Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

BALAIO DE VOTOS - Por Carlos Sperança


O mistério do BioPark

A Amazônia nunca apresentou facilidades para quem se atreveu a domá-la com grandes projetos. A Ferrovia Madeira-Mamoré, com sua crônica de tragédias e maravilhas, encontra paralelo na Fordlândia, focada há pouco em atraente documentário do diretor Marcos Colón.

Indo para além do fracasso do magnata Henry Ford, a visibilidade do filme BeyondFordlândia coincidiu com o lançamento do livro Tupinilândia, do escritor gaúcho Samir Machado, no qual um parque temático em construção na Amazônia é ocupado por forças militares.
Um destino muito melhor é esperado para o Parque da Biodiversidade divulgado no circuito do turismo como “AmazonBioPark”, iniciativa com a ambição de realizar o que a ficcional Tupinilândia não pôde ser.

Não faltaram recursos para o parque do romance. Já o mistério da falta de investidores para o BioParké desvendado facilmente com a leitura da realidade conjuntural brasileira.
O projeto, gestado pela Amazonastur, é mais uma das ótimas idéias que sofrem no limbo das incertezas nacionais, quadro nebuloso e crítico no qual ninguém tem a mínima idéia do que vai acontecer no futuro imediato – um caldeirão fervente que ainda queima as mãos de qualquer investidor.



A ansiedade
Constato a ansiedade dos novos – principalmente de candidatos a deputados estaduais e federais - na campanha atual. Ocorre que até agora os políticos profissionais estão levando a melhor na peleja em algumas esferas nas primeiras sondagens. Poucos novos estão se sobressaindo. Quero tranqüilizá-los: muitos deles vão entrar nas paradas, vão crescer e surpreender na reta final.

Os encaminhados
Dos atuais deputados estaduais já se vê que alguns estão bem encaminhados pela reeleição – mesmo porque não tem predadores fortes em suas regiões –  são os casos de Lebrão (MDB- na região da BR-429) e Adelino Follador (DEM -Vale do Jamari). No entanto, teremos uma legião de novos parlamentares. A renovação da Casa de Leis do estado será baita.

Os medalhões
Em Porto Velho não vi ainda os medalhões – estes candidatos de forte estrutura deslancharem – e é bom que eles fiquem de cabelos em pé e vão a campo. São os casos do ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça (Podemos) e do ex-secretário de Saúde Willians Pimentel (MDB). Pior mesmo pode ser a situação de Pimentel que enfrenta o chamado Grupo da Morte no MDB.

Balaio de votos
Também sobre a ALE, por comandar muitos anos o DER (leia-se atender pedidos de estradas), por se tratar de uma verdadeira fábrica de votos, que catapultou Valdir Raupp nos anos 90, Neiva de Carvalho é cotado para um balaio de votos, mesmo sendo do Cone Sul, onde tem predadores de grande densidade como Rosangela Donadon e Luizinho Goebel. A conferir.

Mais um?
O advogado Jorge Chediak, do PC do B, poderá ser mais um candidato ao governo no apagar das luzes. Ele pediu a anulação das convenções do partido (que tinha formado aliança com outras siglas e tirado ele do páreo). O PC do B é controlado pelo dirigente Francisco Pantera, há quase 30 anos mandando e dificilmente perde paradas na legenda. Por conseguinte, Chediak esta frito.

Via Direta
*** Segue o revezamento das celebridades criminais nos presídios federais de Catanduvas (PR), Porto Velho(RO), Mossoró (RN) e Campo Grande (MS) *** O final de semana foi marcado pelo lançamento da campanha em Porto Velho do ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) ao Senado *** E também da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) *** A semana já será de forte presença de formiguinhas dos candidatos aos cargos eletivos nos principais cruzamentos de ruas na capital

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)