Segunda-feira, 21 de agosto de 2017 - 23h14
Mais penitenciárias
Entre as mais diversas medidas previstas pelo Plano Nacional de Segurança do governo Michel Temer, esta a construção de mais unidades penitenciárias de segurança máxima no País tendo em vista a demanda elevada de criminosos de alta periculosidade nos estados. Atualmente o Brasil conta quatro presídios: Mossoró (RN), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR) e Porto Velho em Rondônia, que recentemente teve sérios problemas com a presença de Fernandinho Beira-Mar já expatriado para Mossoró.
As próximas penitenciárias de segurança máxima serão construídas em Brasília – cujas obras já foram iniciadas - e no município de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, e outra, próxima a Manaus (AM) conforme decisão recente do Ministério da Justiça.
Ao meio de tantas incertezas com as penitenciárias federais diante dos problemas verificados em Porto Velho (com Beira Mar) e com o assassinato de uma psicóloga e de agentes da unidade de Catanduvas, mais quatro presídios de grande porte serão edificados no país nos próximos anos.
As especulações
Aumentam as especulações nos meios políticos sobre a saída do governador Confúcio Moura do PMDB para disputar uma cadeira ao Senado. Já se tem como certo que o governador se desincompatibiliza do cargo em meados do ano que vem e o vice Daniel Pereira (PSB) assume. Moura esta avaliando o quadro e tem duas opções próximas: O PSB de Mauro Nazif e o PDT de Acir Gurgacz.
Nós a desatar
Enquanto quase todo dia se lançam balões de ensaio sobre novos nomes para disputar a sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB) em Rondônia, os principais envolvidos no processo aguardam definições do cenário nacional. São tantas nós para serem desatados nas próximas semanas que vão desde a janela de transferência de partidos até as novas regras eleitorais.
As filiações
Assim como o PT nacional abriu campanha de filiações para renovar a legenda, também em Porto Velho o presidente regional Lazinho da Fetagro esta abrindo as porteiras da sigla para receber novos quadros. Na capital os esforços estão nas mãos do ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, provável candidato a Câmara dos Deputados e da ex-senadora Fátima Cleide.
Semana produtiva
A semana passada foi produtiva para o casal Raupp. A deputada Marinha (PMDB) se reconciliou com o Hospital do Câncer da Amazônia – era acusada de sabotar o empreendimento com o secretário da Saúde Pimentel – e o senador Valdir Raupp (PMDB) livrou-se de um dos processos da Operação Lava a Jato. O casal já esta em campanha para a reeleição.
Asas crescidas
De asas crescidas, o senador Ivo Cassol (PP-RO) já perambula pelo estado acertando alianças para disputar o governo. Ele já tem quatro possíveis candidatos a Câmara dos Deputados na sua coalizão. Trata-se da sua irmã, Jaqueline Cassol (agora com base em Cacoal), Tziu (região de Ariquemes), Luiz Claudio (PR) a reeleição (pela região de Rolim de Moura), Amado Rahal (pela capital).
Via Direta
*** Finalmente o Dnitt começou a dragagem do Rio Madeira, uma novela que se arrastava há nove anos em Porto Velho *** A bancada federal do Acre cobrou celeridade nas obras da ponte sobre o Rio Madeira na travessia do Abunã *** Lá as obras estão a passo de tartaruga *** A ampliação da avenida Duque de Caxias deve demorar bem mais do que os 45 dias anunciados pela prefeitura *** Nem o primeiro quarteirão foi concluído e a obra foi prejudicada pelas chuvas.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu