Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As abstenções têm aumentado geometricamente - Por Carlos Sperança


Os faraós e a Amazônia

Há pouco, expedição arqueológica descobriu sinais de um assentamento da Idade da Pedra no delta do Nilo. Será possível, agora, estudar como era o Egito antes dos faraós e as origens de sua agropecuária.

No bojo das investigações, pesquisadores do Reino Unido descobriram que a Amazônia foi o leito de uma civilização avançada. Desfazem a imagem de “salvadores” que os monarcas ibéricos passaram a si mesmos por séculos, impondo a versão de que tiraram os nativos da selvageria.

Para muitos, o Egito começa com os faraós e a Amazônia com os ibéricos, mas as novas descobertas arqueológicas começam a reconstruir a verdade histórica – e também pré-histórica.

Ainda se aguardam as primeiras revelações sobre o Egito, mas da Amazônia já se descobriu coisa para envergonhar a história eurocêntrica e arrepiar de satisfação os pesquisadores que atuam para refinar a adubação pela via tecnológica. Seus precursores foram os agricultores amazônicos que sabiam enriquecer o solo dosando nutrientes para criar a chamada Amazon Dark Earth.

Arrepiados também ficam os ambientalistas: do remoto passado, o espírito das antigas civilizações revela que a agricultura produzia mais melhorando o solo e não desmatando.  



A campanha

Justifica-se a anunciada campanha pelo TSE para reduzir os votos em branco e as abstenções, cujos índices têm aumentado geometricamente nos últimos pleitos. Existe de fato a ameaça de sumiço de vez do eleitorado das urnas nas eleições de outubro. A credibilidade da classe política foi seriamente afetada nos últimos anos.

Esquemão tucano

Os adversários se queixam que toda máquina municipalista tucana em Porto Velho estaria voltada a campanha da eleição de Allan Queiroz a Assembléia Legislativa.  Ele também teria o respaldo do clã Carvalho, que tem a deputada federal Mariana e o candidato a vice-governador Mauricio. Sendo assim, Allan entra forte nas paradas na busca de uma cadeira ao legislativo estadual.

A geração de empregos

Os últimos indicativos do IBGE mostram o quanto será difícil para os próximos governantes gerar empregos neste país. A produção industrial continua recuando no Brasil, e sem avanços neste segmento a prometida criação de emprego e renda pelos governadoraveis e presidenciáveiss desta temporada ficará extremamente prejudicada.

As propostas

Por falar em termos de propostas dos candidatos ao governo de Rondônia, algumas parecidas. Já esta nos planos dos candidatos o projeto da Ferrovia Transcontinental, com apoio dos chineses a rejeição ao pedagiamento da BR 364, a conclusão de uma rodovia paralela a BR 364 ligando Rondônia desde a região de Nova Mamoré até o Cone Sul rondoniense, entre tantos.

Novos municípios

Mesmo com um terço dos quase 6 mil municípios brasileiros não arrecadando o suficiente sequer para o pagamento da folha dos seus servidores, numa sangria de R$ 7 bilhões por ano no erário, repousam no Congresso projetos visando à emancipação de mais de 400 novos municípios. O tema “emancipação” é eleitoreiro e lesivo aos cofres públicos: poucos podem andar com as próprias pernas.

Via Direta

*** Segue a pavimentação nos bairros da Zona Leste de Porto Velho pelo 5º BEC, agora num ritmo mais lento do que nas primeiras semanas *** Já esta sendo testado em Curitiba o ônibus superarticulado para 210 passageiros no transporte coletivo *** Alguns deles viriam a calhar para atender em Porto Velho as Zonas Leste e Sul que ficam com os pontos apinhados de usuários pela manhã *** Funcionários ainda reclamam de atraso salarial na Caerd. Até quando torcida brasileira?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)