Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 - 06h05
Audiência pública
Prestigiando mais uma vez sua base, o senador Acir Gurgacz (PDT) vai presidir audiência pública hoje, da Comissão da Agricultura do Senado, em Ariquemes. O evento vai acontecer a partir das 13 horas no plenário da Câmara de Vereadores com o propósito de discutir o problema agrário do estado e da Amazônia legal.
Os percalços
Assim como o governador Confúcio Moura teve seus percalços para chegar a um acordo com a Assembléia Legislativa para aprovação da transferência dos serviços de saúde para as Organizações Sociais –OSs, seu colega do Paraná, Beto Richa (PDSB) vivencia o mesmo dilema. Lá, a votação ficou para a próxima semana.
A fiscalização
Os prefeitos devem estar comemorando. Por falta de recursos a Controladoria Geral da União –CGU vai reduzir a fiscalização das prefeituras no ano que vem. Lembrando que a cada sorteio quase 100 por cento dos alcaides são flagrados em superfaturamento e esquemas de corrupção.
As emendas
Ao meio do vulcão em erupção que solta lava incandescente na Assembléia Legislativa, prefeitos e vereadores do interior desembarcaram ontem em Porto Velho para suplicar por emendas parlamentares no orçamento 2012. Como se sabe, os pequenos e médios municípios do estado dependem muito desta fonte de recursos.
Em fúria
Alguém da Prefeitura de Porto Velho informou aos caçambeiros, aqueles que alugam seus caminhões e maquinários para a prefeitura da capital, que os meses atrasados só não foram pagos porque o Tribunal de Contas do Estado – TCE não autorizou. Por conta disto eles foram protestar ontem pela manhã com suas caçambas nas bandas do Centro Cívico.
Coisa de louco!
O que o bando de Carlão de Oliveira (PSDB) demorou para rapinar em quase quatro anos na Assembléia Legislativa, a quadrilha de Valter Araújo, com seus oito deputados, levou apenas dez meses, empalidecendo políticos já condenados por desvios de milhões como o ex-presidente Marcos Donadon (PMDB) na década passada
Cadeia neles!
Caberá aos parlamentares fichas-limpas que restaram à missão de transformar aquela caverna do Ali Babá, numa casa de leis decente e respeitada. Araújo foi cumprir pena na penitenciária da Polícia Federal, mas somente ele vai pagar o pato, sabendo-se que mais de meia dúzia de outros parlamentares propineiros estão à solta?
Uma resposta
Nesta altura do campeonato, o governo de Rondônia também atingido pela Operação Termópilas – até o sub-chefe da Casa Civil Edvaldo Soares entrou nas paradas - precisa dar uma resposta à altura para a sociedade. Tem ainda as denuncias do próprio presidente da ALE José Hermínio que não foram devidamente respondidas.
Do Cotidiano
Esse trem anda?
Frustrante, sob todos os aspectos, o 1º Seminário Nacional de Ferrovias, promovido em novembro na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. Do ministro Paulo Sérgio Passos aos debatedores, falou-se muito em problemas e bem pouco em soluções.
O transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável, mas sua superioridade em todos os quesitos de comparação com o transporte rodoviário não lhe garante o merecido lugar de destaque no contexto das prioridades governamentais.
Todos concordam que a estrutura ferroviária brasileira é diminuta e mal administrada e o ministro Passos, se pouco avançou em iniciativas concretas além das boas intenções, ao menos reconheceu que o modal ferroviário, “por décadas foi esquecido pelo poder público”.
Hoje, a confiar na palavra do ministro dos Transportes, as ferrovias são lembradas, mas sem resultados práticos realmente notáveis, seguindo o ritmo decepcionante das obras do PAC em geral, cuja execução é pressionada por múltiplos fatores, como imbróglios ambientais e a prioridade às obras para a Copa do Mundo de 2014.
A prioridade ferroviária, desde o governo Sarney, vem sendo a Ferrovia Norte−Sul, cujo traçado vai do Maranhão ao Mato Grosso do Sul, para chegar a Porto Murtinho (MS) em momento ainda imprevisto desta década. Dali, mediante ligações ferroviárias já construídas ou ainda por fazer, como o ramal da Ferrovia Paraná Oeste entre Cascavel e Guaíra, conseguiria finalmente justificar o “Sul” de seu nome.
“O fato de termos negligenciado o transporte ferroviário traz um imenso custo”, admitiu o ministro dos Transportes. “Os investimentos que estão sendo feitos desde 2005 são o reconhecimento de que por décadas deixamos de dispor de uma infraestrutura de grande capacidade para atender setores da produção nacional”, avaliou.
Além das obras previstas nas ferrovias Norte−Sul e Leste−Oeste, a malha já implantada e inativa precisa ser recuperada. Para administrar o futuro sistema ferroviário, o ministro admitiu que deve haver mudanças na administração. “É preciso olhar para o sistema instalado e a partir daí abrir caminhos para que haja ganhos de produtividade”.
Via Direta
*** Os jornalistas festejam a aprovação do PEC do diploma, mas o assunto ainda rende polêmica *** Com a crise instalada, a Assembléia Legislativa deverá transferir a sessão itinerante marcada para 9 de dezembro *** Tem uma verdadeira infestação de ladrões arrombando casas residenciais e comerciais na capital.
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