Sábado, 9 de julho de 2016 - 22h30
Os problemas em comum
Com muitos problemas comuns, os estados de Rondônia e Acre deixaram as diferenças do passado – leia-se a disputa pela Ponta do Abunã que se prolongou por uma década – para enfrentar suas dificuldades em bloco. Protocolo de intenções foi assinado, durante a semana para a cooperação técnica normatizando parcerias na área de inteligência policial.
Rondônia e Acre padecem juntos com queimadas, tráfico de drogas – a BR 364 é um corredor para a cocaína boliviana e peruana – e até com secas e enchentes. Quando Porto Velho enfrentou a cheia histórica de 2014, também Rio Branco submergiu e enfrentou uma situação pior ainda com a interrupção do abastecimento com a BR 364 interrompida.
Construindo com emendas conjuntas a Ponte do Abunã, rondonienses e acrianos também começam a vivenciar juntos uma seca severa. Em Rio Branco os mananciais diminuíram tanto que já ameaçam o abastecimento de água na capital acriana. Em Porto Velho, o Rio Madeira desce rapidamente já causando problemas a navegação fluvial.
Mais fugitivos
Com a condenação de quase todos os deputados da Assembléia Legislativa na gestão de Carlão de Oliveira na Operação Dominó – de 4 a 18 anos de prisão – mais um bando de ex-deputados esta foragido. Além de dois ex-presidentes – Carlão e Marcos Donadon – pelo menos mais meia dúzia de ex-deputados sumiram do mapa. Se escafederam com medo do xilindró
Os esqueletos
Depois de tantos anos da Operação Dominó, que fruto do caso das fitas gravadas do ex-governador Ivo Cassol, dois ex-deputados envolvidos – um de Cacoal e outro de Porto Velho - já faleceram. Outros dois estão em tratamento de saúde, casos de Daniel Nery (esposo da deputada Glaucioni) e Carlão, pai do deputado Jean Oliveira, enquanto outros se transformaram em prósperos empresários com o dinheiro roubado.
Rabo de cavalo
Alguns partidos já definiram as datas das convenções municipais em Porto Velho. O PMDB realiza a sua, para sacramentar a candidatura de Williames Pimentel dia 24, numa grande festa que visa impulsionar o nome do ex-secretário da saúde com dificuldades na decolagem. Com um passado que não ajuda, já que até preso foi, o peemedebista cresce como rabo de cavalo.
Nas paradas
Durante a semana, nos bastidores políticos, foi cogitada a candidatura de Ocampo Fernandes a prefeitura de Porto Velho. Ele se destacou nas administrações do ex-prefeito Chiquilito Erse na pasta de Esportes e Lazer promovendo os domingões recreativos nos bairros com atendimento social com atividades esportivas e de lazer. Nome pitoco, Ocampo tem uma larga folha de serviços prestados a capital rondoniense.
Fora da peleja
O PDT acabou ficando sem dois nomes cogitados para disputar as prefeituras de Guajará Mirim e Presidente Médici em virtude da falta de desincompatibilização. O ex-prefeito Antônio Geraldo optou por continuar em Ji-Paraná, onde atua na gestão do prefeito Jesualdo, já Rodrigo Nogueira, com base na fronteira, optou por permanecer em Brasília, onde segue carreira de funcionário público.
Via Direta
*** O PMDB de Porto Velho espera uma aliança com o PRB de Lindomar Garçon indicando o vice de Willians Pimentel *** Já, o PSB do prefeito Mauro Nazif, aguarda um acordo com os tucanos para receber o vice do PSDB. Os entendimentos prosseguem *** Comenta-se nos bastidores que dois ex-secretários municipais vão disputar cadeiras na Câmara de Vereadores na capital *** Os escalados são Mário Medeiros e Carlos Gutenberg.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri