Terça-feira, 19 de junho de 2018 - 20h09
Se o uirapuru falasse...
A ciência comprovou aquilo que os povos da floresta sempre disseram a respeito do pequeno uirapuru: é a sentinela do passaredo. Para cientistas da Universidade de São Francisco (EUA), sua vigilância produz grande efeito no ambiente, por orientar o comportamento de outras espécies.
A ciência brasileira quer fazer funcionar uma espécie de uirapuru tecnológico: o satélite Amazônia I. Anunciado para 2011 foi uma das primeiras vítimas da grave crise que os brasileiros só começaram a perceber depois do estelionato eleitoral de 2014. Se milagrosamente operar ainda este ano, será um dos poucos legados reais e positivos do dramático governo Temer.
Na falta de estruturas de vigilância com a vocação mista de uirapuru e oráculo para antecipar os desastres governamentais, o povo só conta com seu feeling a cada 4 anos para mudar os governos do Estado e da União.
Longe de favorecer a mudança e a oxigenação da política, a regra eleitoral favorece a combinação oligarquia-plutocracia. As carências obrigam o povo a cuidar da própria sobrevivência e se abre um vácuo de desunião e incerteza que favorece aos “salvadores da Pátria” propor mais mandonismo, piorando o Estado interventor. Falta um uirapuru para dizer que o discurso de “conservador nos costumes e liberal no resto” não cola.
Eleições 2018
Pela bolsa de apostas, as cidades pólos de Rondônia devem eleger pelo menos dois deputados estaduais, reelegendo alguns ou elegendo novos. Em Ji-Paraná os cotados são Airton Gurgacz (PDT) e o novato Ari Saraiva (PSB). Em Vilhena, os dois deputados atuais são favoritos para a reeleição, Rosangela Donadon (PDT) e Luizinho Goebel (PV).
As dificuldades
Já, em Porto Velho, existem sérias dificuldades para a reeleição dos atuais deputados estaduais. Além dos vereadores predadores, casos de Alex Palitot, Mauricio Carvalho, Jair Montes, Joelna Houder e Zequinha Araujo, temos nomes da velha guarda como Chagas Neto e Carlinhos Camurça - e bicho papões do porte de Pimentel e Ezequiel Neiva de Carvalho.
A macrodrenagem
O alcaide Hildon Chaves, ao meu ver está recuperando a credibilidade e a imagem de gestor através de algumas ações em andamento.1- A pavimentação feita em convênio com o exército que reduz drasticamente os custos e evita o sobrepreço e propinas através das empreiteiras 2 – Na macrodrenagem feita em algumas regiões da cidade, em cujas escavações podem trafegar até caminhões.
As creches
A capital de Rondônia deve receber várias creches nos próximos dois anos. Só através de recursos de emendas parlamentares aprovadas pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) já temos algumas em andamento e outras sendo licitadas pela prefeitura de Porto Velho. Creches é uma das maiores reivindicações das mulheres trabalhadoras prontamente atendidas pelo parlamentar.
Cadê as propostas?
Estamos a quatro meses das eleições e ainda não sabemos quem é quem no contexto estadual para a disputa. Com isto também estão atrasadas as propostas dos candidatos, ninguém sabe o que eles (os candidatos) pretendem para os governos estaduais e federal nesta temporada. A falta de planos de governos limita até os debates em torno das postulações.
Via Direta
***Com a saúde restabelecida o pioneiro Reditário Cassol assumiu a cadeira ao Senado no lugar do filho Ivo que entrou em licença *** O filho Ivo aguarda hoje, dia 20, recurso se vai cumprir ou não pena alternativa em Brasília *** Aluízio Vidal (Rede) e Confúcio Moura (MDB), pela ordem, devem pontear a briga pelo Senado na capital *** As rivalidades tribais começam a aflorar com as eleições de outubro *** Alguns vereadores da capital estão queimando a imagem dos deputados estaduais. Coisa de louco.
Às clarasA existência de três instâncias de governos – federal, estadual e municipal – deveria garantir a felicidade das populações desde o mais rem
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios