Segunda-feira, 4 de setembro de 2017 - 20h43
Corredor de exportação
A classe política volta a debater o relatório final de viabilidade técnica e econômica da Ferrovia Bioceânica na Comissão de Serviços de Infraestrutura. Além de integrar a região Norte da América do Sul, a ferrovia poderá criar um dos principais corredores de exportação para a Ásia.
Conforme o planejamento em andamento, o trecho brasileiro começa em Campinorte (Goiás) e cruza todas as extensões territoriais dos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre, antes de chegar à fronteira peruana, onde existem obstáculos a serem vencidos na cordilheira dos Andes.
De acordo com os estudos, o investimento estimado na parte brasileira é de R$ 40 bilhões e deve receber financiamento da China. A previsão é que quando seus 5000 kms forem concluídos a Bioceânica possa ecoar 23 milhões de toneladas de grãos e minérios.
A ferrovia foi uma das pautas das audiências do presidente Michel Temer (PMDB) na recente visita de comitiva brasileira as autoridades e investidores chineses.
Pagando o pato
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE constatou que o aumento das queimadas no sul do Amazonas – Humaitá, Apuí e outras cidades – está influenciando no aumento das camadas de fumaça em Porto Velho e Rondônia. Se o fogaréu aumentar mais um pouco poderá atingir Manaus, como em 2015, quando aquela capital ficou envolta em grossas camadas. Porto Velho também se vê a mercê da fumaceira boliviana.
Reforma política
Atrasada e sem o necessário consenso no Congresso Nacional a reforma política vai retardando os acordos e a formatação de alianças em Rondônia para o ano que vem. Existem muitas conversas nos bastidores entre os partidos, mas poucas definições. Caso não haja consenso até sete de outubro permanecerá a legislação vigente para as eleições de 2018, prevalecendo as coligações tradicionais.
Bicadas no ninho
Com cargo eletivo e ocupando posições importantes no PSDB no Congresso Nacional e na cúpula do PSDB a deputada Mariana Carvalho (PSDB) procura assumir o comando da legenda no estado. Até agora o ex-senador Expedito Júnior tem conseguido segurar as pontas, mesmo porque tem aliados importantes lá em cima, e em Rondônia o prefeito da capital Hildon Chaves que lhe dá suporte.
Disputa a dentadas
Três grandes redes de farmácias disputam o mercado da venda de remédios em Porto Velho a dentadas, com várias unidades distribuídas pelos bairros mais importantes. A peleja que mais impressiona é no cruzamento da Avenida Jorge Teixeira com Abunã, com as sucursais das três redes, lado a lado travando a batalha. Vamos ver se tem espaço para todo este povo. Uma rede é nacional e as duas outras rondonienses.
As definições
A propósito das definições para a corrida eleitoral de 2018, saberemos se o governador Confúcio Moura será candidato a alguma coisa ou não até março, ultimo prazo vigente para a desincompatibilização, e não julho como disse em coluna anterior. Mas a homologação das candidaturas será em julho e então sim estará tudo acertado. Como se vê, ainda teremos muito terreno pela frente.
Via Direta
*** O PT de Rondônia discute em maio as diretrizes do partido para 2018 *** O partido também quer definir candidatos ao Senado e ao governo do estado com quem quiser alianças *** Os novos partidos, como Avante, Patriotas, Rede e Novo estão se instalando e discutindo nominatas para as eleições do ano que vem em Rondônia *** Os balões de ensaio das candidaturas ao governo de José Guedes (PSDB) e Moreira Mendes (ex-PPS) não colaram *** Que contem outra...
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu