Sábado, 23 de julho de 2016 - 22h22
A titulação em Rondônia
Com graves problemas fundiários no estado, que diga-se de passagem, já ocasionaram chacinas de repercussão nacional, como o estrondoso caso Corumbiara no cone sul rondoniense, finalmente o governo do estado e o INCRA se entenderam para agilizar os processos de regularização de terras. A cobrança é enorme, o desafio é grande e a União também poderia colaborar neste sentido dando mais celeridade ao programa Terra Legal que anda a passos de tartaruga.
A sonhada paz do campo passa por entendimentos das esferas estaduais e federais. Só com isto será possível reduzir os atritos que vem ocorrendo nas regiões polarizadas por Ariquemes (Vale do Jamari) e Vilhena (região sul do estado) e mais recentemente no Vale do Guaporé com a ocupação das terras na região de fronteira.
Tratada agora como prioridade pelo governador Confúcio Moura e pelo superintendente do INCRA Cletho Muniz de Brito, a regularização fundiária também terá apoio da bancada federal através de emendas parlamentares reforçadas. Os primeiros títulos fundiários emitidos devem ser entregues aos colonos no próximo mês de agosto.
HIldon na cabeça
Com a desistência da deputada federal Mariana Carvalho em disputar a prefeitura de Porto Velho o PSDB colocou em evidência o nome do ex-promotor Hildon Chaves que era o plano B do cacique Expedito Junior. Ligado a educação, o empresário é um nome novo, pitoco, tem um bom discurso e pode crescer durante a campanha eleitoral.
Mais candidatos
Sem a tucana Mariana Carvalho na disputa, a tendência é que a eleição na capital atinja até nove candidatos nesta temporada. Bem mais do que nos pleitos passados. Seriam eles: 1- Mauro Nazif (PSB) 2-Léo Moraes (PTB) 3- HIldon Chaves (PSDB) 4- Willians Pimentel (PMDB) 5- Pimenta de Rondônia (PSOL) 6- Ribamar Araujo (PR) 7 – Roberto Sobrinho ou Sid Órleans (PT) 8-Odacir Soares (PROS) 9 –Edgar do Boi (PSDC)
Festa do PMDB
Do lado do PMDB, escoltado por quatro siglas (aparentemente aquelas consideradas de aluguel) o ex-secretário de saúde Willians Pimentel terá hoje seu nome homologado nas dependências do Clube Talismã, pelos convencionais do partido para disputar a prefeitura de Porto Velho aonde também foi secretário da Saúde e viveu dias. Ele vai depender muito de Raupp, Confúcio e Maurão para decolar.
Dia do escritor
Os escritores de Rondônia se confraternizam nesta segunda feira, dia 25, num evento promovido pelo presidente de uma das entidades que reúne a categoria, que é Júlio Olívar (Academia de Letras do B). Pelo que tenho conhecimento é a primeira vez que a classe se reúne para comemorar o Dia do Escritor em Rondônia nas últimas décadas. A renovação das entidades, como se vê, gera inovações.
PEC dos senadores
De autoria do senador Álvaro Dias (PV-PR), a Proposta de Emenda Constitucional 67/2007 prevê a redução de 3 para 2 senadores da República por estado. Pense em algo difícil para ser aprovado em ano eleitoral: a reeleição dos senadores já é difícil para 2018 com tanto desgaste da classe política e pode se imaginar as dificuldades com a redução das cadeiras...
Via Direta
*** PMDB e DEM e acertaram em Ariquemes e montaram uma forte chapa para enfrentar o prefeito Lorivaldo Amorim (PDT)*** O Acre já vivencia sua pior seca dos últimos 45 anos. Rondônia esta a caminho*** No PDT, a puxadora de votos será a vereadora Ana Maria Negreiros, no PTB o vereador Everaldo Fogaça, no PV, o vereador Marcelo Reis ***Num puxa e estica dano, o que se vê ainda são trairagens e indefinições em Ji-Paraná.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu