Terça-feira, 28 de junho de 2016 - 22h01
Repleto de dúvidas
A classe política rondoniense abre a pré-campanha 2016 repleta de dúvidas com as novas regras eleitoraise com a preocupação de punições sobre os gastos de campanha. Ocorre que a minirreforma eleitoral encurtou pela metade, de 90 para 45 dias o período destinado a propaganda eleitoral, mas ampliou as possibilidades para os pré-candidatos durante a chamada pré-campanha, que se estende até o dia 15 de agosto.
Nas eleições deste ano, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral, os políticos podem se apresentar como pré-candidatos sem que isto configure propaganda eleitoral antecipada, desde que não haja o pedido explícito de voto. Também são permitidas a divulgação de posições pessoais a respeito de questões políticas, uso das redes sociais e reuniões com a comunidade.
O temor de infringir a lei e os gastos de campanha inibe os candidatos menos experientes na campanha deste ano. Todo mundo tem medo ainda das sanções antigas que existiam no pleito de 2014, que não existem mais e por isto os partidos tem realizado seminários para orientar seus postulantes aos cargos eletivos.
As proibições
Ainda a respeito das dúvidas dos candidatos a cargos eletivos para 2016 é preciso enfatizar que continuam proibidas a realização de showmícios, a distribuição de brindes, como canetas, chaveiros, camisetas e bonés. Também esta proibida à publicidade através de outdoors, o uso de cavaletes ou qualquer outro meio que prejudique a locomoção.
Fatia do Leão
A substituição de cargos federais em Rondônia – como ocorre em todo o país - faz parte da fatura do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Nos bastidores se constata que nesta partilha o PMDB tem a fatia do leão, no entanto outras legendas da base aliada do presidente interino Michel Temer também estão garantindo suas boquinhas.
Os desfalques
Com tantos apresentadores de rádio e televisão envolvidos na disputa do cargo de vereador em Porto Velho, muitas empresas jornalísticas serão desfalcadas de seus profissionais a partir de quinta-feira dia 30, prazo estabelecido pela justiça eleitoral a aqueles que vão participar do pleito de outubro deixem os cargos. Na Rede TV tem Rosinaldo Guedes e William, o homem do tempo na peleja.
Câmara de Vereadores
Na Câmara Municipal de Vereadores dois vereadores com programa de televisão devem, entrar em recesso em seus respectivos órgãos de comunicação. Marcelo Reis da TV Alamanda e Everaldo Fogaça do Canal 25 que mantém programas populares. No primeiro caso, Reis se dedica a cobertura de eventos policiais, no segundo, Fogaça presta atendimento aos bairros, ocupações consolidadas e invasões.
Geração de empregos
Pelo menos cinco estado conseguiram, conforme recente levantamento do Cadastro Geral de Empregados – Caged saldo positivo na geração de empregos. Conseguiram reverter à queda os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Acre. Destes estados citados, pelo menos três tiveram a carne, leite e derivados e o agronegócio influenciando na melhoria.
Via Direta
*** O PSDB comemorou seus 28 anos de criação no final de semana sem uma definição no tocante a candidatura própria a prefeitura em Porto Velho ***A novela promete se arrastar até o último prazo das convenções municipais*** No bico do corvo, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Marcos Donadon continua foragido *** Outro com destino ignorado é também o ex-presidente daquela Casa de Leis Carlão de Oliveira*** E haja políticos foragidos em Rondônia.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu