Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Carnaval e pioneirismo


Carnaval e pioneirismo - Gente de Opinião 

Depois de alguns anos volta ao cenário local o sonhado desfile das escolas de samba que começa nesta sexta-feira no Parque dos Tanques, onde era realizado tradicionalmente a Expovel, sempre com grande afluência de público. Um evento que exigiu todos os esforços das escolas de samba e dos dirigentes da entidade carnavalesca na liberação de recursos patrocinados pelas esferas municipais e estaduais.

Ao meio das folias de Momo, enfatizo a homenagem programada pela Escola São João Batista a Eucatur, empresa que contribuiu decisivamente para o crescimento do estado, transportando migrantes ao novo Eldorado a partir do Sul no País nos anos 70.

Receberá a homenagem pela empresa o casal Assis e Nair Gurgacz, pioneiros na região Oeste do Paraná e pioneiros também em Rondônia, já que o empreendimento se estabeleceu por aqui em meados dos anos 70. Seu Assis e Dona Nair são testemunhas oculares do nascimento de um grande estado e participaram desta fantástica epopéia. Por conseguinte, nada mais justo este tributo.



 

Búfalos e pirarucus

Carnaval e pioneirismo - Gente de OpiniãoDurante a semana a Assembléia Legislativa do estado debateu em suas comissões técnicas o extermínio dos pirarucus em algumas regiões ao longo do Rio Madeira e a questão do extermínio das manadas de búfalos existentes na região do Vale do Guaporé. De um lado, os pescadores alegam que os pirarucus estão exterminando outras espécies de peixes e necessitam de um plano técnico de manejo, de outro os políticos e empresários interessados em negócios – muitas vezes no próprio umbigo - pregam uma chacina completa da população bubalina, como se não houvesse outras formas de controle da espécie.

Representando o capitalismo selvagem, o empresário Rubens Moreira Mendes falou da proposta de safáris turísticos para proceder à matança lembrando que a mesma coisa já era defendida nos governos José Bianco, Ivo Cassol e João Cahula. Ergueram-se vozes em defesa do manejo sustentável e, diante da falta de consenso, uma nova audiência será realizada para tratar do assunto.

Quanto aos pirarucus prevaleceu o bom senso: teremos a realização de estudos técnicos de manejo antes de se falar em matança.


A Ceasa das drogas

Em mais uma operação bem sucedida da Policia Federal contra o tráfico internacional de drogas, dezenas de mandados de prisões foram cumpridos em Rondônia durante a semana em regiões onde se sabe, atuam os representantes dos cartéis bolivianos, peruanos e colombianos. O curioso, é que enquanto corria o desfecho da operação, quase meia tonelada de maconha era apreendida no fundo falso de um caminhão que transportava soja em Porto Velho.

Mas é quase como enxugar gelo já que toneladas de drogas transitam pelo estado ano a ano por todos os modais de transportes. Aliás, a BR 364, que liga Porto Velho a Rio Branco pelo Norte e a Vilhena pelo Sul, se transformou numa estrada cocaineira. Rondônia se consolidou como o grande entreposto da comercialização de entorpecentes da região Norte, recebendo cocaína dos países vizinhos para exportar para outros estados e para a Europa. E num outro viés, a terrinha recebe maconha do Paraguai para redistribuir, funcionando como uma Ceasa das drogas, um monumental entreposto do pó, para toda região amazônica.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)