Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cassol enfrenta a revolta das vacas de presépio na ALE



Inexperientes,  e a maioria da atual legislatura ainda cumprindo o primeiro mandato, os deputados estaduais de Rondônia passaram os primeiros vezes sendo orientados pelo governador Ivo Cassol. Feitos de gato e sapato, os parlamentares até para resolver disputas de gabinetes e troca de móveis dependiam de um aval do Palácio Presidente Vargas.

Cobrados nas bases por tanta submissão e alcunhados de "vacas de presépio" e até de "Cassolboys", vários parlamentares da base aliada já caíram fora, reduzindo a esmagadora maioria governista no Parlamento estadual.

Envolta em novos escândalos a cada dia - o último decorre de um projeto para a volta do nepotismo -, a Assembléia Legislativa não tem  mostrado competência sequer para comprar pó de café. A última aquisição, a do café Kentinho, de Salvador, na Bahia, penalizou os próprios parlamentares, visitantes e o funcionalismo, tal a qualidade da beberagem.

Ao meio de tanta confusão e incompetência, poucos parlamentares vão mantendo a coerência, mas alguns chegam a surpreender como o deputado Miguel Sena (PV-Guajará-Mirim), autor do projeto que extingue as benesses de auxilio de moradia para os próprios deputados, desembargadores etc. Sena não poupou nem o governador Ivo Cassol do benefício. Demonstra luz própria.  Já, Alex Textoni, a cada projeto arruma uma encrenca, a cada entrevista um tumulto. Está se transformando numa figura folclórica gritando por uma moralidade que não pratica, com bom  tataraneto dos fariseus.

No entanto, mesmo com as novas acomodações partidárias, o governo mantém maioria no Poder Legislativo. Mas a fidelidade canina, depois de tantos desgastes, já não é mais a mesma. Tiziu foi para o PDT, Euclides Maciel para o PSDB, Wilber da Astir fala grosso e desde a lenha na Polícia Militar, os petistas se mostram mais independentes e o baixo clero, liderado por José Amauri, volta e meia causa rachas na seara situacionista.

Fonte: Carlos Sperança/gerntedeopinião

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)