Terça-feira, 7 de novembro de 2017 - 22h08
Antecipando as ações
Mesmo antes de começar a discutir o novo Plano Diretor com a Câmara de Vereadores de Porto Velho e a comunidade em audiências públicas, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), com visão de futuro tem antecipado ações no tocante à mobilidade urbana, a regularização fundiária e assume tocar obras de envergadura transferidas pelo governo do estado, como são os casos da nova rodoviária e o projeto de saneamento básico.
Soluções urgentes, como a de mobilidade urbana, desafogando o trânsito de avenidas congestionadas como a Carlos Gomes, com a ampliação da Rua Duque de Caxias formando um corredor expresso de ônibus urbano, já estão em andamento. Também esta ultimando os preparativos para lançar edital para a contratação de uma nova empresa de transportes coletivos que assuma a responsabilidade de tratar com mais humanidade os pobres usuários do sistema local.
A decisão de não disputar o governo do estado no ano que vem, anunciada durante a semana é outra noticia propícia. Sem a necessidade de ações populistas imediatas ele encontrará melhores condições para agir em favor da população, mesmo com atos impopulares, como fazer valer o Código de Posturas.
A migração
Caso o deputado estadual Laerte Gomes (Alvorada do Oeste) não derrote a deputada federal Mariana Carvalho (Porto Velho) na disputa pelo Diretório Estadual do PSDB neste final de semana, acredita-se que poderá haver uma migração de tucanos da legenda. É que sem controle da sigla, o ex-senador Expedito Junior ficaria inseguro com relação à aprovação do seu nome nas convenções para a disputa do governo do estado nas convenções de julho do ano que vem.
O Grupo da Morte
Nos bastidores fala-se que se formou na disputa pelas cadeiras a Assembléia Legislativa pelo PMDB em Rondônia um “grupo da morte”. Ocorre que o partido tem seis deputados estaduais e acredita-se que estariam mais ou menos garantidos apenas três parlamentares na disputa pela reeleição. Além disto, Israel Neiva (Cone Sul) e Willians Pimentel (Porto Velho) ameaçam reduzir ainda mais a margem da reeleição dos atuais parlamentares peemedebistas.
Gêmeos siameses
Com cargos no primeiro e segundo escalão no governo Confúcio Moura e valorizados na Assembléia Legislativa pelo presidente Maurão de Carvalho, boa parte dos petistas está cerrando fileiras com o candidato ao governo do PMDB nas eleições de outubro. O PT e o PMDB já estão alinhados em seis estados, com Rondônia poderá ser o sétimo. Golpistas e golpeados, sempre juntos, como gêmeos siameses.
Clássicos regionais
Temos boas disputas regionais, verdadeiros clássicos na peleja pelas oito cadeiras à Câmara Federal no ano que vem. No Cone Sul, com Melki Donadon x Evandro Padovani; na região Central Marcos Rogério x Silvia Cristina; no Vale do Jamari, Ernandes Amorim x Tziu; em Porto Velho Mariana Carvalho x Leo Moraes, em Cacoal e região do café, Nilton Capixaba x Jaqueline Cassol; e na Zona da Mata, entre Marinha Raupp x Luis Claudio. Vamos ver quem leva a melhor.
Nominata do PDT
O PDT vai definindo sua nominata de candidatos a Câmara dos Deputados para 2018. Entre os nomes cogitados, estão o vereador Agostinho em Guajará Mirim; o empresário Paulo Tico (Porto Velho), Dr. Indiano (em Jaru), na região da 429, o Dr. Ronaldo, na região central Silvia Cristina, em Cacoal o vereador Celso Adoná. Serão lançados postulantes também na Zona da Mata, Cone Sul e Vale do Jamari.
Via Direta
*** A Casa do Menor, mantida pela igreja católica do Areal esta prestes a fechar as portas por falta de ajuda e apoio das esferas municipal, estadual e federal *** As dívidas se acumulam e a coisa já chegou no fundo do poço ***
Os finais de semana tem sido de violência na periferia da capital *** São embates entre jovens pelos pontos de venda de drogas, maridos drogados ou embriagados aplicando peia nas esposas, etc.
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad
O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País
O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e