Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Brigar com o funcionalismo é caçar para a cabeça - Por Carlos Sperança



Incentivo a piscicultura

Para o município de Porto Velho e todo o estado de Rondônia que tem no pescado uma de suas melhores alternativas econômicas, o projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, concedendo incentivos a piscicultura em lagos de hidrelétricas – temos espaços enormes para explorar nas usinas rondonienses - vem a calhar. O projeto já foi aprovado na CCJ.

A proposta modifica a lei que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos para e para a liberação da outorga também para os parques aquícolas em águas sob o domínio da União. A medida, na opinião do relator, senador Benedito de Lira (PP-AL) vai incentivar a produção de peixe em todo País.

Originalmente esta proposição é do ex-senador Marcelo Crivela, eleito prefeito do Rio de Janeiro, que também foi ministro da Pesca. Aprovado na CCJ, a matéria agora seguira o curso nas comissões responsáveis pela análise e mérito, passando para a Comissão da Agricultura e Reforma Agrária, na Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, de Fiscalização e Controle até subir a plenário para votação final.


Corrigindo os erros

Sempre que comete equívocos o prefeito HIldon Chaves (PSDB) logo em seguida tem corrigido. Por isto a expectativa geral é que ele volte atrás no polemico caso dos qüinqüênios. Se assim proceder ele vai se livrar de muito desgaste, mesmo porque já existe uma greve geral dos servidores marcada para o próximo dia 20. Brigar com o funcionalismo é caçar para a cabeça.

Eleição em Guajará

O PSDB de Expedito Junior e o PDT de Acir Gurgacz farão dobradinha na disputa para a prefeitura de Guajará Mirim no próximo dia 2 de abril. O PSDB indica o candidato a prefeito Sergio Bovez (atual prefeito interino) e o PDT, o vice, Leonardo Nogueira, do clã político formado pelo ex-deputado estadual Francisco Nogueira. É a chapa de ponta na fronteira.

Paco federativo

Em busca de um novo pacto federativo o presidente do Senado Eunício de Oliveira (PMDB-CE) convocou os governadores para uma reunião em Brasília na última quarta-feira. Uma justa distribuição de recursos é o que os estados pleiteiam desde o inicio da década. A cada ano os estados têm assumido demandas empurradas pela União causando problemas orçamentários e o descumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Estrada da penal

O governo do estado vai atender a uma demanda considerada emergencial que é pavimentação da Estrada da Penal, corredor para exportação de grãos de dois importantes portos fluviais particulares em Porto Velho. Com trafego intenso, muita poeira e causando acidentes durante o verão, no inverno amazônico, a que é a nossa estação chuvosa, a estrada é transformada em lamaçais intransponíveis.

Boas projeções

O PSB confirma as boas projeções do inicio de ano para as eleições de 2018. O vice-governador Daniel Pereira deve assumir mandato tampão no lugar do governador Confúcio Moura. O partido terá como candidato ao Senado o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, indicar um candidato a vice governador e emplacar dois deputados federais: Mauro Nazif (Porto Velho) e Cleyton Roque (Pimenta Bueno).
 

Via Direta

***Na volta aos trabalhos na Assembléia Legislativa os deputados estaduais ao invés de fiscalizar o governo do estado fiscalizaram o prefeito Hildon Chaves *** Ocorre que com Confúcio os deputados estão bem na foto, por conta de regalias *** Na Câmara de Vereadores, elegeram um presidente moleque de tudo e o resultado desgaste e lambança em cima de lambança *** Pelo menos não é pitoco, já é alguma coisa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)