Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Aplicativo dedo-duro - Pau no prefeito! - Garçon nas paradas - Deputados estaduais são cotados para disputar as eleições municipais


Aplicativo dedo-duro - Pau no prefeito! - Garçon nas paradas - Deputados estaduais são cotados para disputar as eleições municipais  - Gente de Opinião

Aplicativo dedo-duro

Não faria mal um estudo sério sobre a eficácia em segurança pública a partir de um dado importante quando se trata de cobertor orçamentário curto: quanto custam as dispendiosas e assustadoras operações via GLO que paralisam a vida nas comunidades, às balas perdidas achadas em corpos inocentes, as mortes por susto, em cotejo com os custos da tecnologia disponibilizada aos setores integrados de inteligência.

A questão surge quando, em meio a tantas bandalheiras conhecidas pelo mau uso de redes sociais e algoritmos viciados que manipulam, eleições, o Brasil se maravilha com a efetividade de uma arma quentíssima usada pelo delegado Leonardo Brito, da Delegacia do Meio Ambiente do Amapá.

Consta que ao acionar um aplicativo de imagens ele determinou dezenas de operações de sucesso em áreas da Amazônia de acesso extremamente difícil que só dariam cansaço, perda de tempo e recursos se feitas na “incerta”, como tantos passeios na floresta que resultam em nada pelo tempo que sobra aos espiões para denunciar as incursões a esmo.

Basta verificar se a tecnologia que permite conhecimento de terreno suficiente para saber até a quantidade de adubo que se deve pôr em centímetros de terra também pode apontar onde há quadrilhas surrupiando metros cúbicos de madeira.

.................................................

Custo rondonia

A construção civil já esta se ressentindo com o custo da energia imposto pela Aneel e cobrado pela Energisa. Nas cerâmicas de Porto Velho, o milheiro de tijolos já saltou para R$ 380,00 e este preço deve aumentar ainda mais no verão. Por conseguinte o custo do metro quadrado em alvenaria já impacta os orçamentos das construtoras com o consumidor final pagando o pato.

Pau no prefeito!

A oposição, os perdedores e rejeitados do pleito de 2016 e, ainda os que queriam mamar nas tetas do Paço Tancredo Neves e que foram escorraçados, aproveitaram o inverno rigoroso que transformou a cidade num igapó para descer a lenha no prefeito Hildon Chaves (PSDB). Mas o verão esta chegando e o alcaide prepara um pacote de obras de limpeza,  encascalhamento e pavimentação. Garante que vai responder as baixarias com obras.

A infraestrutura

O governo Jair Bolsonaro anuncia para setembro a inauguração da Ponte do Abunã e o leilão de privatização da BR-364, no trecho entre Porto Velho (RO) e Comodoro (MT) para o ano que vem. Já no tocante a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus, não existe nem previsão de conclusão, revoltando as lideranças de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima, que estão unidas pela mesma bandeira.

Nas paradas

Caso se confirme as eleições suplementares em Candeias do Jamari, o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PRB) – aquele conhecido papagaio de pirata no impeachment da presidente Dilma Roussef – já estará a postos para a peleja. Garçon é o rei dos votos daquela cidade dormitório, e embora mais mentiroso que o Edwilson Negreiros, nunca perdeu eleição a prefeito naquelas bandas.

Eleições municipais

Vários deputados estaduais são cotados para disputar as eleições municipais no ano que vem. Entre eles, Luizinho Goebel (PV) em Vilhena, Cassia da Muleta (Podemos) em Jaru, Adelino Folador (DEM) em Ariquemes, Laerte Gomes (PSDB) em Ji-Paraná. Dos federais são cotados Léo Morais (Podemos) em Porto Velho e Lucio Mosquini (MDB) em Ouro Preto do Oeste.

Via Direta

***A população dos conjuntos habitacionais da capital está apavorada com o clima de insegurança *** Assaltos, roubos e venda de drogas escancarada foram denunciados a Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa *** Na Câmara dos Deputados, o PSOL pediu uma CPI para investigar as milicias que brigam pelo poder com os cartéis nos morros do Rio de Janeiro *** Como se sabe, as milicias já atuam há quase uma década em solo carioca e estão se espalhando para outros estados e pouco são investigadas. 


Edição: Luka Ribeiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)