Quarta-feira, 22 de março de 2017 - 23h33
A reforma política
Ainda na fase de debates, o que se vê é que esta muito distante um acordo para a reforma eleitoral brasileira tão procrastinada há décadas no Congresso Nacional. A última previsão emitida pelos parlamentares é que a proposta seja votada pela Comissão Especial no mês de abril, passando por votação na Câmara dos Deputados em maio e em junho, finalmente chegara ao Senado para ser apreciada.
Um modelo de transição esta em estudos e só entraria em vigor em 2022. O relator da proposta da reforma eleitoral deputado Vicente Cândido (PT-SP), no entanto, pede que o financiamento de campanha e o sistema de lista fechada já funcionem nas eleições do ano que vem.
O relator explica que pretende colocar no texto do seu relatório que o financiamento de campanha seja dividido entre recursos públicos (70%) e a contribuição de eleitores (30%). Para doações privadas ele estabelecerá o valor equivalente ao salário mínimo como teto, além da restrição de autofinanciamento para evitar vantagem dos candidatos mais ricos.
Pior cenário
Conforme recente levantamento da conceituada Fundação Abrinq, a região Norte concentra um dos piores cenários no que se refere às estatísticas da mortalidade infantil no Brasil. Com certeza devem influenciar nesta situação em Rondônia e no Amapá os seus índices terceiro-mundistas de saneamento básico, água encanada e coleta de esgoto, onde capitais como Porto Velho e Macapá mantêm os piores índices do país
Raupp sangrando
Com a Polícia Federal e a Operação Lava Jato no pé, e se tornando a bola da vez da mídia com mais um pedido e inquérito do STF, o projeto de reeleição do senador Valdir Raupp começa a sangrar. Seu envolvimento com recursos de propinas doados ao PMDB – foram 2 milhões e destes quase R$ 500 mil destinados a ele – tomam conta dos noticiários e fica cada vez mais difícil alguém acreditar na sua inocência, além de Confúcio e Maurão de Carvalho.
A importação
Já tramita no Senado projeto de lei que autoriza a importação de remédios para doenças raras. Conforme a proposta da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) para a liberação e autorização do registro do medicamento estrangeiro destinado ao tratamento destas doenças não poderá haver similar no país e o remédio terá que ser prescrito por um profissional de saúde. A matéria esta na comissão de assuntos sociais recebendo emendas.
Troca
Aproxima-se um troca- troca de partidos com a abertura de mais uma janela. O deputado estadual Leo Moraes, atualmente no PTB, estuda convites de outras agremiações. Ele é candidato de ponta a Câmara dos Deputados. Também o deputado federal Luis Claudio, que será preterido por Jaqueline Cassol na disputa a Câmara Federal, tem conversado com dirigentes de outras legendas em busca de acomodações e poderá deixar o PR.
Apetite voraz
Especula-se nos bastidores políticos de Porto Velho, que as dezenas de comissionados demitidos durante o mês de março na administração tucana de Hildon Chaves ocorreram tendo em vista rachas partidários e a necessidade de atender o voraz apetite dos vereadores que cobram da gestão local mais indicações de cargos para serem vacas de presépio na Câmara de Vereadores. Será?
Via Direta
*** Com várias frentes de obras – principalmente mutirões de limpeza – o prefeito Hildon Chaves vai enfrentando o período chuvoso como pode *** No entanto, a Operação Tapa buracos não dá conta de tanta demanda em Porto Velho *** Os crimes de pistolagem tão freqüentes em Ariquemes e no Vale do Jamari estão se espalhando por outras regiões do estado *** A bandidagem tomou conta do pedaço diante da inércia da segurança pública.
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad
O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País
O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e