Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Abelhas e índios - Conexão Fortaleza - Deputados federais e senadores estão radiantes - Hildon Chaves é um sobrevivente político


Abelhas e índios  - Conexão Fortaleza - Deputados federais e senadores estão radiantes - Hildon Chaves é um sobrevivente político  - Gente de Opinião

Abelhas e índios

Como um raio de luz na pesada escuridão tecida pela polarização “ideológica”, Manaus assistiu ao espetáculo Amazônia Sonha Brasil, que entre outras mensagens trouxe um brado em defesa das abelhas, postas nos extremos das escalas de utilidade e fragilidade, entre os seres mais úteis da natureza e também entre os mais fragilizados pela degradação ambiental.

Seres humanos também figuram nessa escala. Podem se defender melhor que as abelhas, mas enfrentam interesses que se estendem das corporações aos governos. Sua utilidade, como a das abelhas, é também imensa, mas precisam de condições para exercer o seu melhor potencial de qualidade.

Sempre houve reações negativas ao modo como os índios são tratados. Já no século XVI o papa Urbano VIII ameaçava de “castigos e cóleras divinas” quem atentasse contra a vida dos índios. A indignação papal daquela época está em vias de se avivar com o Sínodo de outubro.

Há reações crescentes aos atritos entre o governo federal e índios na demarcação de áreas e negociações enviesadas, como no Linhão de Tucuruí, útil, mas embaraçado por um sério erro que ainda causa horror ao mundo. O sonho amazônico seria desanuviar a escuridão e juntar esforços pelo aproveitamento das riquezas sem prejuízo para abelhas e humanos. .

...........................................

O saudosismo

Constato certo saudosismo dos políticos em cargos já exercidos anteriormente. As movimentações politicas na capital e pelo interior, mostram que o deputado federal Mauro Nazif (PSB) deseja voltar ao posto, atualmente ocupado pelo alcaide Hildon Chaves (PSDB) e o senador Confucio Moura (MDB) retornar ao Centro Político e Administrativo.

Conexão Fortaleza

Rondônia, como se sabe, é um dos grandes corredores do tráfico de cocaina no Brasil. Nos útimos dias se descobriu rotas alternativas, além do sul maravilha e a rota fluvial para Belém. Trata-se da “Conexão Fortaleza”. Os traficantes de lá mandam dinheiro pelos bancos aos comparsas de P. Velho que vão até a Guayará Mirim para as compras e posterior remesa ao Ceará.

Nas estancias

  A imigração dos venezuelanos em Rondônia aqueceu o mercado das estâncias (assim são designados por aqui os conjuntos de kitinets em Porto Velho) numa cidade com dezenas delas ainda vazias e desvalorizadas por falta de interessados. Assim algumas imobiliárias estão comemorando uma pequena reação enquanto esperam melhores dias, já que na esfera de vendas a coisa esta bem complicada.

O sobrevivente

O prefeito Hildon Chaves é um sobrevivente político numa prefeitura que é taxada, devido a tantos antecedentes, como cemitério de politicos. Já vivenciou três invernos amazônicos, sendo que no primeiro recebeu a compreensão da população, mas nos dois seguintes bombardeio pesado, a ponto de ficar deprimido. Neste verão o alcaide voltou a sorrir. Tá vivo e motivado para a campanha da reeleição.

Orçamento

Os deputados federais e senadores estão radiantes. Finalmente o Congresso Nacional promulgou o orçamenmto impositivo que obriga a União a pagar as emendas dos parlamentares a partir de 2020. Os prefeitos também devem estar agradecidos pois é com estes recursos que eles conseguem vitaminar seus orçamentos com obras de infra-estrutura, saúde e transporte escolar.

Via Direta

 

***Na falta de novas obras, o prefeito Hildon Chaves esta reinaugurando praças e parques reformados *** No entanto, a grande expectactiva dos portovelhenses é que ele desenrole os polêmicos casos de água e esgoto e da construção da nova rodoviaria *** Seguindo  os mandarins Ivo Cassol e Confucio Moura, o governador Marcos Rocha economiza todo mês para garantir a folha de pagamento no mês trabalhado *** È um dos ingredientes da receita de reeleição de governadores em Rondônia...   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)