Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A verdade é científica + Feira da Caixa + Presença marcante + As cotações para prefeitura da Capital + PDT e o pontapé inicial


A verdade é científica  + Feira da Caixa + Presença marcante + As cotações para prefeitura da Capital + PDT e o pontapé inicial - Gente de Opinião

As ameaças

A verdade é científica

Facilmente monitoradas pela governança eficaz, as ongs estrangeiras em ação legal na Amazônia, tão temidas pelos teóricos da conspiração, são um falso fantasma. Mas também há ameaças estrangeiras reais – a biopirataria é transnacional e há causas naturais que não respeitam fronteiras.

Para saber identificá-las será preciso vencer a ignorância, apostando na ciência e na qualificação tecnológica. Inclusive no estudo da Geografia, porque os limites nacionais não servem mais para resolver tudo.

No verão causticante de 2014 se acreditou que a seca e o desastre agrícola no Sudeste decorreram do desmatamento ou falhas na transmissão da umidade enviada pela Amazônia. Isso é agora desmentido por estudo da oceanógrafa brasileira Regina Rodrigues. Em parceria com cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália) e Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (EUA), ela aponta que a explicação para fortes secas como aquela não têm causas na Amazônia.

Na maior parte dos casos, decorrem de causas vindas do Oceano Índico, a mais de 20 mil km de distância. A Amazônia sempre manda sua umidade, mas o ar seco “estrangeiro” bloqueia a umidade, que pula o Sudeste e vai causar enchentes na Argentina e Uruguai. Se é a verdade que nos libertará, ela será achada mais na ciência que nas teorias conspiratórias.

..............................................

Nos rankings

Presente em alguns segmentos negativos, o Estado de Rondônia está entre os primeiros no ranking nacional, nos casos de queimadas, de ocorrências de estupros e da falta dos serviços de saneamento básico de água e esgoto. Já, no que tange a pontuação nos quesitos positivos, os destaques rondonienses são na produção do pescado, respeito a lei de responsabilidade fiscal, pagamento em dia do funcionalismo e geração de empregos.

Feira da Caixa

Começa a Feira de Imoveis da Caixa Econômica Federal em Porto Velho sempre com algumas barbadas em termos de casas, pontos comerciais, prédios e terrenos urbanos colocados em leilão. Mas os compradores devem tomar alguns cuidados porque às vezes o barato pode custar caro. Recomenda-se que fiquem fora no caso dos imoveis ocupados: é caçar prá cabeça em termos de incômodos e custas judiciais.

Presença marcante

Seguindo uma trajetória de eficiência, e detentor de grandes desempenhos como vereador e deputado estadual, o deputado federal Léo Moraes (Solidariedade) já desponta como o mais importante parlamentar rondoniense da atual bancada federal. O jovem parlamentar tem sido a presença mais marcante em Brasília na defesa das grandes causas rondonienses e marcante presença nas discussões dos problemas de Porto Velho.

As cotações

Neste momento existem dois nomes em alta para se tornarem vices do atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) no pleito do ano que vem: a vereadora Cristiane Fernandes lançada recentemente pelo comando estadual do PP candidata a prefeita e o empresário Marcelo Tomé, que se tornou uma expressiva liderança empresarial em todo o estado, com um grande trabalho na Federação das Indústrias. Atualmente ele pertence ao primeiro escalão do alcaide tucano.

Pontapé inicial

Sob a liderança da deputada federal Silvia Cristina, que tem percorrido todo o estado para atender suas bases, o PDT se mobiliza para um grande encontro estadual no dia 12 de outubro em Ji-Paraná. Será o pontapé inicial do partido para as eleições municipais do ano que vem e o Diretório Estadual já começa a receber novos quadros para as pelejas. Na capital, Ruy Motta tem liderado o partido projetando uma candidatura a sucessão de Hildon Chaves.

 

Via Direta

***Um instituto de pesquisas politicas e sociais foi contratado para estudar o efeito manada que tem acontecido nas eleições em Porto Velho desde a fenomenal virada de Roberto Sobrinho na década passada *** O tucano Expedito Junior e o democrata Macos Rogério traçam planos conjuntos para as eleições do ano que vem em importantes municípios *** Os referidos caciques tem como pano de fundo as eleições de 2022, numa possível dobradinha ao governo e Senado *** O deputado estadual Eyder Brasil vai vencendo a pendenga interna no PSL com o rival, o deputado federal Chrisóstomo para disputar a prefeitura de Porto Velho no ano que vem.

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)