Domingo, 3 de julho de 2016 - 00h01
Em cidades como Porto Velho, aonde a segurança pública já vivencia um caos, se pode imaginar o que vai acontecer quando entrar em vigor a medida anunciada pelo Supremo Tribunal Federal que obriga a todos os órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário adotarem o entendimento que na falta de vagas em estabelecimentos penais, os presos há mais tempo deverão ser liberados. Quando se chega ao fundo do poço no Brasil se descobre que ainda temos mais espaço para se afundar.
O sistema penitenciário agoniza. Em Rondônia o déficit de vagas nas penitenciárias chega a quatro mil e se fossem cumpridos todos os mandatos de prisão pendentes no estado seria necessário um ginásio de esportes inteiro para atender tamanha demanda.
As esferas federais e estaduais de segurança não têm feito o dever de casa e a população inteira vai pagar o pato com as conseqüências da liberalidade adotada pelo STF. Os efeitos são previsíveis: mais seqüestros, mais estupros, mais latrocínios, mais arrombamentos, mais tráfico de drogas e de armas pesadas, enfim, mais criminalidade
A nova rodoviária
Os pré-candidatos a prefeitura de Porto Velho estão evitando assuntos espinhosos como à construção da nova rodoviária de Porto Velho. Nos últimos anos a coisa pouco andou e o que predominou foi um jogo de empurra entre o governador Confúcio Moura e o prefeito Mauro Nazif. O próximo prefeito vai ser cobrado a respeito e deve estar preparado para assumir a responsabilidade.
Reduzir a rejeição
O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) aposta todas as suas fichas em reduzir sua elevada taxa de rejeição para emplacar um segundo mandato. Para tanto colocou todo seu maquinário para trabalhar, aproveitando o verão. Mas neste contexto ele tem apenas mais três meses para mostrar serviço. Corre contra o tempo.
Convenções 2016
Com a tucana Mariana Carvalho esticando sua decisão de participar ou não do pleito até o final das convenções, ou seja, no final deste mês, os demais postulantes se preparam para as os atos oficiais das candidaturas. Acredita-se que dos nove nomes cogitados até agora, apenas seis acabarão sendo sacramentados pelas convenções partidárias. Tem muito balão de ensaio, gente que diz que é, mas não é candidato.
Todo cuidado
È preciso todo cuidado para escolher os próximos prefeitos. Como se sabe, da atual safra de alcaides alguns já foram presos pelos golpes praticados, e tantos outros estão condenados por improbidades. Não bastasse temos muitos postulantes a prefeito e vereador claramente ligados ao crime organizado. O que podemos esperar da nossa próxima safra de políticos?
Um vespeiro
O secretário de Trânsito Jorjão anunciou mais três audiências publicas nos bairros mais populosos da cidade para discutir a questão dos transportes coletivos e a licitação definitiva para contratação nova empresa. Esta mexendo num vespeiro, como se viu na primeira audiência no Teatro Banzeiros, mas é algo necessário e vai dar finalmente um norte a administração municipal sobre o futuro no setor de transportes.
Via Direta
*** Em Ji-Paraná o blocão se anima para formar uma grande coalizão de 20 partidos contra Marcito Pinto *** Mas tudo pode desmoronar já que tem uns vinte candidatos a prefeito para uma só vaga. Parece vestibular *** Em Cacoal o PTB prepara uma festa para o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Divino Cardoso *** Lá ele terá como adversários a deputada Glaucioni Neri (PMDB), o atual vice-prefeito Acelino Marcon (PDT)*** E Rodrigo Nogueira (PDT) abre os primeiros movimentos em Guajará Mirim na busca do Paço Municipal.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri