Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Caçambeiros protestam em frente ao Tribunal de Contas


Caçambeiros protestam em frente ao Tribunal de Contas - Gente de Opinião

Audiência pública

Prestigiando mais uma vez sua base, o senador Acir Gurgacz (PDT) vai presidir audiência pública hoje, da Comissão da Agricultura do Senado, em Ariquemes. O evento vai acontecer a partir das 13 horas no plenário da Câmara de Vereadores com o propósito de discutir o problema agrário do estado e da Amazônia legal.

Os percalços

Assim como o governador Confúcio Moura teve seus percalços para chegar a um acordo com a Assembléia Legislativa para aprovação da transferência dos serviços de saúde para as Organizações Sociais –OSs, seu colega do Paraná, Beto Richa (PDSB) vivencia o mesmo dilema. Lá, a votação ficou para a próxima semana.

A fiscalização

Os prefeitos devem estar comemorando. Por falta de recursos a Controladoria Geral da União –CGU vai reduzir a fiscalização das prefeituras no ano que vem. Lembrando que a cada sorteio quase 100 por cento dos alcaides são flagrados em superfaturamento e esquemas de corrupção.

As emendas

Ao meio do vulcão em erupção que solta lava incandescente na Assembléia Legislativa, prefeitos e vereadores do interior desembarcaram ontem em Porto Velho para suplicar por emendas parlamentares no orçamento 2012. Como se sabe, os pequenos e médios municípios do estado dependem muito desta fonte de recursos.


 

Caçambeiros protestam em frente ao Tribunal de Contas - Gente de Opinião

Em fúria

Alguém da Prefeitura de Porto Velho informou aos caçambeiros, aqueles que alugam seus caminhões e maquinários para a prefeitura da capital, que os meses atrasados só não foram pagos porque o Tribunal de Contas do Estado – TCE não autorizou. Por conta disto eles foram protestar ontem pela manhã com suas caçambas nas bandas do Centro Cívico.

 
 


Caçambeiros protestam em frente ao Tribunal de Contas - Gente de OpiniãoCoisa de louco!

O que o bando de Carlão de Oliveira (PSDB) demorou para rapinar em quase quatro anos na Assembléia Legislativa, a quadrilha de Valter Araújo, com seus oito deputados, levou apenas dez meses, empalidecendo políticos já condenados por desvios de milhões como o ex-presidente Marcos Donadon (PMDB) na década passada

Gente de OpiniãoCadeia neles!

Caberá aos parlamentares fichas-limpas que restaram à missão de transformar aquela caverna do Ali Babá, numa casa de leis decente e respeitada. Araújo foi cumprir pena na penitenciária da Polícia Federal, mas somente ele vai pagar o pato, sabendo-se que mais de meia dúzia de outros parlamentares propineiros estão à solta?

Gente de OpiniãoUma resposta

Nesta altura do campeonato, o governo de Rondônia também atingido pela Operação Termópilas – até o sub-chefe da Casa Civil Edvaldo Soares entrou nas paradas - precisa dar uma resposta à altura para a sociedade. Tem ainda as denuncias do próprio presidente da ALE José Hermínio que não foram devidamente respondidas.

Do Cotidiano

Esse trem anda?

Frustrante, sob todos os aspectos, o 1º Seminário Nacional de Ferrovias, promovido em novembro na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. Do ministro Paulo Sérgio Passos aos debatedores, falou-se muito em problemas e bem pouco em soluções.

O transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável, mas sua superioridade em todos os quesitos de comparação com o transporte rodoviário não lhe garante o merecido lugar de destaque no contexto das prioridades governamentais.

Todos concordam que a estrutura ferroviária brasileira é diminuta e mal administrada e o ministro Passos, se pouco avançou em iniciativas concretas além das boas intenções, ao menos reconheceu que o modal ferroviário, “por décadas foi esquecido pelo poder público”.

Hoje, a confiar na palavra do ministro dos Transportes, as ferrovias são lembradas, mas sem resultados práticos realmente notáveis, seguindo o ritmo decepcionante das obras do PAC em geral, cuja execução é pressionada por múltiplos fatores, como imbróglios ambientais e a prioridade às obras para a Copa do Mundo de 2014.

A prioridade ferroviária, desde o governo Sarney, vem sendo a Ferrovia Norte−Sul, cujo traçado vai do Maranhão ao Mato Grosso do Sul, para chegar a Porto Murtinho (MS) em momento ainda imprevisto desta década. Dali, mediante ligações ferroviárias já construídas ou ainda por fazer, como o ramal da Ferrovia Paraná Oeste entre Cascavel e Guaíra, conseguiria finalmente justificar o “Sul” de seu nome.

“O fato de termos negligenciado o transporte ferroviário traz um imenso custo”, admitiu o ministro dos Transportes. “Os investimentos que estão sendo feitos desde 2005 são o reconhecimento de que por décadas deixamos de dispor de uma infraestrutura de grande capacidade para atender setores da produção nacional”, avaliou.

Além das obras previstas nas ferrovias Norte−Sul e Leste−Oeste, a malha já implantada e inativa precisa ser recuperada. Para administrar o futuro sistema ferroviário, o ministro admitiu que deve haver mudanças na administração. “É preciso olhar para o sistema instalado e a partir daí abrir caminhos para que haja ganhos de produtividade”.

Via Direta

*** Os jornalistas festejam a aprovação do PEC do diploma, mas o assunto ainda rende polêmica *** Com a crise instalada, a Assembléia Legislativa deverá transferir a sessão itinerante marcada para 9 de dezembro *** Tem uma verdadeira infestação de ladrões arrombando casas residenciais e comerciais na capital. 


Gente de Opinião
Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)