Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

AS PUNHALADAS: Rondônia já tem tradição em traições políticas - Por Carlo Sperança


Os bancos de areia

Como conseqüência da vazante do Rio Madeira, com as águas do seu curso descendo rapidamente ao longo de toda hidrovia, já foram constatados grandes bancos de areia e, com isto já temos embarcações e balsas encalhadas entre os municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, conforme informa o jornal a Critica, de Manaus. Havendo vazante prolongada, poderá aumentar o custo do transporte de hortigranjeiros para Manaus.

Ao contrário dos anos anteriores, quando não ocorreram acidentes na hidrovia por conta da vazante, este ano já é grande a preocupação com os bancos de areia formados ao longo do rio. A partir de agora os cuidados para a navegação deverão ser redobrados.

Pelo que se observa no Madeirão, não demora para os rondonienses visualizar também em Porto Velho as chamadas praias do “arroto”, ou seja, os bancos de areia que se formam no rio, defronte a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. È ano de estiagem severa e, com isto teremos uma área extra de lazer para a população da capital. Como o rio não foi dragado a situação se torna mais preocupante. 


As reformas

Logo na volta do recesso parlamentar, na semana que vem além da questão do afastamento do presidente Michel Temer, a Câmara dos Deputados terá pela frente duas importantes reformas, a política e a da previdência social. Para a reforma política ser aplicada nas eleições do ano que vem terá que ser votada até outubro e tem pinta de ser mais uma vez postergada.

Crise nacional

Como se sabe, a crise na segurança pública levou tropas federais para o Rio de Janeiro mais uma vez. Pergunta-se porque apenas o Rio esta sendo beneficiado com mais recursos e batalhões, se o Brasil inteiro vê as suas ruas banhadas de sangue. Porto Velho, por exemplo, se tornou um dos maiores pólos de violência do País e até agora não recebeu reforço nenhum.


 

As punhaladas

Rondônia já tem tradição em traições políticas e algumas ficaram marcadas ao longo da nossa história rondoniense. Uma das grandes ocorreu em Vilhena, nas eleições de 1982, onde o PMDB era bastante forte e todas as lideranças da região viraram a casaca para as bandas do PDS do governador Jorge Teixeira de Oliveira. Foi um duro golpe no candidato da oposição Jerônimo Garcia de Santana.

AS PUNHALADAS: Rondônia já tem tradição em traições políticas - Por Carlo Sperança - Gente de Opinião

Traição tucana

Uma das maiores traições políticas do estado foi revertida em plena convenção do PSDB em 2002. Lá chegando, o ex-prefeito de Rolim de Moura, Ivo Cassol contatou que boa parte do partido tinha se acertado com Natanael Silva do PP (esta preso atualmente) e muita gente já tinha até camiseta pintada do adversário. Num discurso memorável, Ivo reverteu a coisa: vociferou que se fosse traído, muitos sairiam com os dentes quebrados da convenção!


 

A pavimentação

Através do DER, o governo de Rondônia esta asfaltando seis bairros – nas regiões do Ulisses na Zona Leste e do Aeroclube (Jardim Uirapuru) na Zona Sul - em Porto Velho e encascalhando tantas outras estradas rurais. As ações com certeza vão fortalecer as candidaturas de Ezequiel Neiva, atual diretor do DER a deputado estadual e do governador Confúcio Moura ao Senado nas eleições do ano que vem.
 

Via Direta

*** Uma estiagem doida começa dar sinais em Rondônia e na região Centro Oeste. Brasília também se ressente. ***  O PVD do governo federal não deve colar em Rondônia, mesmo porque temos muitos servidores federais já a espera de aposentadoria *** Na política, a adaga da traição esta sendo preparada em Rondônia *** Toda temporada temos punhaladas doloridas que ficam lembradas por décadas como ocorreu em Vilhena em 82 quando todo PMDB se bandeou para o lado de Teixeirão.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)