Sábado, 24 de março de 2018 - 21h38
O turismo e a insegurança
Neste país de tantos contrastes, o clima de ódio que semeia o terror esconde as maravilhas da solidariedade como o exemplo da família do jovem Dylan Bueno, que ao doar seus órgãos após a morte prematura deu mais vida a uma dezena de pessoas.
O ódio, infelizmente, ganha mais divulgação. O turismo, para o bem e o mal, sofre as consequências do pior ter mais manchetes que o melhor. Muitos viajantes que se encantariam com as areias brancas e pacíficas águas de Alter do Chão (PA) cancelaram viagens ao Brasil por conta da repercussão mundial do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.
Para o turista, cabeça acostumada com países do tamanho do arquipélago de Marajó, como a Suíça, a Amazônia está para o Rio de Janeiro como o Central Park para Nova York: à distância de uma breve caminhada – ou um tiro de revólver.
O imenso potencial do turismo nacional seguirá subutilizado enquanto o Brasil não sair da esquizofrenia de separar segurança pública de economia, educação e bem estar social.
Em 2015 com dramático índice desemprego em todo país, a criminalidade explodiu. Em Rondônia tivemos 500 homicídios em 2017.
Léo e o Podemos
O deputado federal Leo Moraes desistiu de comandar o PPS em Rondônia e esta assumindo o Podemos, legenda liderada pelo presidenciável Álvaro Dias, diga-se de passagem, um nome crescendo muito no estado de Rondônia, que conta com forte migração paranaense. Moraes acertou em cheio na escolha, pois também em Porto Velho já se constata a ascensão do ex-tucano que atinge duramente as bases do presidenciável Alckmin.
A mobilização
Cresce a mobilização partidária pelo estado tendo em vista as eleições de outubro. Em Vilhena, o PDT de Acir Gurgacz e Melki Donadon deu uma grande demonstração de força; em Ji-Paraná os Democratas sob o comando dos cardeais Bianco, Marcos Rogério e Adelino Follador discutiram a política de alianças. Também na capital da BR, os cassolistas se reuniram para formatar alianças em Ariquemes todo mundo se prepara para o lançamento de Confúcio ao Senado.
Dobradinha petista
O PT acabou descartando a postulação ao governo estadual do garimpeiro bocudão Marcos Pereira e lançou a dobradinha Paulo Benito ao governo e Fátima Cleide ao Senado, ambos pitocos. Paulo Benito será homologado nas convenções de julho e conforme o dirigente Edson Silveira tem apoio de todas as correntes da legenda para enfrentar a contenda. O PT diz que está no páreo, justificando que 20 por cento da população é petista.
Poder feminino
Sobre a notícia sobre o poder feminino em edição de anterior, esqueci da filiação e possível candidatura da jornalista Luciana Oliveira a Assembléia Legislativa e uma correção: a ex-prefeita de Ouro Preto Oeste Rosária Helena deve concorrer a uma cadeira a Câmara dos Deputados e não a Assembléia Legislativa. A mulherada esta com as garras afiadas. E ainda tem a definição da secretaria Ivonete Gomes, cujo nome cresceu muito e com boa chance de alçar uma vaga na ALE.
Borabaid processa
O deputado Jesuíno Borabaid, aquele da fita gravada para chantagear o governador Confúcio Moura – e num trecho fala até da morte do governador – ameaçou publicamente processar todo mundo que criticá-lo. E acreditando que ganhará todos os processos contra aqueles que ele considera detratores, doará o arrecadado em cestas básicas para as famílias carentes. Bem, sendo assim com tanta honestidade de propósito, pagarei a causa feliz, sendo acionado!
Via Direta
*** A pré-candidatura de Irma Fogaça (MDB) já ganha corpo em alguns municípios com núcleos de apoio *** Ela é secretaria parlamentar do presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho *** O Rio Madeira segue uma gangorra, de sobe e desce e assim deverá continuar até meados de abril *** A oposição joga pesado e temos vereadores candidatos a deputado até insultando o prefeito Hildon Chaves para fazer jogo de cena
*** Todos os indícios apontam desde já para uma campanha acirrada na capital em 2018
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad
O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País
O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e