Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cassol pode optar por Amado Rahal a prefeitura de Porto Velho


Do alto de sua consagradora vitória em primeiro turno, inclusive derrotando candidatos locais nos seus próprios redutos em 2006 – o governador Ivo Cassol começa a esboçar sua estratégia para mais uma façanha em sua carreira política: eleger um aliado no Palácio Tancredo Neves, sede do governo municipal de Porto Velho no ano que vem. 

O projeto costurado pelo Palácio Presidente Vargas, conforme fontes credenciadas e que sinalizam suas primeiras articulações, seria eleger o médico Amado Rahal a prefeito no ano que vem em Porto Velho, apoiar a candidatura do vice-governador João Cahula ao governo de Rondônia em 2010 e, se eleger ao Senado numa dobradinha com o atual prefeito de Ji-Paraná e ex-governador José Bianco. 

Recentes pesquisas apontam Ivo Cassol o político mais popular também na capital. Na região da Ponta do Abunã e Zona Ribeirinha de Porto Velho, seus índices de aceitação são ainda maiores. Com isso, se transformou no maior e mais importante eleitor na capital: para onde Ivo pender neste momento, projeta uma vaga garantida ao seu ungido no segundo turno. Seja quem for a opção – os outros nomes ventilados são Lindomar Garçon, Alexandre Brito e Mauro Nazif - o escolhido já abre a a jornada com um pé no segundo turno e, com grandes chances de se eleger no ano que vem. 

Com a fórmula certa para agradar o eleitorado, pavimentando estradas no interior e pagando em dia o funcionalismo público e os fornecedores na capital - e tratando os políticos corruptos no chicote - Ivo conquistou a credibilidade da população. Para se ter uma idéia da ascensão do atual governador nos últimos anos, os ex-governadores Valdir Raupp e José Bianco fugiram da raia nas eleições de 2006, para evitar confronto direto com o bocudo rolimorense. O tempo mostraria que estavam certos em não enfrentar o desafio. 

Caso se confirme a opção de Cassol por Amado Rahal, atual diretor do Hospital de Base, o governador estará sinalizando mais uma vez que prefere aliados administradores do que políticos.
 

No perde e ganha do contexto das articulações palacianas, alguns políticos acabam prejudicados em suas pretensões:

1 – O presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos, que pretendia ser o nome apoiado por Cassol ao governo em 2010. 

2 – O magnata dos combustíveis e deputado estadual Alex Textoni que sonhava em ser o ungido de Ivo ao Senado em 2010. 

3 – O deputado federal Lindomar Garçon que pretende se eleger prefeito na capital e emplacar Dinho prefeito em Candeias do Jamari e, ainda acalenta o projeto de disputar o governo em 2010.

Fonte: Carlos Sperança/gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)