Terça-feira, 29 de outubro de 2013 - 18h01
A reação municipalista
Prefeitos dos municípios de Minas Gerais e do Pernambuco ameaçam fechar as portas em protestos com as seguidas quedas de repasses constitucionais do Fundo de Participação dos Municípios -FPM. Outro estado onde os municípios estudam adotar meio expediente, é o Paraná, cuja entidade que congrega os prefeitos reclama dos endividamentos e compromissos assumidos para suprir a falta do ente federal, cada vez mais omisso no atendimento das demandas sociais.
Recente levantamento do jornal Folha de São Paulo aponta que pelo menos 457 prefeituras - a maioria das regiões Norte e Nordeste – já recebem mais recursos do Bolsa Família do que do FPM, o que nunca tinha ocorrido antes. Uma situação grave, já desta forma, os prefeitos vão se enroscando com a Lei de Responsabilidade Fiscal para manter a folha dos servidores, pagamento dos fornecedores e das obrigações sociais.
Em Rondônia a situação é aflitiva nos pequenos municípios. Os pólos regionais mais importantes conseguem se virar, já que contam com maior arrecadação e são beneficiados com emendas parlamentares mais gordas de deputados estaduais, federais e senadores, mas mesmo assim penam com a falta de água e esgoto e principalmente no atendimento da saúde pública.
Pagando o pato
Com o final de ano, além das alagações rotineiras por causa da temporada de chuvas, a administração Mauro Nazif terá mais dois grandes abacaxis que desgastam até os políticos mais populistas: reajustes do IPTU e dos transportes coletivos. Quando chegava neste período muitos prefeitos tiravam férias, como já ocorreu com o falecido Chiquilito e mais recentemente Roberto Sobrinho. Os vices pagavam o pato!
Em debate
A Rede TV coloca no ar a partir desta quinta-feira, as 20h30mn, o programa Rondônia em Debate que será apresentado pelo polêmico radialista Lubiana, já bastante conhecido da população na região central e agora residindo em Porto Velho, onde reforça nosso setor de telejornalismo. Entre os primeiros entrevistados estão o governador Confúcio e o ex-governador José Bianco.
Emancipações
O vice-prefeito Dalton Di Franco (PDT) defendeu ontem a agilização do processo de instalação do novo município de Extrema e anunciou que vai se aliar as lideranças que já trabalham no movimento de independência dos distritos de Calama (região ribeirinha no Baixo Madeira) e Jaci-Paraná (no eixo da BR 364). Com distritos longínquos fica difícil a sede atender com eficiência as localidades.
Lua de mel
Com o novo plano de cargos e salários aprovado na Assembléia Legislativa, os servidores estão em lua de mel com o seu sindicato e com os deputados Hermínio e Lebrão, respectivamente presidente e secretário da casa de leis. Ocorre que outros estados já querem seguir o mesmo modelo adotado em Rondônia que beneficia cerca de 400 estatutários contratados há 30 anos, quando foi instalado o Poder Legislativo estadual.
Com reforços
O diretor do Decom, Osmar Silva, além de estreitar os laços com a imprensa, reforçou seu time com bons jornalistas dinossauros, com larga experiência de assessorias de imprensa, redação e com a categoria: Abdoral Cardoso, Valdir Costa, Giovani Berno, entre outros. E nos próximas semanas toda equipe se muda para o Centro Administrativo Rio Madeira.
Moleza na 319
Virou moleza assaltar carros-fortes levando dinheiro pela BR-319, que liga Porto Velho a Humaitá. É como nos velhos tempos do faroeste quando a diligência corria sacolejante e os fora da lei mascarados paravam o cocheiro a balas. Na segunda feira tivemos mais uma tentativa e a coisa já virou mania. Falta segurança, com escolta mais reforçada para o transporte de valores.
Via Direta
*** Em ritmo de consultas para ver se encara a disputa ao governo o ex-prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) mantém contatos na capital neste inicio de semana *** Já, o governadoravel Neodi Carlos (PSDC) tratou das nominatas de candidatos a Câmara Federal e Assembléia Legislativa de sua coalizão *** No PT, o Padre Tom aparentemente desistiu da corrida sucessória.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis