo estadual não pode exceder despesa realizada no exercício financeiro do ano anterior.

O repasse de recursos superior a esse limite, bem como a realização de despesa acima dele, passa a constituir crime de responsabilidade. A norma vale também para a Câmara Legislativa do Distrito Federal e para os tribunais de contas dos estados e do Distrito Federal.


Eleições 2016

A redução de vereadores - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com eventos importantes envolvendo possíveis postulantes a prefeitura de Porto Velho, a capital vai sediar dois encontros neste final de semana. Um do PRB, que pode lançar a pré-candidatura do deputado federal Lindomar Garçon e outro do PTB, quando lideranças nacionais do partido estarão prestigiando o lançamento da pré-candidatura do emergente deputado estadual Léo Moraes.

Por sua vez, ainda não existe data para o lançamento oficial da postulação a reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB). O alcaide já esta tocando seu projeto de reeleição e fez todo tipo de inauguração de obras inacabadas – como o terminal de transbordo de passageiros – para mobilizar e dar esperança de reação aos seus seguidores. Ele mantém a aliança que lhe proporcionou a eleição em 2012 e se reforçou com  lideranças que eram ligadas ao grupo político de Garçon na eleição passada como Marcelo Reis, Jair Montes etc.

Enquanto as movimentações partidárias começam a evoluir, o PSDB promete arrastar a novela de seu candidato até o final das convenções em meados de agosto. A legenda tem uma candidata – que é Mariana Moraes – e um eventual substituto, Hildon Chaves.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)